O que pode causar a fadiga e indisposição?

0
210

 

A fadiga é uma sensação de falta de energia, cansaço ou exaustão que pode ser desencadeada por muitos fatores. E não é apenas sonolência e talvez a falta de horas de sono, mas geralmente é acompanhada de apatia e outros sintomas psicológicos. Por isso, por vezes, para tratar a fadiga, é necessário consultar um médico especialista e seguir um tratamento apropriado.

No entanto, neste artigo explicamos o que causa fadiga, para que você possa tentar corrigir os maus hábitos.

1- Excesso de carboidratos

Seu cansaço pode ser devido ao fato de sua ingestão de carboidratos e proteínas não ser compensada a cada refeição. Os carboidratos fazem com que o cérebro aumente a secreção de uma substância calmante chamada serotonina, enquanto as proteínas limitam essa secreção e, portanto, neutralizam a sonolência. Dessa forma, você deve incluir os dois nutrientes de maneira equilibrada e isso ajudará a combater a sonolência das horas críticas.

2- Acordar tarde no fim de semana

Em muitas ocasiões, pensamos que a falta de horas de sono durante a semana pode ser compensada dormindo muito no fim de semana, como uma cura para o sono. Mas a verdade é que esse não é o caso, pois todos temos um relógio biológico que determina nossas horas de sono e vigília. É por isso que, se acordamos cedo todos os dias e dormimos até o meio-dia no fim de semana, podemos mudar esse relógio e acabar ainda mais cansados. Se você quiser dormir mais no fim de semana, pode ir para a cama mais cedo e acordar aproximadamente no mesmo horário dos outros dias.

3- Estresse

A pressão no trabalho, o excesso de tarefas em casa, problemas pessoais com o parceiro…, existem muitos fatores que podem nos fazer sentir estressados ​​e no final do dia estamos exaustos. É por isso que devemos aprender a respirar profunda e lentamente, relaxar e acalmar nossos espíritos.

4- Desidratação

A perda de líquidos pode levar à diminuição do desempenho físico, pois a desidratação às vezes reduz o volume sanguíneo, o que pode se manifestar como fadiga. A sensação de sede é um sintoma de que o corpo já perdeu uma quantidade considerável de líquidos, por isso deveríamos ter bebido água mais cedo. A quantidade recomendada de água é de cerca de um litro e meio por dia, que deve ser aumentada se você se exercitar muito.

5- Vista cansada

Se você achar difícil focar seus olhos, provavelmente será forçado a adotar posições desajeitadas e, ao mesmo tempo, fará um esforço extra para ler e trabalhar bem. Dessa forma, no final do dia, você se sente mais cansado do que outra pessoa. Você terá que fazer um teste de visão e acuidade visual, para saber se precisa de algum tipo de correção para seus olhos.

6- Flutuações da pressão arterial

Outra causa de fadiga pode ser hipotensão de origem neurológica, caracterizada por se apresentar em acessos intermitentes. Alguns sintomas desta condição são tonturas e desmaios, devido a flutuações na pressão sanguínea. Será necessário que um médico realize um exame para confirmar ou descartá-lo e, se necessário, regular sua pressão.

7- Efeitos colaterais de medicamentos

Em algumas ocasiões, tomamos medicamentos que causam sonolência como efeito colateral, como alguns anti-histamínicos ou para a gripe. Além disso, alguns anti-hipertensivos e diuréticos podem causar embotamento e letargia em algumas pessoas. Dessa forma, você deve levar isso em consideração ao tomar seus medicamentos ou pedir ao seu médico para substituí-los por outros que não fazem você se sentir assim.

8- Mudanças de estação

As mudanças de estação supõem que o organismo precise se adaptar às novas condições climáticas e a um horário diferente, o que também pode levar a fadiga e cansaço geral. Além disso, outros sintomas, como sonolência, dificuldade de concentração, perda de apetite ou tontura, podem ocorrer.

Nestas fases, recomenda-se o consumo de alimentos naturais para potencializar seu corpo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui