Um vegetal com benefícios infinitos para o organismo humano: o pimentão.

Isso porque o consumo desse alimento é positivo para muitos e diversos aspectos da saúde, devido ao fato de fornecer uma grande quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais. Podemos encontrá-los vermelhos, verdes ou amarelos, mas todos eles têm características positivas e nos beneficiarão.
Portanto, hoje explicamos quais são as propriedades do pimentão.

1- Origem

A pimenta é fruto de uma planta herbácea de mesmo nome que pertence à mesma família que o tomate e a berinjela. Atualmente, México, Peru e Bolívia são considerados o centro de origem da planta de pimenta. No entanto, de acordo com evidências arqueológicas, a pimenta pode ter sido cultivada por 6.000 anos no sudoeste do Equador. No século XVI, o cultivo de pimenta estava se espalhando por toda a Espanha, de onde mais tarde foi levado para a França e Itália, e depois por toda a Europa.

2- Vitamina C

Embora geralmente associemos várias frutas à vitamina C, a verdade é que a pimenta fornece uma quantidade significativa desse nutriente, que é tão importante para o corpo. Desta forma, consumir pimentas nos ajudará na absorção de ferro, cálcio, etc, além de manter nossas defesas no ponto.

3- Licopeno

Da mesma forma, é importante observar que os pimentões fornecem grandes doses de licopeno e beta-caroteno, ambos antioxidantes essenciais para manter as células jovens e prevenir o envelhecimento. Ao mesmo tempo, isso ajudará a proteger as células do câncer e de doenças degenerativas, combatendo os radicais livres.

4- Vitamina A

Entre as propriedades benéficas da pimenta, também vale destacar a ajuda à visão noturna, pois ela contém altos níveis de vitamina A. Esse nutriente mantém os olhos saudáveis, de modo que o consumo de pimentas evita doenças oculares.

5- Faz bem para a digestão

Ao contrário do que alguns acreditam quando os consideram indigestos, os pimentões trazem benefícios para o sistema digestivo. Isso porque esse vegetal, além de estimular o apetite, favorece a secreção de sucos gástricos e biliares. As propriedades anti-diarréicas e contra vômitos também foram demonstradas neles.

6- Fibras

Ao falar sobre as propriedades do pimentão, não podemos esquecer seu alto teor de fibras que ajudarão a regular o trânsito intestinal e, portanto, também a prevenir ou resolver problemas de constipação. Da mesma forma, é um alimento saciante, razão pela qual é recomendado em dietas para perder peso.

7- Potássio

Devido ao seu alto teor de potássio, mas com baixo teor de sódio, podemos afirmar que os pimentões também possuem propriedades diuréticas, ou seja, facilitam a eliminação de líquidos e impedem sua retenção no organismo.

Por tudo isso e muitos outros benefícios das pimentas, recomendamos que você as plante em casa para desfrutar ainda mais de seu sabor e propriedades.

Note que ao ter sua própria horta caseira, você estará tendo a certeza de consumir um produto natural e cuja a procedência você conhece, o que sem dúvida alguma aumentará a qualidade de seus pratos, de sua alimentação e por consequência, de sua vida.

Trataremos mais sobre as hortas caseiras ou comunitárias em post futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *