Quando as temperaturas baixam, e o outono e o inverno chegam, os resfriados vem “de brinde”.

Dor no corpo, febre, coriza e dor de cabeça, são os principais sintomas. A maioria das pessoas irá ter essas doenças ao longo da vida, o que não impede que elas tenham dúvidas, tais como: como curar a gripe de forma rápida? Como pude ficar doente de um dia para o outro? E quais remédios devo tomar?

Os remédios caseiros, tais como infusões, sucos com vitamina C e outros alimentos, também geram dúvidas de preparação e de quando ingerir.

A duração da gripe e do resfriado é distinta, assim como ambas as moléstias: a gripe apresenta sintomas próprios, como: dor muscular, dor de garganta, infecção de garganta ou inflamação da mesma, o que acarreta em febres.

Ao contrário do que o senso comum prega, não se deve ingerir antibióticos parava gripe, já que eles agem sob o vírus e não sobre as demais bactérias, que são as suas causadoras.

E infelizmente, não é possível curar a gripe de um dia pro outro, em apenas 24 horas, já que ela dura em média de 05 a 10 dias, e o resfriado no máximo uma semana.

Apresentaremos aqui alguns remédios caseiros, que irão ajudar a lidar com os sintomas, e recuperar sua energia, vigor e saúde:

Enxagues e lavagens de água salgada

Essas lavagens abaixam o muco dos resfriados, facilitando sua expulsão. Você pode usar água do mar, solução salina ou fazer seu próprio enxágue caseiro dissolvendo uma colher de sopa de sal em um litro de água. Para usá-lo corretamente, incline a cabeça para trás, tampe uma narina e inspire profundamente pela outra enquanto aplica o enxágue. Repita a operação no outro orifício.

Vapor

As inalações de vapor com um ingrediente balsâmico o ajudarão a relaxar, respirar mais fácil e eliminar agentes infecciosos. Você só precisa ferver a água em uma panela e adicionar eucalipto ou louro. Cubra a panela com uma toalha e passe sobre a cabeça. Inale os vapores do recipiente até que a água esteja fria.

Gengibre

A raiz do gengibre é benéfica na cura rápida da gripe e do resfriado, bem como no alívio das dores musculares causadas por ela. Rale um pouco de raiz de gengibre fresco e adicione-a ao seu chá ou infusão, se quiser, você também pode adicionar um pouco de suco de limão.
Saiba mais sobre isso em nosso artigo Como usar gengibre para resfriado, pois também é muito útil reduzir a tosse que geralmente permanece como resíduo após resfriados.

Xarope de cebola

Devido às suas propriedades analgésicas e expectorantes, tomar este xarope de cebola pode ajudar a reduzir o frio nasal. É muito simples: ferva um litro de água e adicione uma cebola cortada em pedaços. Quando o caldo estiver cortado ao meio, adicione o suco de um limão e uma colher de sopa de mel. Tome um copo da mistura resultante a cada 3 horas e você notará melhorias.

Sopa de frango

Um clássico que nunca falha, basta escolher sua receita favorita e tomar um copo no almoço ou no jantar. Recomendamos adicionar um pouco de cebola e alho para descongestionar o trato respiratório e servir muito quente.

Café da manhã sem laticínios: se você deseja curar a gripe rapidamente, evite laticínios enquanto estiver doente, pois eles podem piorar a congestão nasal e engrossar a fleuma.
Dieta rica em zinco: consumir esses alimentos durante o processo da gripe fortalece o sistema imunológico e ajuda a aliviar os sintomas. Os alimentos mais ricos em zinco são: carne vermelha, fígado, avelãs, frango, peru, chocolate amargo, queijo ou ovos.
Tome um banho quente: a fumaça do chuveiro ajuda a reduzir a congestão nasal e expulsar o muco. Tomar um banho antes de dormir também o ajudará a relaxar e adormecer.

Use lenços descartáveis: banir lenços de pano de sua vida, pois eles são um foco de vírus que você tocará constantemente. Dirija-se aos tecidos e não os reutilize repetidamente ao longo do dia. Isso ajudará você a que os vírus não permaneçam no ambiente. Livre-se deles depois de usá-los.

Beba bastante água: uma das recomendações, que também é sempre benéfica para o seu corpo, é aumentar a ingestão de líquidos durante o processo de gripe, pois ajuda a manter-se hidratado, eliminar toxinas e expelir muco.
Exercite-se levemente: você pode não gostar muito, mas é apenas uma curta caminhada de cerca de 15 ou 20 minutos que será benéfico e ajudará a se livrar da gripe rapidamente. Dando uma curta caminhada, você terá mais energia, aumentará suas defesas e seu sistema imunológico.

Gargarejo: é o remédio típico da avó que aliviará a inflamação da garganta. Você pode gargarejar camomila, limão, sálvia, tomilho. Faça uma infusão com qualquer um deles e adicione um pouco de mel.

Lave lençóis e toalhas: assim como lenços, lençóis e toalhas podem se tornar fontes de vírus. Lave-os constantemente até o frio acabar, você se recuperará mais rápido e evitará ficar doente de novo.

Caso esteja doente, procure uma UBS/UPA, posto de saúde, pronto socorro ou um médico da família, para ser atendido. Esse texto possui apenas caráter informativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *