Os gases podem se tornar nosso grande inimigo, principalmente quando acompanhados de dores abdominais, cólicas, inflamação, queimação, náusea, entre outros sintomas.

A flatulência prematura ou arrotos constantes podem nos deixar muito desconfortáveis, portanto, além de conhecer as causas que produzem os gases e seguir algumas dicas para evitar o seu aparecimento, é conveniente saber o que fazer quando elas ocorrerem.

No artigo a seguir, revelamos os melhores truques para aliviar os gases e que podem ser usados ​​para tentar combater esse problema irritante de forma natural e rápida. Preste atenção!

Por que eu tenho gases?

Muitos são os fatores que podem levar a um problema de excesso de gases e entre eles estão alguns hábitos comuns que podem ser facilmente modificados, mas também uma série de condições ou condições que possivelmente requerem tratamento médico específico para seu controle e cura.

Como principais causas de gases estomacais , destacam-se as listadas abaixo:

  • Comer muito rápido, ansioso ou falando enquanto come. Isso nos faz engolir uma quantidade maior de ar e, consequentemente, gases são gerados.
  • Não mastigar bem os alimentos.
  • Coma alimentos de difícil digestão e que promovam o acúmulo de gases, como alimentos muito ricos em fibras, legumes, laticínios inteiros, etc.
  • Consumir refrigerantes.
  • Fazer mudanças muito abruptas na alimentação que causem alterações na flora intestinal.
  • Ser intolerante a certos alimentos.
  • Uso de medicamentos antibióticos.
  • Sofrer de condições como: intestino irritável, indigestão, doença celíaca, dispepsia, prisão de ventre, gastrite, etc.

É importante consultar um médico quando você sofre de um problema de gases excessivos e outros sintomas como dor de estômago, azia, queimação, náusea, vômito, prisão de ventre, diarreia, febre, perda súbita de peso ou fezes pretas com sangue ou odor.

Posturas para eliminar gases

Entre os melhores truques para eliminar os gases rapidamente , existem algumas posturas corporais que você pode facilmente adotar em casa e que podem ser muito úteis no combate a esse problema, pois favorecem a expulsão dos mesmos, além de ajudarem a reduzir a inflamação abdominal e fortalecer todos os músculos que estão envolvidos no processo de digestão.

As posturas para expelir gases que você pode realizar são as seguintes:

Postura pavanmuktasana: basta deitar de costas e levar um joelho ao peito, segurando-o com as mãos para manter a perna nessa posição. Levante a cabeça e tente trazê-la para o joelho dobrado. Prenda a respiração nessa posição e permaneça lá por cerca de 10-20 segundos.

Postura da cobra: deite-se de bruços apoiando as palmas das mãos no chão abaixo dos ombros e alongue o tronco, trazendo a cabeça para trás enquanto pressiona o osso púbico contra o chão.

Postura halasana: deite-se de costas com as pernas e pés juntos e depois levante as pernas em direção à cabeça tentando ficar acima dela até que as pontas dos dedos dos pés toquem o chão.

Camomila para aliviar gases

Um dos remédios caseiros mais infalíveis que podemos encontrar para os gases é tomar uma infusão de uma planta que, por suas propriedades, melhora a digestão e nos dá o alívio que buscamos. De tudo o que podemos encontrar, a camomila é uma das mais eficazes, pois é uma erva que tem propriedades muito benéficas para o sistema digestivo em geral, ajudando a melhorar a digestão e a combater as dores de estômago, inflamações e cólicas. seus efeitos antiespasmódicos. É ideal para sentir um grande alívio e expelir os gases mais rapidamente.

Mergulhe um saco de infusão de camomila em água fervente e deixe em infusão por 5 minutos, depois beba e você perceberá imediatamente como o desconforto desaparece.

Outras infusões para aliviar gases

Mas a camomila não é a única infusão que poderá te ajudar, pois entre os truques para aliviar os gases naturalmente você também pode incluir a ingestão, em infusão, de outras plantas medicinais que têm boas propriedades para melhorar a digestão, reduzir o inchaço abdominal e aliviar cólicas, dores de estômago e náuseas. Os que podem oferecer os melhores resultados são:

  • Menta
  • Anis-estrelado
  • Funcho
  • Canela
  • Cominho
  • Louro
  • Milenrama
  • Dente de leão
  • Gengibre

Água quente com limão para os gases

Beber um pouco de suco de limão diluído em água é outro dos grandes remédios naturais para eliminar gases que você pode usar. Isso porque o limão é uma fruta com boas propriedades para a saúde do trato digestivo, evitando o acúmulo de gases e outros sintomas como cólicas abdominais, distensão abdominal ou sensação de peso.

Basta aquecer um copo de água e adicionar o suco de um limão espremido na hora para tomar após as refeições em pequenos goles. Desta forma, você evitará muitas dores de estômago.

Suco de mamão e abacaxi

Como remédio caseiro para gases, os sucos de mamão e abacaxi também ocupam posição privilegiada. O mamão é uma fruta que melhora o processo de digestão e evita a formação de gases estomacais, inflamações e o peso que pode sentir após a ingestão. Por sua vez, o abacaxi contém uma enzima chamada bromelaína, excelente para melhorar o trânsito intestinal e promover a saúde digestiva.

Para fazer esse suco para os gases mamão e abacaxi, basta cortar 1 abacaxi pequeno e 1 rodela de mamão papaia e depois processar as duas frutas até obter um suco homogêneo. Beba a bebida que acabou de fazer para tirar partido de todas as suas propriedades.

Massagens para eliminar gases

Outro bom truque para remover os gases é aplicar uma compressa com água quente na região abdominal. O calor irá ajudá-lo a aliviar o desconforto, a dor e a inflamação de uma forma muito eficaz.

Além disso, você pode fazer algumas massagens abdominais para ajudar a combater o acúmulo excessivo de gases e promover sua rápida expulsão. Por cerca de 10 ou 15 minutos, deite-se de costas e, com um pouco de óleo nas mãos, massageie a área, circulando no sentido horário e aplicando uma pressão leve e suave.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *