Alimentos para fortalecer nosso sistema imunológico de forma natural

0
694

Manter o sistema imunológico em boas condições e com fortes defesas nos permite impedir o desenvolvimento de certas doenças e enfrentar as que começam a se manifestar em nosso corpo.

Neste artigo, mostramos como fortalecer o sistema imunológico naturalmente para seja mais difícil contrair doenças.

Lembre-se de que, com um forte sistema imunológico, você será muito mais saudável em todos os aspectos.

 

Por que o meu sistema imunológico está enfraquecido?

O sistema imunológico é o método de defesa do corpo que é ativado para evitar ataques de bactérias, vírus, fungos ou outros organismos patogênicos. A pele é nossa primeira barreira defensiva, mas há mais algumas, como glóbulos brancos e imunoglobulinas. Qualquer desequilíbrio no sistema imunológico pode afetar diretamente o desempenho e o funcionamento do nosso corpo, bem como a nossa saúde. Portanto, é necessário mantê-lo forte e tomar as medidas necessárias para que as defesas não enfraquecem.

Embora tenhamos métodos de defesa sofisticados, existem certos fatores que podem afetar e enfraquecer nosso sistema imunológico. Estas são as principais razões pelas quais o seu sistema imunológico está enfraquecido:

Alimentação inadequada: é a base da saúde. Deficiências de proteínas, vitaminas ou minerais, além de carboidratos em excesso, afetam diretamente o funcionamento do sistema imunológico.

Baixa atividade física: o estilo de vida sedentário está diretamente relacionado a doenças como diabetes ou excesso de peso, o que afeta negativamente a imunologia. A falta de movimento ou a falta de atividade física moderada, pelo menos duas vezes por semana, é uma maneira rápida de enfraquecer suas defesas.

Descanso ruim: não dormir as horas recomendadas (entre 7 e 8 por dia) e não ter um descanso ideal e uma boa higiene do sono faz com que as defesas do sistema imunológico baixam a guarda e não sejam tão eficazes contra o ataque de doenças.

Estresse: embora seja uma resposta natural que favorece a liberação de adrenalina, uma sobrecarga de tensão pode se transformar em patologias mais graves, como ansiedade, depressão ou mesmo trombose. Manter situações estressantes por muito tempo pode afetar a depressão do sistema imunológico e enfraquecê-lo.

 

Alimentos para aumentar as defesas

A dieta é a base para manter um sistema imunológico forte e saudável. Por esse motivo, e para elevar as defesas naturalmente, é importante incorporar alimentos que nos forneçam os nutrientes necessários para fortalecer o sistema imunológico e favorecer as células de defesa do corpo com mais eficiência.

 

Estes são alguns dos melhores alimentos para aumentar as defesas:

Produtos com Omega 3: atum, salmão, sardinha, nozes, sementes de chia e linhaça.

Alimentos ricos em vitamina C: laranja, tangerina, limão, abacaxi, manga, melão, melancia, morangos, kiwi, tomate, brócolis, couve, etc.

Alimentos com vitamina A: cenoura, espinafre, acelga, beterraba ou ovos.

Alimentos ricos em vitamina E: óleo de oliva e girassol e nozes, como avelãs, amendoins, pistache ou amêndoas.

Produtos que contêm zinco: frango, peru, carne vermelha, ostras, gérmen de trigo e grãos integrais, sementes de abóbora e peixe.

Alimentos com selênio: arroz, frango, queijo, farinha de trigo, sementes de girassol, etc.

Probióticos naturais: iogurte natural e kefir.

Além de introduzir esses alimentos em sua dieta, é importante evitar alimentos processados, açúcares refinados, álcoois e cafeína, pois eles são muito prejudiciais e enfraquecem o corpo.

 

Vitaminas para aumentar as suas defesas

Manter o corpo com bons níveis de vitaminas é essencial para fortalecer o sistema imunológico naturalmente. Mas quais são as vitaminas mais necessárias para manter o sistema imunológico forte? Estas são as seguintes:

Vitamina C: é a mais essencial, pois ajuda diretamente no bom funcionamento do sistema imunológico. A carambola é onde você pode encontrar essa vitamina em quantidades superiores as da laranja. Você também pode consumi-la através de suplementos alimentares.

Vitamina B3: Essa vitamina é solúvel em água, ou seja, se dissolve na água, e você pode perdê-la se cozinhar alimentos que a contenham. Portanto, administrá-lo através de alimentos crus permitirá que seu organismo esteja em condições normais.

Vitamina D: Esse tipo de vitamina ajuda a absorver o cálcio, pois é solúvel em gordura e, junto com o fósforo, permite manter os ossos fortes, uma grande defesa do sistema imunológico. A vitamina D é produzida no corpo através da luz solar, embora você também a encontre em pequenas doses em alguns alimentos.

Cuidar do seu corpo, levar uma vida saudável e evitar, tanto quanto possível, tudo o que for prejudicial ao seu corpo, permitirá que você mantenha um forte sistema imunológico com altas defesas e pronto para lutar contra tudo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui