Os rins e a bexiga são dois órgãos mais importantes em nosso corpo, não apenas por sua função no sistema urinário, mas também no sistema linfático, pois ajudam o fígado a eliminar toxinas e resíduos.

Existem muitos fatores que podem piorar ou danificar nossos rins, mas um deles, e ao qual menos prestamos atenção é a dieta; os alimentos e bebidas que ingerimos podem danificar nossos rins sem perceber. Álcool, café, bebidas extremamente açucaradas ou gaseificadas ou sal são muito irritantes e fazem com que os rins trabalhem muito mais do que o normal.

Dar uma trégua aos nossos rins e descansar desses alimentos de vez em quando seria o ideal. No entanto, existem muitos outros alimentos que são benéficos. E para ajudá-lo nisso, hoje mostramos a você dez bons alimentos para os rins e bexiga.

Mirtilos

Os mirtilos são os frutos mais conhecidos como desintoxicantes dos rins, que também ajudam a limpar a bexiga. Suas propriedades fortalecem os rins e previnem infecções, impedindo o desenvolvimento de bactérias. Além disso, eles eliminam os depósitos de cálcio, o que é muito favorável para evitar a formação de pedras nos rins.

É melhor consumi-los com o estômago vazio, preparando um suco de mirtilo sem adicionar açúcar, o que irá torná-lo mais saudável. Além disso, fará seu corpo receber líquido, também necessário para o funcionamento urinário adequado. Mas se você preferir, também pode consumi-los sozinhos.

Beterraba

A beterraba tem muitas propriedades diuréticas e desintoxicantes e ajuda a melhorar a saúde dos rins e do sistema urinário. É rica em potássio e os alimentos com este mineral são altamente recomendados para fortalecer e limpar os rins, fígado ou até a vesícula biliar.

Outros alimentos ricos em potássio são aipo, cenoura ou a salsinha que veremos a seguir. Também temos o espinafre.

Você pode usar todos esses ingredientes para preparar um suco e tomá-lo no café da manhã. Se você não quiser adicionar tantos ingredientes, também é altamente recomendável o suco de cenoura e beterraba.

Você também pode consumir beterraba em saladas ou outras preparações.

Cenoura

Outro bom alimento para a bexiga e os rins são as cenouras. Este vegetal é rico em potássio, o que o torna um alimento muito saudável para o sistema urinário e especialmente para os rins. A cenoura purifica o sangue e ajuda os rins a funcionar corretamente.

Um suco de cenoura pela manhã pode ser um bom acompanhamento para o café da manhã. Você pode adicionar outros vegetais ou frutas para dar um sabor melhor.

Aipo

O aipo é outro vegetal rico em potássio, além de ser um diurético. Você pode usá-lo em saladas ou em cremes de vegetais. Uma boa base para um creme de legumes pode ser aipo, cenoura e batata. As batatas também ajudam a prevenir pedras nos rins e fortalecer os rins.

Você também pode deixar o creme como está, se não quiser adicionar mais vegetais. Mas lembre-se de não adicionar muito sal, o que piorará o funcionamento dos rins. Você pode decorá-lo com um pouco de salsa picada por cima, o que irá dar um toque ao prato e também adicionar outro alimento benéfico para os rins.

Melancia

A melancia é um alimento ideal para fortalecer os rins, além de combater algumas doenças urinárias. É composta principalmente de água, o que a torna um poderoso antioxidante. Além disso, contém potássio e ajuda a prevenir algumas condições como cistite, cálculos renais, uretrite ou até retenção de líquidos.

Abacaxi

O abacaxi é um alimento poderosamente diurético que ajuda muito o sistema urinário e a limpeza da bexiga. É rico em enzimas vitamina C, potássio e bromelina que ajudam a prevenir e combater infecções. Além disso, reduz o risco de pedras nos rins.

Salsinha

A salsa crua ou infundida ajuda a limpar os rins. Você pode fazer uma infusão com um monte de salsa cozida e coada. Se você deixar o resultado na geladeira, tomará uma ótima bebida para limpar os rins e também eliminar todo o sal. Obviamente, você deve consumi-la em cinco dias.

Morangos

Os morangos são antioxidantes e ajudam a proteger as células e a prevenir a oxidação. Portanto, eles ajudam a limpar os rins e promovem a eliminação de resíduos do corpo.

Nós tendemos a consumir morangos com açúcar ou batidos que contêm grandes quantidades de adoçantes. Alimentos doces sobrecarregam os rins e os deterioram. Portanto, é melhor consumir os morangos sozinhos ou, se preferir, fazer um suco com outras frutas, como melancia ou abacaxi. Você pode até adicionar um pouco de banana, uma vez que também é rica em potássio.

Espinafre

Hoje, o espinafre é muito popular, especialmente em sucos e batidas da manhã, e também são bons alimentos para os rins e a bexiga. Tire vantagem de beber um suco que contém espinafre pela manhã, pois eles são desintoxicantes e ajudam a limpar os rins. Se preferir, pode misturá-los à salada. Obviamente, você deve consumi-los crus e não cozidos, pois dessa forma eles não ajudam a desintoxicar.

Feijão azuki

Nem tudo são frutas e vegetais, pois também existem vegetais que ajudam a cuidar dos nossos rins. Essas leguminosas são típicas do Japão, embora possamos encontrá-las no supermercado sob o nome de soja vermelha ou em fitoterápicos. São pequenos grãos avermelhados que têm propriedades terapêuticas para distúrbios renais.

Você pode adicioná-los em saladas, mas também triturados em algumas sobremesas. Talvez o nome “anko” lhe seja mais familiar, mas este é o nome do resultado do esmagamento desses grãos.

Beba água para limpar os rins e a bexiga

E como complemento aos alimentos benéficos para os rins e a bexiga acima, devemos recomendar água, porque, embora seja muito comum, na maioria das vezes não consumimos o necessário. Nosso corpo é água em grande parte percentual, por isso precisamos mantê-lo hidratado. Além disso, é essencial urinar e, dessa forma, eliminamos toxinas e resíduos. Serve para purificar o corpo, além de nos fornecer muita energia.

Portanto, para cuidar dos rins e da bexiga, é essencial beber a quantidade de água necessária por dia. E embora se fale sobre 2 litros por dia, não precisa ser exato. O importante é beber de vez em quando e manter-se hidratado, mesmo que não tenhamos sede, pois o corpo notará isso com o tempo. Não espere para ter sede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *