Muitas vezes pensamos que a inflamação é uma coisa ruim que acontece conosco, mas esse não é o caso, uma vez que a inflamação é um mecanismo de defesa natural que nos ajuda a eliminar as toxinas acumuladas nos tecidos danificados para que não se espalhem por todo o corpo.

Você já notou que uma das primeiras coisas que acontecem quando danificamos uma parte do corpo é que imediatamente a área incha e uma vez que a inflamação surge, a acompanham dor, vermelhidão e aquecimento da referida área danificada?

Felizmente, nossa natureza nos oferece elementos para aliviar a dor e a inflamação que são tão irritantes. E uma dessas coisas são os alimentos que detalharemos a seguir, que, a propósito, são melhores para nós, pois não causam efeitos colaterais desagradáveis ​​comuns à maioria dos medicamentos indicados para dor e inflamação.

Alimentos para controlar a dor e inflamações

Mirtilos : Mirtilos têm excelentes propriedades anti-inflamatórias. As quantidades de compostos chamados proteínas de choque térmico (que diminuem com a idade) aumentam e, quando essas proteínas estão localizadas na área inflamada, reduzem a dor e os danos nos tecidos afetados.

Pimenta caiena e aipo

Pimenta caiena: A pimenta caiena diminui o aquecimento da área inflamada devido à capsaicina , um poderoso anti-inflamatório.

Aipo: As sementes de aipo têm compostos anti-inflamatórios, como a apigenina , uma substância com excelente ação anti-inflamatória. Adicione sementes de aipo às suas refeições e você verá os resultados magníficos.

Frutas e vegetais para aliviar a dor

Cerejas, framboesas e morangos: enquanto muitas pessoas recorrem à aspirina para sentir dor, estudos recentes descobriram que o extrato azedo de cereja ou as outras três frutas é dez vezes mais eficaz do que a aspirina no alívio da inflamação e a dor.

Vegetais verde-escuros: vegetais verdes escuros, como couve ou espinafre, têm altas quantidades de minerais alcalinos, como cálcio e magnésio, minerais que equilibram a química do corpo para facilitar a inflamação.

Peixe para combater a inflamação

Peixe: O óleo de peixe atua diretamente no sistema imunológico, reduzindo em 40 a 55% a liberação de citocinas , compostos conhecidos por destruir as articulações e causar inflamação.

Sementes de linho e gengibre

Sementes de linho e óleo de linho – As sementes de linho são ricas em óleos naturais que são convertidos em substâncias hormonais no corpo para reduzir substâncias inflamatórias. Adicione linhaça aos alimentos não quentes para obter seus benefícios anti-inflamatórios.

Gengibre

O gengibre possui um poderoso poder anti-inflamatório, sendo ideal para pessoas com problemas gastrointestinais. Pode ser consumido em pó, nas refeições ou no chá.

Nozes e açafrão

Açafrão: Açafrão tem curcumina, uma substância com ação anti-inflamatória e antioxidante, frequentemente usada para tratar a artrite.

Nozes: como as sementes de linhaça, as nozes contêm ácidos graxos ômega 3 abundantes, que reduzem a dor e a inflamação. Embora se deva notar que as mulheres são mais sensíveis que os homens ao efeito anti-inflamatório desse tipo de gordura.

Conclusões

Então agora você já sabe, têm uma grande variedade de alimentos que pode usar para aliviar a dor e a inflamação. Mas tenha cuidado, pois você deve sempre consultar seu médico, pois a inflamação pode comprometer de forma séria os tecidos afetados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *