Os leucócitos, conhecidos popularmente como glóbulos brancos, são células que fazem parte de nossa corrente sanguínea e servem para proteger nosso corpo de possíveis ataques e infecções que ele sofre, agindo como uma defesa contra agentes infecciosos.

Usamos o número de glóbulos brancos para determinar se o corpo sofre de alguma doença, pois uma contagem desequilibrada indica que há algo que não está funcionando bem no corpo e que as vitaminas são essenciais em sua produção. Portanto, também são essenciais para manter nossas defesas ativas.

Então, no seguinte artigo, explicaremos quais são as melhores vitaminas para aumentar a sua imunidade.

O que nos leva a ter uma imunidade baixa

O sistema imunológico é responsável por proteger nosso corpo contra doenças que podem causar as bactérias, vírus, parasitas ou fungos. Um sistema imunológico forte e eficaz nos garante manter uma boa saúde, qualidade de vida e evitar adoecer com frequência.

O sistema imunológico é composto de tecidos, células e elementos químicos em nosso corpo que agem juntos, cada um no seu nível, para impedir a entrada e proliferação desses vírus e bactérias. Os glóbulos brancos presentes em nosso sangue representam a figura principal dessa rede defensiva; quando não temos uma contagem adequada, nossas defesas diminuem bastante e estamos expostos a várias doenças; portanto, é essencial fornecer ao corpo os elementos necessários para fabricá-los.

Além de tomar vitaminas para aumentar as defesas, é necessário saber o que causa baixas defesas para alterá-las e agir globalmente:

Você quer saber por que está tão doente ? O estresse é um depressor do nosso sistema imunológico enfraquece e facilita não apenas a entrada de vírus ou bactérias em nosso corpo, mas também dificulta a recuperação de doenças.

Uma boa dieta é a base para manter as defesas altas.

Em seguida, explicaremos quais são as melhores vitaminas para aumentar as defesas e para que você possa revertê-las.

Quando dormimos, nosso corpo é reiniciado e recarregado. Um mau descanso colocará muitas facilidades para que qualquer elemento externo entre no corpo e o deixe doente.

Vitamina C

Ter os níveis certos de vitamina C ajuda nosso sistema imunológico a permanecer forte e a construir as defesas necessárias para manter possíveis doenças sob controle.

Além disso, a vitamina C é um excelente antioxidante, essencial para prevenir o envelhecimento de nossas células, além de proteger as membranas dos vasos sanguíneos. Suas funções como antioxidante o tornam um excelente remédio para evitar doenças degenerativas associadas à idade, como Alzheimer ou arteriosclerose, além de prevenir mutações celulares que levam ao câncer.

Além de ser uma das melhores vitaminas para aumentar as defesas, tomar vitamina C nos dá muitos outros benefícios em nosso corpo. Outro nome dessa vitamina, o ácido ascórbico, demonstrou reduzir a possibilidade de ataques cardíacos, fortalecendo as paredes internas para evitar sangramentos.

É certamente a vitamina mais conhecida e a que conhecemos mais profundamente. Isso ocorre porque não é produzida pelo organismo, mesmo sem deixar de ser essencial para o seu funcionamento, de modo que deve ter uma relevância especial em nossa dieta.

Vitamina A

A vitamina A é um grande aliado quando se trata de produzir glóbulos brancos, especialmente linfócitos, células responsáveis ​​por atacar elementos estranhos e células cancerígenas. A vitamina A é uma das melhores vitaminas para aumentar as defesas e combater infecções.

Mas, além da injeção externa em nosso sistema imunológico, a vitamina A, também conhecida como retinol, oferece vários benefícios para as diferentes funções do corpo. Certamente, sua propriedade mais conhecida é o benefício que ela nos oferece para a visão, pois ajuda na formação de células na retina que melhoram nossa visão.

Afeta também a pele, tornando-a mais saudável e sedosa, graças ao seu efeito antioxidante. De fato, a vitamina A está envolvida na formação de células da pele, além de outros tecidos da mucosa e do corpo, como ossos, dentes, cabelos e unhas.

De fato, aí reside sua importância na prevenção de doenças, pois, ao criar barreiras mucosas e teciduais, impede a passagem de microrganismos e bactérias.

Vitamina D

A principal fonte que temos para obter vitamina D é o sol. Esse fato faz com que existam realmente poucos casos de pessoas que não possuem essa vitamina, porque alguns minutos de exposição ao sol por dia já fornecem ao nosso corpo a quantidade necessária para cumprir suas funções.

A vitamina D certamente não afeta a capacidade de criar glóbulos brancos, no entanto, prolonga a sua vida útil fazendo com que levem mais tempo a desaparecer do corpo. Isso faz com que, embora não ajude na sua produção, cause um aumento dos glóbulos brancos, tornando-se uma das melhores vitaminas para aumentar as defesas.

Ácido fólico

Ao contrário da vitamina D, o ácido fólico ajuda na criação de glóbulos brancos, essencialmente neutrófilos. Por outro lado, a falta de ácido fólico pode levar a uma diminuição na contagem de glóbulos brancos, tornando nosso corpo alvo de infecções e bactérias.

Ácido fólico é o nome pelo qual conhecemos popularmente a vitamina B9 e é uma vitamina muito importante para o desenvolvimento adequado do nosso corpo. Uma quantidade adequada de ácido fólico está associada a um menor risco de doença cardíaca e alguns tipos de câncer, como câncer de pulmão e cólon.

E se há algo que relacionamos imediatamente à gravidez é o ácido fólico, isso porque essa vitamina ajuda na formação do feto e da placenta, impedindo o desenvolvimento de alguns defeitos e doenças no cérebro e na coluna do bebê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *