Você sabia que existem certos alimentos que o deixam mais feliz e melhoram seu humor? Mas não é que eles possuam propriedades mágicas, porém existem alguns que ativam certas substâncias que estimulam ou inibem nossos estados emocionais conhecidos como neurotransmissores. O responsável por aumentar nossos níveis de felicidade é chamado serotonina e é um neurotransmissor que, além de melhorar nosso humor, também nos ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade e facilita um descanso melhor.

Você se sente triste às vezes? Você já sabe que uma das razões pelas quais às vezes pode se sentir desanimado é porque não está consumindo alimentos que promovem a produção de serotonina. Por esse motivo, no artigo a seguir falamos sobre 10 alimentos que o fazem feliz . Consuma-os diariamente e melhore o seu humor!

As bananas

Nesta lista de alimentos que nos fazem feliz, colocamos as bananas em primeiro lugar. Isso porque esta fruta consegue aumentar os níveis de serotonina e, portanto, nos ajuda a melhorar nosso humor devido aos seguintes nutrientes:

Contém um alto teor de vitaminas A, C, B6 e K , que ajudam a aumentar a produção de triptofano, um aminoácido essencial relacionado à felicidade e à depressão. Além disso, essas vitaminas ajudam a sintetizar e metabolizar a serotonina e a dopamina em nosso corpo.

Também é rica em fibras e glicose natural. Portanto, sua ingestão diária nos ajuda a ter mais energia ao longo do dia.

Ovos

Os ovos também estão na lista de alimentos que aumentam nossos níveis de serotonina e, portanto, a felicidade. Embora ainda exista a crença de que o consumo desse alimento aumenta os níveis de colesterol, a verdade é que alguns estudos científicos mostraram que um consumo equilibrado de ovos nos ajuda a aumentar apenas o colesterol HDL , ou seja, o que é considerado bom.

Dito isto, os ovos nos fazem melhorar nosso humor devido à sua riqueza em proteínas e vitaminas (especialmente em B6), pois favorecem a produção de triptofano.

Chocolate escuro

Sim, o mito de que o chocolate te faz mais feliz é verdade. No entanto, devemos tentar incluir o chocolate escuro em nosso menu diário, pois ele não contém açúcar e é o mais puro de toda a gama.

O chocolate escuro é especialmente rico em triptofano e magnésio, que ativa diferentes neurotransmissores que melhoram o humor de uma pessoa , como serotonina e dopamina. Além disso, também aumenta os níveis de exorfina, um neurotransmissor que atua como um analgésico natural, pois reduz a sensação de dor.

Finalmente, o chocolate escuro contém açúcares e carboidratos naturais, por isso também nos ajuda a ter mais energia durante o dia e, portanto, nos sentir menos maçantes.

A aveia

A aveia é um cereal que se tornou muito popular devido aos seus múltiplos benefícios para o corpo, dentre os quais podemos encontrar suas propriedades digestivas e emagrecedoras devido à sua rica fibra solúvel. Incluímos este cereal nesta lista de alimentos por sua riqueza em carboidratos complexos. Graças a esse nutriente, a aveia tem três benefícios relacionados à felicidade e humor:

Os carboidratos complexos ou “inteligentes”, diferentemente dos simples, fornecem energia e são processados mais lentamente, para que essa sensação possa durar o dia todo.

Ele também fornece um efeito calmante, de modo que consumir aveia nos sentimos mais calmos e menos estressados.
Os carboidratos facilitam a produção de triptofano e, consequentemente, ajudam a aumentar os níveis de serotonina em nosso corpo.

O abacaxi

O abacaxi é uma fruta tropical com muitas propriedades de saúde. Além de ser um alimento com propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, a riqueza de nutrientes como vitaminas (C, B1 e B6), antioxidantes e minerais (magnésio, ferro e potássio) fazem do abacaxi um dos alimentos que nos fazem sentir emocionalmente melhor:

Sua riqueza em vitamina C favorece a concentração e aumenta a nossa motivação.
Seu conteúdo de bromelina, além de fornecer propriedades anti-inflamatórias, também aumenta os níveis de triptofano, o que reduz a sensação de estresse e ansiedade.

E finalmente, sua riqueza em vitaminas faz com que o abacaxi nos ajude a aumentar a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono.

Mexilhões

Mexilhões são moluscos que também devemos consumir com frequência, se queremos ser mais felizes, pois além de ser um alimento de poucas calorias e baixo teor de gordura, os mexilhões foram incluídos nesta lista devido aos seguintes nutrientes:

Possui um alto teor de vitamina B12 , que fortalece o cérebro a nível celular e, consequentemente, ajuda a nos sentirmos muito mais ativos.
Eles também são ricos em minerais como iodo e proteína, por isso possuem propriedades que regulam a glândula tireoide. Graças a isso, os mexilhões melhoram nosso humor e, por sua vez, nos ajudam a manter um peso mais equilibrado.

Finalmente, os mexilhões têm um bom suprimento de zinco e selênio, dois minerais que aumentam a quantidade de triptofano e, portanto, elevam os níveis dos transmissores neutros de felicidade.

O atum

Outro dos alimentos que nos faz felizes é o atum, que nos ajuda a nos sentirmos melhor graças à sua riqueza nutricional, já que possui um alto teor de vitaminas do complexo B, essenciais para regular o funcionamento do sistema nervoso.

Destaca-se também por sua grande contribuição em ácidos graxos saudáveis (especialmente no ômega 3) e em diferentes minerais, como potássio e fósforo, que favorecem a produção de serotonina e melhoram nossos níveis de energia.

O abacate

Esta fruta é ideal para incluir em nosso cardápio semanal, pois possui diferentes nutrientes que nos tornam mais felizes. Por um lado, possui uma grande fonte de minerais como magnésio e piridoxina, que são completamente necessários para a ativação dos neurotransmissores da felicidade.

Por outro lado, o abacate se destaca por sua contribuição em ácidos graxos poliinsaturados que aumentam nossos níveis de energia e concentração.

Açafrão

Outra comida que faz você feliz é açafrão. Açafrão é uma especiaria considerada um antidepressivo natural, já que sua riqueza em antioxidantes e seus ingredientes ativos apimentados favorecem a segregação de serotonina e endorfinas.

Além disso, graças a esses nutrientes, o açafrão também tem a capacidade de bloquear a atividade de uma enzima conhecida como monoamina oxidase, que está relacionada a distúrbios emocionais.

Levedura de cerveja

O último alimento que incluímos nesta lista é a levedura de cerveja. Esta espécie de farinha possui uma grande riqueza de vitaminas do grupo B, essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Além disso, graças à sua contribuição em proteínas e minerais como magnésio e zinco, a levedura de cerveja estimula a produção de serotonina e tem um efeito relaxante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *