A primeira coisa para quem almeja ter uma vida mais saudável é a mudança de seus hábitos alimentares para evitar o ganho de peso e também as doenças decorrentes da falta de nutrientes, como a anemia.

É preciso se reeducar para aprender a comer de forma correta e suprir todas as necessidades nutricionais do corpo.

O corpo humano funciona como um carro: quando o carro precisa se alimentar para ligar, e poder nos transportar para onde precisamos, colocamos gasolina em seu tanque. Quando precisamos nos alimentar, esse é o princípio: ingerirmos comida, que é armazenada em nosso estômago, para que nosso corpo de conta de todas as atividades diárias que precisamos realizar, sem problemas ou impedimentos.

Quando compreendemos essas associações, podemos fazer uma outra: a de que, quando consumimos mais alimentos do que o corpo necessita e suporta, ela se transforma em gordura, e acarreta no ganho de peso. E este é o principal motivo de buscar uma alimentação equilibrada e um estilo de vida menos sedentário, fazendo escolhas inteligentes.

Dicas básicas para uma alimentação saudável

Para uma alimentação saudável todos os dias, é essencial que você saiba quais são os melhores alimentos a serem incorporados à sua dieta e deixe de fora aqueles que apenas fornecem calorias e nenhum nutriente benéfico para o corpo.
Alimentos ricos em frutas e legumes: são os grupos de alimentos mais recomendados, pois contêm muitos nutrientes e vitaminas, mas têm poucas calorias. Além disso, eles são ricos em fibras e fazem você se sentir saciado rapidamente.
Proteínas saudáveis: existem algumas carnes ou peixes que contêm muitas gorduras e que podem ser substituídos por outros tipos que possuem menor quantidade e a mesma contribuição nutricional. No caso de carnes, é melhor escolher carnes magras e peixes que são peixes brancos.

Carboidratos integrais e durante as primeiras horas do dia: carboidratos são o grupo de alimentos que nos fornecem mais energia e, portanto, devem ser consumidos no momento. No caso de praticar esportes, é recomendável levar um prato com esse alimento, porque seu corpo o usará como energia. No entanto, antes de dormir, não é recomendado porque a energia não será usada e acabará convertida em gordura. Recomendamos que sejam grãos integrais porque, portanto, são ricos em fibras em vez de açúcar (assim como os refinados).

Sem doces ou tortas: croaissants, rosquinhas, biscoitos etc. são alimentos que você deve evitar por serem carboidratos brancos, cheios de açúcar e sem suporte nutricional. Ou seja: você está comendo apenas calorias porque elas não têm vitaminas nem nutrientes que nosso corpo vai usar. Portanto, quanto mais longe você estiver desses alimentos, melhor para sua saúde.

Diminuir o açúcar: como aconselhamos, se você não pode viver sem açúcar, opte por alternativas marrons ou naturais como a Stevia. Exatamente o mesmo acontece com o açúcar branco e com os doces: ele não tem nutrientes e, por outro lado, contém muitas calorias.

Como se alimentar bem todos os dias

Agora que você conhece os melhores alimentos a incorporar à sua dieta, recomendamos que o próximo passo seja criar um menu semanal em que você incorpore receitas saudáveis ​​e adequadas para cada momento do dia. Mas para que o seu menu seja bem elaborado, é necessário levar em consideração as seguintes diretrizes:

Divida seu dia em 5 refeições por dia: para manter seu corpo constantemente funcionando e para evitar “binging” durante o almoço ou jantar, recomenda-se que seu dia contenha 5 refeições por dia. Obviamente: na hora do lanche, é essencial deixar de lado os lanches e optar por lanches saudáveis, como frutas ou iogurtes com pouca gordura.

Jantares leves: já lhe dissemos que a hora do jantar deve ser, essencialmente, eliminar a fome, mas não precisamos ir. Portanto, a melhor combinação possível é proteína com baixo teor de gordura com legumes cozidos ou cozidos no vapor; você ficará saciado, mas sem consumir quase nenhuma caloria. Neste artigo, descobrimos os melhores alimentos para o jantar.

Jantar 3 horas antes de dormir: para que nosso corpo possa digerir bem os alimentos, é recomendável que você jante com uma margem de 3 horas antes de ir para a cama.
Carboidratos: uma dieta saudável e equilibrada também inclui carboidratos, mas recomenda-se que sejam tomados durante o café da manhã ou almoço, pois ainda há um dia pela frente para que sua energia seja usada.

Seguindo estas orientações simples, agora você pode estabelecer seu menu semanal com o qual você pode comer saudável todos os dias da semana.

Dicas para comer bem no fim de semana

E nos fins de semana? Sabemos que realizar uma dieta saudável de segunda a sexta-feira é mais ou menos simples, mas nos fins de semana eles tendem a ser mais complicados, pois encontramos amigos, vamos a restaurantes e bebemos um pouco mais de álcool. Mas, levando em conta uma série de dicas, você poderá manter sua vida saudável todos os dias da semana:

Se você estiver indo a um restaurante, é melhor ficar para almoçar do que para jantar: assim você terá a tarde inteira para poder queimar a comida e não ir para a cama com o estômago pesado.

Em um restaurante, procure pratos à la carte que contenham carnes magras ou peixe branco, evitando a tentação de uma pizza, por exemplo, ou um hambúrguer.
Se você passa um dia, no dia seguinte, faz uma dieta de limpeza: embora não seja recomendado que isso seja levado à risca, tudo bem que, se um dia você for a um casamento (por exemplo), no outro você escolher comer uma salada e coma vegetais com uma omelete, por exemplo. Compensar o saldo é uma boa opção para momentos específicos.

Praticar esportes: no fim de semana, temos mais tempo livre para que você possa dedicar 1 hora ao exercício e, assim, calorias excessivas que você tomou. É uma boa maneira de manter a forma e se cuidar e queimar calorias das refeições realizadas.
Fique de olho no álcool: tenha em mente que as bebidas alcoólicas contêm apenas calorias, não têm nutrientes ou vitaminas e também prejudicam o corpo. Portanto, controle o que você bebe e tente não passar adiante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *