As frutas são ricas em vitaminas, nutrientes, fibras e demais substâncias que só trazem equilíbrio e benefícios ao nosso corpo. E tanto a manga verde quanto a madura, possuem: ferro, cobre, sódio, cálcio, fibras e as vitaminas A, B, C, D, E e K.
Entre seus benefícios a nossa saúde, estão:
Melhora a saúde dos olhos e a visão
Ajuda no processo de perda de peso e emagrecimento
Regula a flora intestinal e acelera o metabolismo
Fortalece os cabelos, as unhas e a pele
Fortalece os ossos.

Algumas da vitaminas presentes na manga e seus benefícios

Vitamina A

Essa vitamina, também conhecida como retinol, é proveniente de proteínas animais e carotenos,ou de proteínas vegetais, é necessária para o seu corpo diariamente. Isso protege a saúde da retina, ajuda contra o desenvolvimento de tecidos moles, ossos e dentes. Este nutriente, que é um ótimo antioxidante, também tem um impacto significativo na pele. Estes são os principais benefícios da vitamina A para o nosso corpo:

Fortalece o sistema imunológico, aumentando a produção de defesas e estimulando a resposta de anticorpos contra patógenos, que podem causar alguns danos ao organismo.
Essa vitamina tem um papel muito importante no nível celular, pois ajuda contra o crescimento e reparo das células capilares e ungueais, além de dentes e ossos, pele e visão. Isso faz com que seus ossos, dentes, unhas e cabelos permaneçam saudáveis ​​e fortes e cresçam adequadamente, além de promover uma boa saúde ocular e prevenir doenças como cegueira, glaucoma ou catarata.

Funciona como antioxidante, desintoxicando o corpo e protegendo as células.
Ao proteger a pele, você ajudará a prevenir problemas como herpes, psoríase, eczema, acne ou dermatite, ou a prevenir surtos se essas condições já forem sofridas.

Vitamina B

São fornecedoras de energia, e outros benefícios. As vitaminas B6, B9 e B12 se destacam nas mangas, mas também contém vitaminas B1, B2, B5, B6 e B7. Os principais benefícios das vitaminas B na manga são:
A vitamina B6 é geralmente útil para evitar náuseas e hipertensão, e também ajuda a diminuir a dor na TPM. Por isso, geralmente é indicado em mulheres grávidas devido aos grandes benefícios que proporciona durante esta fase.

Ajuda a melhorar a função digestiva. Ao promover o trânsito intestinal, produzir sucos gástricos, metabolizar melhor os alimentos e favorecer a secreção da bílis, produz que as digestões não são pesadas e melhor absorvem os nutrientes. Além disso, este grupo de vitaminas ajuda a desinflar o intestino.
Essas vitaminas são de especial importância para o cérebro. Ao ajudar a melhorar a cognição, contribui para um melhor funcionamento e conservação do cérebro, bem como de seus neurotransmissores. De fato, essas vitaminas também são recomendadas para melhorar estados deprimidos ou deprimidos.
Eles ajudam a ter uma visão melhor. Dessa forma, você pode evitar cataratas, miopia ou certas degenerações da visão.

Vitamina C

Certamente você já ouviu falar da vitamina C, e é um dos nutrientes mais conhecidos devido aos grandes benefícios que traz para o corpo. Durante anos, esta vitamina tem sido associada à prevenção e recuperação contra um resfriado, mas existem muitos outros benefícios que ela traz ao nosso corpo. Em resumo, estes são os principais benefícios da vitamina C da manga:

A vitamina C tem sido associada à produção de colágeno, ajudando a otimizar a cicatrização da pele, melhorar a firmeza da pele e prevenir o envelhecimento precoce.
Como a vitamina A, possui propriedades antioxidantes que protegem as células, ajudando a combater os radicais livres em seu corpo.

Aumenta as defesas do corpo, ajudando o sistema imunológico a combater doenças. Diz-se popularmente que ajuda a prevenir resfriados e ajuda muito mais.
Ajuda a facilitar a absorção de outras vitaminas e outros nutrientes.

Vitamina D

A vitamina D, conhecida como vitamina do sol, também traz grandes benefícios ao nosso corpo, semelhantes aos benefícios das vitaminas descritas acima. Podemos resumir que esses são os principais benefícios da vitamina D que nos ajudam a produzir naturalmente mangas e outros alimentos:

Fortalece o sistema imunológico, ajudando seu corpo a combater bactérias, vírus e outros patógenos.
Ajuda a absorver outras vitaminas e minerais, como fósforo e cálcio. Além disso, precisamente devido ao seu papel na absorção e fixação do cálcio, esta é uma das vitaminas da manga que ajuda a fortalecer os ossos.
Melhora o sistema nervoso. Os impulsos nervosos dependem de grande parte dessa vitamina; portanto, consumi-lo ajudará o sistema nervoso a funcionar melhor.
Mantém os níveis de pressão arterial em um estado ideal.

A vitamina D mantém a pele hidratada e saudável, por isso nos ajuda a ter uma pele radiante e saudável, o que pode manter perfeitamente a função de proteger nosso corpo.
Ajuda a manter o cabelo saudável e forte e evita que ele caia.

Vitamina E

A vitamina E desempenha funções semelhantes às das vitaminas A e C. É conhecida como a vitamina da vida e da juventude, porque é um poderoso antioxidante. Estes são os principais benefícios da vitamina E, que você pode encontrar em quantidade em frutas como as mangas.

Ajuda a combater infecções, graças às quais aumenta as defesas do seu corpo.
Promove a cura, da mesma maneira que a vitamina C.
Protege as membranas dos músculos, nervos e sistema cardiovascular. Também ajuda os glóbulos vermelhos a ter uma vida mais longa e saudável.
A vitamina E é essencial, pois as células interagem umas com as outras usando-a.
Alguns órgãos precisam dessa vitamina para funcionar adequadamente, é o caso do fígado, pulmões e coração, que tiram grande proveito das propriedades da vitamina E. Isso acontece porque essa vitamina diminui as toxinas e os radicais livres e evita problemas relacionados à pressão arterial.

Vitamina K

Muitas pessoas não levam em conta a importância da vitamina K para o corpo, e isso é que é uma vitamina que para muitos passa despercebida, mas é necessária para que o corpo funcione adequadamente. Estes são os benefícios da vitamina K, que podemos encontrar na manga:

Ajuda a proteger o coração, porque ajuda a coagular o sangue adequadamente, ajudando a prevenir sangramentos graves e a prevenir o endurecimento das artérias e paredes do coração, ajudando a manter o cálcio fora delas.

É uma boa vitamina para os ossos. É capaz de distribuir cálcio nos locais mais adequados, para que o corpo possa usá-lo da melhor maneira possível. A vitamina K, especialmente, ajuda a fixar o cálcio nos ossos e dentes.
Como uma ajuda à coagulação do sangue, como já mencionamos, ela ajuda as feridas a se curarem e se curarem mais rapidamente.
Minerais de manga e seus benefícios

E minerais que podemos encontrar? Além da fruta conter todas essas vitaminas, também possui uma grande quantidade de minerais, como ferro, cálcio, sódio e cobre, que atuam em benefício de nosso corpo. Em resumo, destacamos que os benefícios de saúde da manga, graças a esses minerais, são:

O ferro fornece energia, melhora a circulação sanguínea e a condição sanguínea, além de fortalecer seu sistema imunológico, aumentando suas defesas para que possam combater patógenos capazes de causar doenças em seu corpo.
O cálcio, como você certamente sabe, é principalmente necessário para manter ossos e dentes saudáveis ​​e fortes.
O sódio é usado para controlar os fluidos corporais e a pressão sanguínea.
O cobre é o principal responsável pela manutenção de cabelos saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *