Acredite o seu corpo dá sinais de que irá infartar um mês antes. Saiba quais são estes sinais e como você pode se prevenir de um possível ataque cardíaco.

O infarto é uma doença que ocasiona placas de gorduras que se acumulam no interior das artérias coronárias, quem chegam a obstrui-las.O infarto causa o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.

Os principais fatores de risco que podem levar a um infarto são o tabagismo, o colesterol e excesso, hipertensão, obesidade, estresse, depressão e diabetes. Os diabéticos tem 4 vezes mais chances de desenvolver um ataque cardíaco.

Alguns sinais comuns são: vincos nos lóbulos da orelha, manchas amareladas na parte interna das pálpebras e sensibilidade estranha na panturrilha. Confira a seguir outros sintomas.

1. Fadiga

A fadiga é um cansaço que não é atribuído a nenhum esforço físico. Um cansaço fora da sua normalidade.

2- Dor abdominal

A cor abdominal é relatada em 50% dos casos como uma alerta de infarto, segundo especialistas.A dor pode vir acompanhada de náuseas, que vão e voltam de acordo com o seu ritmo do dia a dia e o estresse.

3- Falta de sono

A insônia, atinge cerca de 40% das mulheres que relatam ter dificuldades para dormir antes de um ataque cardíaco.

4- Dificuldade para respirar

Independente do sexo a dificuldade para respirar é outro alerta quando falamos em ataque cardíaco. As dispneias, são associadas a tonturas pela falta de oxigenização do cérebro.

5- Queda de cabelo

No geral os homens acima dos 50 anos tem maior possibilidade de desenvolver estes sintomas.Esse sintoma é relacionado ao excesso de cortisol, hormônio ligado ao estresse, que causa a perda de cabelo.

6- Batimentos cardíacos

Os batimentos irregulares merecem mais atenção. As situações externas podem afetar diretamente nossos batimentos, ocasionando taquicardíacos ou batimento irregulares do coração.

7- Suor excessivo

A sudorese descontrolada em qualquer momento do dia sem um motivo aparente é um sinal claro de que algo está errado em seu corpo.

8- Dor no peito

As dores no peito podem ter diversas causas, mas o infarto também dá sinais através das dores no peito: pontadas, a aperto e a sensação de queimação de sempre irradiam para o lado esquerdo do braço.

Quais exames são necessários para descobrir problemas cardíacos?

Para quem não desempenha atividade esportiva intensa, a avaliação deve começar aos 30, 35 anos. Quem não apresenta histórico familiar de doenças cardíacas pode iniciar aos 35 ou 40 anos.

É indispensável o acompanhando com um cardiologista para que os exames possam ser realizados em um determinado período pré estabelecido pelo seu médico. Confira a seguir quais são estes exames:

Ecocardiograma

O ecocardiograma, pode observar se o coração está batendo normalmente, se o fluxo sanguíneo está adequado, além de identificar possíveis problemas anatômicos, como orifícios ou espessamento das paredes do músculo e defeitos nas válvulas cardíacas.

Teste de Ergométrico (Teste de Esforço)

É feito em esteira ou bicicleta para registrar a atividade elétrica do coração durante o esforço físico máximo. Também avalia o comportamento da pressão arterial e a aptidão física do paciente.

Holter

O exame Holter de 24 horas serve para avaliar as alterações no ritmo e na frequência cardíaca ao longo de 24 horas, sendo muito útil no diagnóstico de problemas cardíacos, como arritmias e isquemia cardíaca.

Não esqueça de procurar sempre um médico especialista e ter um bom acompanhamento médico e uma alimentação saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *