A retenção de líquidos é uma condição que nos faz sentir mais inchados e até ganhar peso. É produzido por um acúmulo de líquido em algumas áreas do corpo e, além de um ganho de volume, causa sintomas como ganho de peso, casca de laranja e diminuição da urina. Assim, é importante revisar a dieta e fazer as alterações necessárias para combater essa condição e livrar-se desses líquidos acumulados do corpo. E para isso existem alguns alimentos que têm as propriedades de purificar e desintoxicar o corpo naturalmente, de modo que seu consumo pode ser de grande ajuda.

Além disso, devido à baixa ingestão calórica e à composição, são excelentes para promover a perda de peso. Continue lendo este artigo e descubra quais são os melhores alimentos diuréticos para perder peso e eliminar líquidos.

Benefícios dos alimentos diuréticos

Alimentos diuréticos são aqueles que ajudam a eliminar o excesso de água do corpo e, portanto, também todas as toxinas que se acumulam e são prejudiciais à saúde do corpo. Quando esse tipo de alimento é consumido, a função dos rins é estimulada, órgãos encarregados de filtrar o sangue e expelir substâncias tóxicas do corpo pela urina.

Ao purificar o corpo e eliminar todas as toxinas, são impedidas condições como retenção de líquidos, celulite, ganho de peso, pressão alta, indigestão, entre outras.

O abacaxi

Entre os alimentos diuréticos para perder peso e eliminar líquidos do corpo, destaca-se o abacaxi. Esta fruta refrescante contém substâncias como asparagina e bromelina que facilitam a expulsão de líquidos acumulados no corpo, o que é excelente para evitar inchaço e outros sintomas causados ​​pela retenção de líquidos.

Além disso, o abacaxi é uma fruta ideal para perder peso mais rapidamente porque é muito baixa em calorias, sacia, elimina toxinas e promove a saúde do sistema digestivo, melhorando o processo de digestão.

A melancia

A melancia é outra das frutas diuréticas que podem ajudar você a perder peso e purificar seu corpo de forma eficaz. É composta principalmente de água e, portanto, é um ótimo diurético e limpador natural que ajuda a combater e prevenir a retenção de líquidos e celulite. Ainda é rica em arginina, uma substância que permite queimar mais gordura.

Ao mesmo tempo, é embalada com antioxidantes que protegem o corpo da ação prejudicial dos radicais livres, tornando-se uma excelente opção para a saúde geral do corpo.

O mamão

O mamão também é composto principalmente de água e uma de suas principais propriedades é que ajuda a eliminar os líquidos retidos no corpo. Também é muito rico em fibras e uma enzima chamada papaína, que permite acelerar a digestão dos alimentos que você come e combater a azia.

Por outro lado, seu conteúdo em vitaminas A, B1, B2 e C, juntamente com seus níveis de fibra, o tornam um dos alimentos diuréticos e laxantes mais eficazes e, por esse motivo, é bom no tratamento da constipação.

Aipo

O aipo é um vegetal que possui 90% de água e fornece muito poucas calorias quando consumido, motivo pelo qual pode ser considerado um dos melhores alimentos diuréticos para desinflar e perder volume. Estimula a produção de urina e favorece os movimentos intestinais, permitindo assim a eliminação de líquidos e toxinas.

Além do exposto, reduz o apetite, melhora a digestão e contribui para a queima de gordura. Uma das melhores receitas com aipo para perder peso que você pode preparar é uma infusão baseada neste vegetal.

A alcachofra

Alcachofra é um vegetal perfeito para perder peso e purificar o corpo ao mesmo tempo. É muito rico em potássio e isso aumenta a produção de urina, impedindo a retenção de líquidos no organismo. Contém muita fibra, por isso regula o trânsito intestinal, é saciante e evita o acúmulo de gorduras.

Além disso, possui um componente chamado cynarin, que acelera o metabolismo e melhora a digestão, fazendo com que quantidades maiores de gordura sejam queimadas.

A salsa

Um condimento popular como a salsa também é um dos grandes diuréticos naturais. Isso se deve principalmente ao seu conteúdo em apiol e potássio, que permitem eliminar líquidos e toxinas e promover a saúde dos rins.

Outras das propriedades de emagrecimento mais interessantes da salsa são que melhora o trânsito intestinal, ajuda a eliminar gases, reduz o apetite, diminui os níveis elevados de colesterol e favorece o processo de queima de gordura.

O limão

Entre as frutas cítricas diuréticas , destaca-se o limão , pois também é um bom aliado para perder peso mais rapidamente e beneficiar a saúde do organismo. Quando consumido, elimina toxinas acumuladas e aumenta a produção de urina, ajudando a expelir mais líquidos. Além disso, seu conteúdo em potássio, magnésio e vitamina C permite estimular o funcionamento dos rins.

Também é muito saciante, melhora a digestão e acelera o metabolismo, conseguindo maior queima de gordura.

O pepino

Por fim, incluímos o pepino como um dos melhores alimentos para eliminar líquidos, graças ao fato de conter muita água, enxofre e silício. Esses dois últimos componentes são excelentes para estimular a função renal e remover o ácido úrico, reduzindo assim as chances de retenção de líquidos.

Também ajuda a acalmar a fome, fornecendo muito poucas calorias ao ingeri-lo, além de reduzir a inflamação abdominal e ajuda a combater a constipação.

As melhores infusões diuréticas para perda de peso

Além dos alimentos diuréticos para perder peso e eliminar líquidos anteriores, também existem plantas medicinais que têm a propriedade de purificar e desintoxicar o corpo de uma maneira muito eficaz. Abaixo, mostramos quais são as infusões diuréticas mais destacadas:

Infusão de gengibre
Chá verde
Dente de leão
Funcho
Chá vermelho
Infusão de canela
Louro
Bétula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *