Muitas pessoas associam comida a prazer, mas a função mais importante é nos encher de energia e nutrientes que nosso corpo precisa para funcionar todos os dias. Por esse motivo, o aspecto mais vital de qualquer dieta saudável, seja para perder peso ou não, é consumir alimentos com calorias ricas e nutritivas. Dessa forma, não precisaremos comer demais para nos sentirmos saciados e prontos para enfrentar o dia.

Nosso corpo precisa de comida para poder desempenhar 100% de suas capacidades. E se você se sentir muito cansado ou sentir que não tem energia suficiente para se exercitar, estudar ou trabalhar, pode ser necessário incorporar ingredientes à sua dieta que aumentem imediatamente sua energia.

Neste artigo, recomendamos os melhores alimentos que fornecem energia.

Quais alimentos nos dão energia?

Como você sabe quais alimentos fornecem energia? Todos os alimentos, em maior ou menor grau, nos fornecem energia para manter todos os processos metabólicos ativos e fortalecer os sistemas do corpo. No entanto, muitos deles contêm calorias vazias que carecem de muitos dos nutrientes necessários para o corpo, por isso é importante manter uma dieta tão equilibrada quanto variada.

Em geral, os alimentos responsáveis ​​por nos fornecer mais energia têm proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais vitais para o bom funcionamento do sangue, ossos e músculos, como ferro e potássio.

Para que os efeitos desses alimentos sejam maximizados, também é necessário reduzir o consumo de outros alimentos que prejudicam a vitalidade e as defesas, como açúcar, álcool ou cafeína.

Banana

As bananas fornecem uma grande quantidade de potássio, um mineral que ajuda a equilibrar a água do corpo e fortalecer os músculos. Além disso, o potássio é essencial para atender às suas necessidades vitais, fornecendo toda a energia que o corpo necessita ao longo do dia. É um dos melhores alimentos anti-fadiga, pois a exaustão está frequentemente ligada a baixos níveis de potássio.

Portanto, se você deseja incorporar alimentos que dão energia para treinar, um pedaço de banana por dia contribuirá para manter uma vida saudável e reabastecer o glicogênio perdido durante o exercício físico.

Nozes

Existem muitos alimentos energéticos, mas se você estiver procurando por um lanche verdadeiramente natural, as nozes são pequenas cápsulas de energia com alto teor de nutrientes. Elas fornecem:

Ácidos graxos importantes para o corpo.
Fonte de proteína.
Poder saciante e antioxidante.

Apesar de ser um produto com alto teor calórico, é um dos alimentos que fornece energia imediata. Mas dentre a multidão de nozes, recomendamos o consumo de nozes, castanha de caju, amêndoas e pistaches, pois contêm vitamina E, potássio, ferro e ômega-3.

Sementes de linhaça e girassol

As sementes de linhaça (um vegetal usado para obter óleo e farinha) e as sementes de girassol são ricas em ômega 6 e ômega 9. Além disso, contêm nutrientes que fornecem energia ao corpo, como vitamina B, ácido fólico e ferro.

Ao consumir um punhado destas sementes, você se sentirá menos cansado e consumirá alguns dos melhores alimentos que dão energia e vitalidade ao corpo .

Ovos

Um dos alimentos com mais proteína é o ovo. Consumir um dará a você 30% da quantidade necessária por dia desse macronutriente, responsável pelo transporte de nutrientes pelos vasos sanguíneos e pelo bom funcionamento dos músculos.

Portanto, recomendamos que você coma ovos devido à enorme versatilidade que oferece na cozinha (omeletes, ovos mexidos ou claras de ovos) e seu grande impacto na recuperação física após praticar esportes.

Aveia

Este alimento é rico em carboidratos complexos e contém fósforo, cálcio, ferro e lecitina. Portanto, a aveia é de digestão lenta, o que ajuda a fornecer mais energia ao longo do dia.

Além disso, seu conteúdo em fibras fornece um grande poder saciante que ajuda a comer menos e a perder peso. Também ajuda a diminuir o colesterol e equilibrar os níveis de glicose no corpo. Essas duas últimas propriedades são essenciais para manter a saúde do cérebro e do sistema nervoso; portanto, consumir aveia melhora a concentração e é um dos melhores alimentos que fornecem energia para estudar .

Espinafre

Espinafre são legumes altamente recomendados em dietas esportivas. Contendo altos níveis de potássio, ferro e magnésio, é um dos alimentos que dão energia para correr e se exercitar. Eles também são antioxidantes e fornecem vitaminas K e B, facilitando a digestão e o desempenho muscular ideal.

O espinafre é ideal para perder peso, pois contém muito poucas calorias, o que é mais um motivo para você introduzi-lo em sua dieta.

Figos

Este alimento fornece uma grande quantidade de carboidratos saudáveis que são rapidamente convertidos em energia. Ele também contém ácido fólico e cálcio, ou seja, nutrientes básicos para fortalecer os ossos. Consumir várias unidades facilitará o processo de recuperação dos músculos.

Chocolate puro

O consumo de chocolate é excelente para manter a energia física e mental, pois fornece ferro, magnésio, potássio e vitaminas A, B1, B2 e E. Além disso, ajuda a melhorar o humor e a motivação, mas só será saudável se você o comer puro. Se ele contém leite, você estará comendo gorduras vazias e muitos de seus benefícios desaparecerão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *