Benefícios do agrião

0
73

O agrião é uma planta conhecida por seu uso na cozinha; Mas, você conhece todos os benefícios que esta planta oferece?

O agrião contém várias propriedades que permitem seu uso com resultados incríveis, tanto interna quanto externamente.

Atualmente, tentamos cuidar de nós mesmos, evitando produtos industriais, em favor dos produtos naturais que a natureza nos fornece. E nós estamos cientes disso, de modo que sempre estamos procurando novas maneiras de cuidar da saúde naturalmente. Portanto, neste artigo, informamos sobre os benefícios do agrião .

Características do agrião

O agrião é uma planta localizada em terras onde a água é abundante ao longo do ano, como pântanos, córregos ou lagos. É um dos vegetais mais antigos consumidos por seres humanos e, atualmente, seu uso é muito difundido em saladas. Esta planta está submersa em cerca de 15 centímetros de água, suas folhas são verde-escuras e suas flores são brancas e pequenas. Os benefícios do agrião são compostos dos seguintes componentes:

Ferro, cálcio, fósforo, ácido fólico e ferro.
Vitamina A e C.
Fonte de ácidos graxos essenciais ômega 3.
Propriedades do ferro: antiviral, antibronquítico, diurético, depurativo, antidiabético, expectorante, etc.
Betacaroteno e fibra.

Benefícios internos do agrião

Os benefícios do agrião podem cuidar da saúde do nosso corpo internamente.

Sistema respiratório: Suas propriedades antivirais, antibronquíticas, expectorantes e seu alto teor de vitaminas A e C permitem combater doenças do sistema respiratório, como o resfriado e seus sintomas, como tosse, febre, coriza, espirros, etc.

Além disso, por ser uma planta rica em minerais, ajuda a pessoa doente a recuperar energia e evitar a fadiga que geralmente acompanha os resfriados.

E dentre estas condições do sistema respiratório, os benefícios do agrião podem ser usados ​​para tratar a bronquite.

Metabolismo: Os benefícios do agrião também são encontrados em sua capacidade purificadora e diurética, que permite eliminar toxinas acumuladas no organismo, eliminar líquidos, purificar o sangue e filtrar os órgãos do corpo. Magnésio, cálcio e potássio conferem uma propriedade de limpeza com grande efeito.

Da mesma forma, a vitamina C, o zinco e o cobre do agrião fazem desta planta um poderoso meio antidiabético amplamente utilizado para regular o excesso de glicose no sangue no diabetes.

Além disso, pode ser usada para prevenir cálculos biliares e pedras nos rins, além de limpar o fígado e facilitar sua recuperação em caso de lesão hepática.

Preparação do agrião para uso interno

Suco de agrião. Podemos compra-lo em estabelecimentos especializados, como fitoterapeutas, ou fazê-lo nós mesmos. Para fazer isso, esmagamos a planta, esprememos o suco e filtramos o conteúdo com uma peneira.

Fervendo o agrião. Nós só temos que ferver alguns gramas da planta em uma panela e deixe esfriar antes de consumir.

Benefícios externos do agrião

Alguns dos benefícios mais potentes do agrião são devido às suas propriedades anti-sépticas e regenerativas da pele, devido ao seu zinco, ácido ascórbico e teor de zinco. Além disso, possui flavonoides que lhe conferem propriedades bactericidas e ajudam a preservar a vitamina C. Por tudo isso, podemos usar agrião nas seguintes situações:

Feridas. Um dos benefícios do agrião para a pele é o efeito curativo que pode ser usado em feridas e no tratamento da acne. Só temos que aplicar o agrião esmagado na área que queremos curar e deixar agir por um tempo.

Úlceras na boca . Assim como ajuda a curar feridas na pele, também aumenta a rapidez com que as feridas na boca se curam. Além disso, é tão simples quanto mastigar algumas folhas para obter todos os benefícios do agrião.

Gengivite. Da mesma forma que as úlceras na boca, os benefícios e as propriedades do agrião são eficazes para acabar com a inflamação das gengivas causada pela gengivite.

Alopecia. Outro benefício do agrião é o seu efeito reparador. Seu teor de zinco e biotina ajuda a preservar o cabelo e a mantê-lo em boas condições. De fato, a falta desses dois componentes pode levar à perda de cabelo. O agrião para a alopecia pode ser usado aplicando-se agrião no cabelo e massageando por alguns minutos.

Contra-indicações do agrião

Como todas as plantas que podem ser usadas como remédios naturais, várias precauções devem ser levadas em consideração.

Não use agrião em caso de problemas estomacais como: gastrite, úlceras estomacais ou problemas na vesícula biliar.

O consumo excessivo pode levar a problemas de irritação nos rins e na bexiga.
Adquira a planta em locais confiáveis e limpe-a bem antes de usar.
Pode causar problemas respiratórios em caso de alergias.
Não é recomendado para uso em mulheres grávidas ou lactantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui