A cenoura faz parte da sua dieta e comidas diárias? Neste caso, você deve saber que, além de contribuir para a saúde do seu corpo, está fazendo muito pela sua pele, pois este é um vegetal com muitas propriedades benéficas para ela.

Entre outras coisas, consumir cenoura regularmente ou incluí-la em tratamentos de beleza é uma excelente coisa para evitar o aparecimento de novas rugas, reduzir a visibilidade dos sinais de envelhecimento, exibir uma pele hidratada e menos oleosa e protegê-la da ação prejudicial dos raios solares na pele.

Mas isso não é tudo: continue lendo este artigo para saber quais são os maravilhosos benefícios da cenoura para a sua pele.

A cenoura nos ajuda contra o envelhecimento da pele

Se você estiver procurando por novas alternativas que o ajudem a interromper o processo de envelhecimento da pele, alie-se à cenoura. Este vegetal permitirá que você torne os sinais de envelhecimento menos visíveis e evite o aparecimento daqueles que estão prestes a aparecer. Isso se deve ao fato deste ser um alimento muito rico em vitaminas A e C , dois antioxidantes muito poderosos.

A vitamina A tem a capacidade de neutralizar a ação dos radicais livres no organismo, que são os principais responsáveis ​​pela oxidação celular e pelo envelhecimento das células que produzem a pele. Com isso, é possível evitar sinais como rugas, linhas de expressão, manchas e tom de pele irregular.

Por outro lado, a vitamina C é um nutriente que favorece a produção de colágeno, uma proteína essencial para manter a pele com flexibilidade adequada e evitar o aparecimento de rugas. Além disso, quando o corpo possui um bom suprimento de vitamina C, a pele fica muito mais radiante e cheia de vida.

Reduz a acne e melhora a pele oleosa

Outro dos benefícios mais marcantes da cenoura para a pele é que ela é muito eficaz no tratamento da acne cutânea e melhora a aparência da pele oleosa. Essa propriedade também se deve ao seu alto teor de vitamina A e, mais especificamente, aos beta-carotenos, que são precursores da vitamina A. Ou seja, uma vez ingeridos, eles se tornam “o fígado e o intestino delgado” da vitamina A.

Como já mencionamos, são nutrientes antioxidantes que, no caso da acne, ajudam a regular a produção excessiva de sebo, que é uma das principais causas dessa condição da pele. Além disso, eles dão à cenoura um efeito anti-inflamatório ideal para reduzir o tamanho da espinha mais rapidamente e promover a cicatrização da pele, agindo diretamente contra as bactérias responsáveis ​​pela acne.

Protege a pele do sol

Sabemos que expor sua pele ao sol sem protegê-lo adequadamente pode ser muito prejudicial à sua saúde. Mas existem alimentos, como cenouras, que têm a propriedade de proteger a pele naturalmente dos raios UVA e UVB do sol e, nesse caso, essa imunidade que a cenoura fornece é graças aos antioxidantes e carotenoides que ela contém.

Se você consumir cenouras antes do banho de sol ou durante os dias de verão, sua pele ficará mais protegida e permanecerá hidratada e condicionada, conseguindo também um bronzeado muito mais bonito e uniforme.

Da mesma forma, loções de filtro solar feitas com este vegetal são uma ótima opção para manter a pele saudável nos meses quentes.

Tenha um bronzeado mais duradouro graças à cenoura

Além de proteger a pele do sol, outra das propriedades mais interessantes da cenoura para a pele é que ela ajuda a melhorar o bronzeado e a durar mais, impedindo que ela desbote rapidamente.

A razão que explica essa propriedade é encontrada nos beta-carotenos que ela contém, pois permitem ativar a produção de melanina, que determina o pigmento da pele e, portanto, fará com que pareça um tom dourado e bronzeado mais intenso.

Atenua manchas e cicatrizes na pele

As manchas escuras que aparecem na pele podem ser causadas pela idade, sol ou outras condições e, embora seja sempre aconselhável consultar um dermatologista, você também pode tentar atenuá-las com remédios caseiros, se não forem consequências de um problema de saúde grave.

A cenoura pode ajudá-lo muito nessa tarefa, pois é adstringente e favorece a renovação das células da pele. Se você a usar como tratamento local, poderá reduzir a visibilidade dos pontos, marcas ou cicatrizes que parecem feias e dar à sua derme um tom mais unificado e bonito.

Tratamentos de beleza com cenoura

Depois de descobrir todos os benefícios da cenoura para a pele , mostraremos alguns dos tratamentos de beleza mais eficazes que você pode realizar com este vegetal:

Máscara de cenoura e mel para rugas: amasse 2 cenouras previamente cozidas até obter um purê. Em seguida, adicione 2 colheres de sopa de mel e mexa. Aplique a máscara resultante no rosto e deixe descansar por cerca de 20 minutos.

Bronzeador caseiro de cenoura: esmague 4 cenouras e misture o suco obtido com 10 gotas de óleo de coco. Aplique a mistura uniformemente na pele bem limpa.

Máscara de cenoura para o rosto: misture 1/2 cenoura, 1 iogurte natural e o suco espremido na hora de 1/2 limão. Aplique no rosto, deixando agir por cerca de 20 minutos. Em seguida, retire com bastante água fria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *