Você se sente cansado? Você fica doente frequentemente? Então é possível que suas defesas estejam baixas.

O sistema imunológico é o mecanismo de defesa natural do corpo que nos protege contra infecções causadas por agentes invasores. Mas às vezes, esse escudo defensivo é enfraquecido por diferentes circunstâncias, tornando-nos mais vulneráveis. E como consequência, podemos nos sentir mais cansados e testemunhar uma série de sintomas. É então que precisamos fortalecer o sistema imunológico para elevar as defesas e recuperar nossa capacidade normal de combater as possíveis condições que nos aguardam.

É por isso que hoje nós explicamos os melhores “remédios caseiros” para aumentar suas defesas naturais.

O sistema imunológico

O sistema imunológico é constituído por células, proteínas, tecidos e órgãos e nos protege contra a ameaça de agentes externos que prejudicam nossa saúde.

Quando nossas defesas estão altas, essa função é realizada corretamente. No entanto, nosso corpo não é perfeito e às vezes pode falhar. É então que estamos mais vulneráveis a danos causados ​​por vírus e bactérias que penetram nos organismos, dando origem ao aparecimento de diferentes condições, como gripe ou resfriado.

As células mais conhecidas pertencentes ao sistema imunológico são glóbulos brancos ou leucócitos. Essas células defensivas são armazenadas em diferentes partes do corpo, com maior presença na medula óssea, baço e timo. Quando qualquer agente externo entra no corpo, os glóbulos brancos são secretados através dos gânglios linfáticos. Existem dois tipos de glóbulos brancos ou leucócitos:

Fagócitos – Células que circulam no sangue e capturam microrganismos e outros restos orgânicos.

Linfócitos – Células que compõem 30% do total no sangue periférico. Eles são os principais responsáveis ​​pela imunidade, por isso têm memória. Eles se lembram dos invasores anteriores que já invadiram nosso corpo, facilitando a tarefa de destruí-los.

No caso de ter defesas baixas, essas ações não são executadas normalmente. É por isso que podemos tentar aumentar as defesas através de alguns remédios caseiros.

Uma boa dieta para elevar as defesas do sistema imunológico

Nossa dieta define em grande parte o estado do nosso corpo. Embora seja verdade que existem outros fatores que influenciam, como a atividade física, não há dúvida de que uma dieta correta é básica para ajudar a elevar as defesas e desfrutar de um bom sistema imunológico. Anote:

Alimentos ricos em antioxidantes

Esse grupo de alimentos é composto de vitaminas, minerais e outros nutrientes capazes de lidar com os radicais livres. Esses grupos de átomos são prejudiciais quando se acumulam em grandes quantidades. Por esse motivo, é importante incorporar alimentos antioxidantes na dieta: vitamina C e E, beta-caroteno e selênio.

Alimentos ricos em carboidratos

Eles são os alimentos que fazem parte da pirâmide alimentar, essenciais para fornecer energia e sensação vital ao nosso corpo. Da mesma forma, eles também contribuem para a criação de glóbulos vermelhos, que, como explicamos anteriormente, são essenciais para elevar as defesas. Esses alimentos são pães e cereais, arroz integral, macarrão e legumes.

Alimentos ricos em gorduras insaturadas

Eles não devem ser confundidos com os ricos em gordura saturada. A incorporação de produtos com gorduras saudáveis, isto é, insaturadas, fornece ácidos monoinsaturados e polinsaturados. Eles têm efeitos positivos quando consumidos moderadamente e também reduzem os níveis de colesterol ruim. Alguns dos produtos que podemos incorporar na dieta para aumentar as defesas que melhoram o sistema imunológico são salmão, abacate, nozes e frango.

Alimentos ricos em proteína

As proteínas são nutrientes vitais para que o sistema imunológico desfrute de uma boa saúde. Esses nutrientes devem ser renovados periodicamente, para que uma deficiência de vitaminas não possa piorar o estado de nossas defesas. Além disso, a proteína é o componente mais importante dos glóbulos brancos. Podemos encontrá-la em carnes, peixes, aves, laticínios e ovos.

Durma nas horas certas

A falta de sono enfraquece o sistema imunológico e reduz o número de defesas. Quando não temos um sono reparador ou não dormimos horas suficientes, a contagem de glóbulos brancos experimenta uma perda de ritmo. Durante o sono, ocorrem uma série de processos e mudanças em nosso corpo, que garantem que nosso corpo funcione adequadamente durante o dia. Dormir mal afeta o sistema imunológico; portanto, um dos remédios caseiros mais fáceis para aumentar as defesas é dormir pelas horas necessárias.

Faça exercício físico

Comer e dormir bem são dois dos remédios mais importantes para elevar as defesas e fortalecer o sistema imunológico. No entanto, exercitar nosso corpo fisicamente é outra das condições para desfrutar de boas defesas. Não é necessário realizar exercícios extenuantes, mas fazer cerca de 30 minutos de exercício moderado diariamente. O esporte aumenta as defesas do corpo e estimula a mobilidade dos glóbulos brancos. Além disso, tem muitos outros benefícios para o nosso corpo: aumenta a produção de endorfinas , eliminamos toxinas e cuidamos de nossas articulações, ossos e músculos.

Própolis para fortalecer as nossas defesas naturais

Este produto pode ser incluído na seção anterior, onde os alimentos foram discutidos. No entanto, os benefícios da própolis podem ser usados ​​especificamente como remédio caseiro para aumentar as defesas. Esta substância produzida pelas abelhas possui inúmeras propriedades : anti-inflamatória, antiviral, antibacteriana, cicatrizante, analgésica e imunoestimuladora. Seus componentes aumentam as defesas do nosso corpo e fortalecem o sistema imunológico.

O própolis pode ser usado como acompanhamento das refeições e, com apenas algumas colheres de sopa, poderemos elevar as defesas. Incluí-lo em nossa dieta nos protegerá contra infecções e outros problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *