O arroz vermelho é um tipo muito popular de arroz integral, consumido diariamente em alguns países asiáticos e que, além de seu sabor delicioso, é amplamente reconhecido na medicina tradicional chinesa por seus importantes benefícios à saúde.

Ele é um grão longo e possui uma cor marrom avermelhada ou castanha, resultante dos pigmentos naturais do lado de fora. Contém vitaminas e nutrientes específicos que são excelentes para o corpo e, acima de tudo, destaca-se seu efeito contra o colesterol ruim.

Se você quiser saber em detalhes quais são os benefícios dessa saborosa variedade de arroz, preste atenção no artigo a seguir, no qual falamos sobre arroz vermelho, suas propriedades e benefícios.

Arroz vermelho: propriedades medicinais

Entre as principais propriedades do arroz vermelho, que lhe conferem a capacidade de nos dar grandes benefícios, destacam-se:

Regular o colesterol.
Saciante.
Energético.
Antioxidante.
Favorece a produção de serotonina.
Regula o trânsito intestinal.
Imunoestimulante.
Hipoglucemiante.
Hipercalcemiante.

Nas próximas seções, falaremos sobre os benefícios para a saúde do arroz vermelho que são dados graças a essas propriedades.

Arroz vermelho para colesterol

Uma das principais causas de problemas cardiovasculares, como hipertensão e ataques cardíacos, é o cluster LDL, conhecido popularmente como colesterol ruim. Este composto formado por ácidos graxos se acumula nas artérias do nosso organismo, aumentando a pressão sanguínea ou obstruindo-as completamente.

Precisamente, entre os benefícios do arroz vermelho, o mais destacado é sua capacidade de reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos no sangue. Isso ocorre porque a lovastatina é produzida naturalmente no processo de fermentação desse tipo de arroz, uma substância que realmente está nos medicamentos prescritos para diminuir os níveis de colesterol e prevenir doenças cardiovasculares.

Além disso, o arroz vermelho também é capaz de causar um aumento no bom colesterol (HDL), tornando-o um alimento muito saudável e uma excelente alternativa ao arroz branco tradicional.

Por tudo isso, uma das contra-indicações do arroz vermelho é se você já está tomando medicamentos para regular o colesterol, de modo que deve sempre conversar com seu médico antes de consumir a levedura de arroz vermelho para colesterol.

Arroz vermelho para perder peso e ter mais energia

O arroz vermelho fornece uma grande quantidade de fibras e carboidratos complexos, que, diferentemente dos carboidratos simples, são convertidos em glicose mais lentamente, para que você possa usar muito mais energia obtida durante o dia. Seu rico conteúdo em fibras ajuda a melhorar o trânsito intestinal e favorece uma absorção mais lenta de gorduras, tornando-se uma ótima opção para dietas para perda de peso.

De fato, também foi destacado que o arroz vermelho produz um efeito saciante sobre quem o consome, e que pode ser um ótimo alimento para combater a sensação de fome permanente e conseguir respeitar os horários das cinco refeições diárias recomendadas pelos nutricionistas.

Melhora o trânsito intestinal

Como mencionamos anteriormente, o arroz vermelho possui uma boa quantidade de fibra em sua composição, principalmente quando comparado ao arroz branco, o que lhe confere um efeito positivo, principalmente no que diz respeito à função gastrointestinal. Assim, a fibra do arroz vermelho facilita o trânsito intestinal, para que você possa consumir este cereal sempre que precisar de ajuda para melhorar alguns problemas intestinais.

Retarda o envelhecimento precoce

Como uma consequência natural dos processos metabólicos de todas as células, subprodutos chamados radicais livres podem se acumular em nossos corpos. Os efeitos do acúmulo destes podem afetar nosso corpo de diferentes maneiras, sendo a mais típica a aceleração do processo de envelhecimento e a degeneração de órgãos, como a pele.

O arroz vermelho, graças aos seus múltiplos componentes com atividade antioxidante, reduz as concentrações de radicais livres e, portanto, seus efeitos negativos.

Aumenta as suas defesas naturais

Um sistema imunológico competente é necessário para criar resistência a diferentes doenças e ser capaz de combatê-las adequadamente quando elas ocorrem, e uma das principais propriedades medicinais do arroz vermelho é justamente o fortalecimento do sistema imunológico. Possui em sua composição um importante mineral chamado zinco, que participa de processos relacionados ao sistema imunológico, ajudando a reduzir o risco de contrair doenças ou infecções de diferentes tipos, reforçando-o.

Aumenta a serotonina

A vitamina B6 é essencial para o metabolismo das células vermelhas e para o equilíbrio da formação de serotonina, um neurotransmissor responsável por questões relacionadas ao humor, sono e apetite. Felizmente, o arroz vermelho é uma excelente fonte dessa vitamina; portanto, pode ser benéfico combater estados de nervosismo, irritabilidade e depressão.

Como reduzir o açúcar no sangue com arroz vermelho

Para os diabéticos que estão tendo problemas para controlar os níveis de glicose no sangue, o arroz vermelho pode ser muito benéfico, pois tem a capacidade de reduzir a quantidade de açúcar que se acumula no sangue, o que ajuda contra esta doença.

Isso é alcançado não apenas pelo fato de possuir um baixo índice glicêmico em sua composição, mas também por promover a produção de insulina.

Para esse efeito, é muito importante conversar com o médico para ajustar as doses das injeções de insulina com arroz vermelho, pois, se forem misturadas sem controle, pode ocorrer facilmente hipoglicemia.

Fortalece os ossos

Entre os vários minerais que o arroz vermelho possui está o magnésio, que é um elemento necessário para o reparo correto dos ossos, promovendo a absorção de cálcio que consumimos, para que o consumo desse cereal possa ajudar a prevenir doenças ósseas, como a osteoporose.

Isso pode ser especialmente benéfico para mulheres acima de 50 anos de idade, pois esse grupo é o mais provável de sofrer de osteoporose.

Como consumir arroz vermelho

Você pode tomar arroz vermelho em cápsulas, levedura de arroz vermelho em pó, que são as duas opções que oferecem seus componentes e propriedades em quantidades mais concentradas, ou pode preparar arroz vermelho para comê-lo nos pratos principais.

Se você tomar cápsulas de arroz vermelho ou se decidir consumir levedura de arroz vermelho, siga as instruções da embalagem e as do seu médico.

Mas se você deseja apenas incorporar esse alimento à sua dieta regular, pode fazê-lo sem problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *