Benefícios da vitamina D – O que acontece quando ela falta no corpo?

0
63

A vitamina do sol, popularmente conhecida como vitamina D, é uma das vitaminas mais importantes para o nosso corpo, dada a sua incidência em vários processos para manter a estrutura da pele e dos ossos em perfeitas condições.

Você pode conhecer os benefícios da vitamina D na pele, mas … você já se perguntou quais outros benefícios a vitamina D tem?

Neste artigo, contamos a você porque nosso corpo precisa dessa vitamina, quão benéfica é e onde podemos obtê-la para adquirir as contribuições desse nutriente. Tome nota dos benefícios da vitamina D.

O que é e para que serve a vitamina D?

A vitamina D, também conhecida como vitamina do sol, é um nutriente que nosso corpo produz naturalmente, graças à exposição direta ao sol. É uma vitamina fundamental para o nosso corpo, pois ajuda a manter, principalmente, nossa pele e ossos.

A vitamina D pertence ao grupo de vitaminas lipossolúveis, ou seja, é armazenada no tecido adiposo do corpo. Assim, seu déficit pode levar ao aparecimento de doenças degenerativas, como a osteoporose, gerar dores ou dores musculares e até afetar a pessoa por insônia ou depressão.

Normalmente, nós a absorvemos diretamente pelo sol e pelos alimentos.

Propriedades e benefícios da vitamina D

Saber quais são os benefícios da vitamina D, permitirá que você conheça o escopo das propriedades que esse nutriente fornece ao nosso corpo. Os benefícios mais destacados são:

Absorção de cálcio e fósforo

A principal função da vitamina D é assimilar minerais como cálcio ou fósforo, o que permite a fixação da estrutura óssea e, assim, previne problemas como a osteoporose.

A vitamina D evita a descalcificação óssea, a estrutura óssea quebradiça e a ruptura propensa sem uma boa dose fixa de cálcio.

Fortalece o sistema imunológico

Nosso corpo necessita de vitamina D para combater doenças virais e bacterianas. Assim, seu consumo permite fortalecer o sistema imunológico e nos manter mais saudáveis. Por isso, em parte, diz-se que, quando estamos doentes, é tão bom comer laranjas.

Melhora o sistema nervoso

A vitamina D influencia diretamente a transmissão dos impulsos nervosos entre o cérebro e o corpo, o que favorece o bom funcionamento do sistema nervoso, facilitando as contrações musculares.
Nesse sentido, a aquisição desse nutriente é mais importante, se possível, no desenvolvimento de crianças e atletas.

Melhora a pressão sanguínea

A vitamina D equilibra os níveis de pressão arterial, impedindo o desenvolvimento de doenças cardíacas, de modo que o nutriente ajuda a fortalecer o coração.

Mantém a pele hidratada

A vitamina D também é muito boa para a pele seca, pois um dos benefícios da vitamina D na pele é que ela mantém sua hidratação. Apesar da necessidade de vitamina D, a exposição constante ao sol não é boa, pois, se esse fosse o caso, aconteceria o contrário: a pele ficaria seca e danificada.

No entanto, a vitamina D3 especificamente (uma vitamina pertencente ao grupo de vitaminas D), protege a pele da desidratação e dos raios UVA, ajudando-nos a fazer com que nossa derme pareça muito mais saudável.
Nesse sentido, não é que a vitamina D hidrate exatamente a pele, mas sim que a desidrate e a danifique, pois um dos sintomas da falta de vitamina D é a pele seca.

Previne o câncer

Tomar vitamina D diariamente pode ajudar a reduzir as chances de desenvolver câncer, especificamente câncer de mama em mulheres e câncer de próstata em homens.

Da mesma forma, estudos científicos observaram que essa vitamina é benéfica para o tratamento de câncer de ovário e uterino.

Fortalece o cabelo

Por outro lado, a vitamina D também é muito importante para o cabelo, pois ajuda a prevenir a perda de cabelo, além de proporcionar brilho e força. Além disso, a vitamina D ajuda a fazer o cabelo crescer mais rápido.

Falta de vitamina D: sintomas

Como já apontamos, a vitamina D é um nutriente fundamental para o nosso corpo. A falta da referida vitamina afeta nossa saúde e nosso estado de espírito, por isso é essencial conhecer os sintomas da deficiência de vitamina D para dar mais valor a ela. A saber:

Fraqueza nos ossos: em sua função principal, a deficiência de vitamina D pode causar problemas na estrutura óssea, como dor ou desconforto.
Fraqueza nos dentes ou cárie: a falta de vitamina D pode afetar os dentes, favorecendo o aparecimento de cáries ou o enfraquecimento das peças dentárias.

Depressão: se nosso corpo não tem vitamina D, a sensação de tristeza aumenta. Isso ocorre porque os níveis de serotonina caem devido à falta de exposição ao sol, tornando-nos mais propensos à depressão.

Doença cardíaca: a ausência de vitamina D em nosso corpo aumenta o risco de doença cardíaca ou diabetes, uma vez que a vitamina está intimamente relacionada aos processos de metabolismo da circulação e da glicose.

Problemas estomacais: se você sofre de problemas gastrointestinais, a absorção de gorduras e, portanto, a referida vitamina é difícil, pois é solúvel em gordura. Problemas gastrointestinais podem não permitir que você obtenha essa vitamina adequadamente, o que se traduz em outros problemas, como os que discutimos anteriormente.

Como obter vitamina D

As principais maneiras de obter vitamina D são através da exposição direta à luz solar ou a alimentos:

Exposição ao sol: saia todos os dias para aproveitar a luz natural. Tomar sol por 15 a 30 minutos por dia será necessário para a sua pele produzir vitamina D.

Dieta: ovos, laticínios, salmão, atum, carne vermelha, frutas vermelhas … Estes são alguns dos alimentos que permitem obter uma boa dose de vitamina D.

No entanto, também é possível tomá-lo na forma de suplementos, algo muito necessário para pessoas com pele mais escura, pois a melanina presente na pele dificulta a absorção da vitamina D por exposição ao sol.

Benefícios de tomar suplementos de vitamina D

Os suplementos de vitamina D permitirão complementar sua dieta e exposição ao sol, a fim de alcançar bons níveis desse nutriente.
Se você teve sintomas de deficiência de vitamina D, os suplementos vitamínicos o ajudarão a recuperar sua saúde.

Como tomar suplementos de vitamina D

Antes de iniciar a suplementação, é necessário que um médico meça seus níveis de vitamina D através de um exame de sangue para ajustar a dose de consumo apropriada.

Os suplementos alimentares em crianças permitem que as crianças desenvolvam seus ossos adequadamente e evitem doenças como raquitismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui