As nozes são um alimento muito benéfico para a saúde, se ingeridas com moderação, pois apresentam alta ingestão calórica. As nozes, em particular, oferecem uma série de vantagens, como seu efeito antioxidante ou ajudam a melhorar a memória. Portanto, recomenda-se a incorporação de nozes em qualquer dieta equilibrada e, assim, aproveitar todas as propriedades das nozes.

Benefícios para a saúde e propriedades das nozes

As nozes fornecem uma grande quantidade de fibras, carboidratos e proteínas, além de serem uma fonte de vitaminas (A, B1, B6 e E) e minerais como potássio, fósforo e ferro…

No entanto, as nozes, como outras nozes, também fornecem uma grande quantidade de calorias , portanto, este alimento não pode ser abusado. Ele sempre será benéfico em pequenas quantidades.

Da mesma forma, esse alimento se destaca por seus óleos vegetais polinsaturados que ajudarão a prevenir doenças cardiovasculares e, por sua vez, ajudarão a reduzir o colesterol naturalmente. Isso porque as nozes são um alimento muito rico em ômega 3 ou ácido linolênico.

As nozes também têm propriedades antioxidantes, ou seja, ajudam a manter as células jovens e previnem o envelhecimento. Também é uma boa maneira de combater os radicais livres, que são a causa de várias doenças graves, como o câncer.

Por outro lado, afirma-se que o alto teor de polifenóis das nozes ajuda a memória; portanto, o consumo desses frutos secos nos ajudará no dia a dia, mas também previne doenças como demência senil ou Alzheimer precoce.

Também digna de nota é a contribuição do cálcio das nozes, portanto elas ajudam a fortalecer os ossos e, assim, previnem o aparecimento de doenças ósseas, como a osteoporose. Por esse mesmo motivo, seu consumo é recomendado para mulheres em menopausa ou pós-menopausa, pois nessa fase os ossos enfraquecem.

Lembre-se de que é necessário comer nozes com moderação, pois sua ingestão calórica é notável e, caso contrário, elas podem contribuir para o excesso de peso. Da mesma forma, é recomendável comprar nozes com casca e abri-las exatamente quando você as consumir, preservando todas as propriedades benéficas da noz.

Contra-indicações para as nozes

Agora que você conhece as propriedades das nozes e seus múltiplos benefícios, também é interessante conhecer o outro lado da moeda. Uma vez que, como em todos os aspectos da alimentação, as nozes podem ser contra-indicadas para pessoas com um perfil ou características específicas.

Bebês ou crianças: crianças menores de 3 anos não devem comer nozes porque são uma fruta densa e difícil de mastigar que pode sufocá-las.
Alergia: as nozes são uma das nozes que produzem mais alergias e, portanto, é essencial que você faça um teste de alergia antes de comê-las para garantir que não se sentirá mal.

Diarreia ou problemas estomacais: comer nozes excessivamente pode causar alterações no sistema gastrointestinal, por isso é importante não exagerar e, acima de tudo, detectar como seu corpo se sente.

Pedras nos rins: Pessoas com essa condição não devem consumir nozes, porque esta fruta é muito rica em oxalatos.

Hipertensos: as pessoas com pressão alta devem regular o consumo de nozes, porque são ricas em sódio.

As nozes engordam?

Sim, as nozes engordam. De fato, as nozes são geralmente ingredientes com muito calorias e, portanto, podem nos engordar. Mas somente se comemos em excesso, caso contrário, eles são alimentos muito benéficos para a saúde.

As nozes são ricas em gorduras saudáveis, um tipo de gordura necessária para o funcionamento do nosso corpo. Portanto, enriquecer uma salada com 3 ou 4 nozes é um hábito muito saudável e também perfeito para perder peso. Isso porque ajudarão você a encher o seu prato com nutrientes essenciais e, além disso, eles satisfarão seu apetite de maneira saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *