Adote uma vida saudável!

Se você quiser apostar em hábitos alimentares saudáveis, comece a mudar sua dieta e reduzir o consumo de açúcares e gorduras, que apenas nos fornecem calorias e dificilmente contêm nutrientes. Ma essas mudanças na dieta não precisam produzir uma sensação maior de fome, porque você substituirá os produtos com calorias vazias por outros que fornecerão componentes interessantes, como fibras, vitaminas, etc.

De qualquer forma, se você tem um pouco de vergonha de mudar sua dieta por medo de ficar com fome, neste artigo vamos ajudá-lo a alcançar seu objetivo.

Continue lendo e você descobrirá como comer bem sem passar fome com uma série de dicas e recomendações que mostrarão como você pode criar seu plano alimentar e desfrutar de um corpo 100% saudável.

Coma devagar para assimilar bem os alimentos

Para comer bem sem passar fome, a primeira coisa que precisamos fazer é comer mais devagar. Por quê? Porque o nosso estômago leva cerca de 20 minutos para enviar a mensagem ao cérebro de que já está saciado e, portanto, se comermos rápido demais, provavelmente comeremos mais comida do que realmente precisamos para acalmar o apetite.

É importante mastigar bem a comida e prolongar as refeições e jantares por cerca de 20 ou 30 minutos para garantir que você esteja fornecendo ao corpo a comida de que precisa, nem mais, nem menos!

Além disso, com alimentos bem triturados, ajudaremos nosso sistema digestivo a processar melhor os nutrientes no trato intestinal.

Divida o seu dia em 5 ou 6 refeições

Outro dos truques para poder comer bem sem passar fome é que você come mais vezes durante o dia, mas em quantidades mais controladas e aposte em lanches saudáveis.

Existem pessoas que acreditam que é melhor comer 3 vezes ao dia, mas a verdade é que é totalmente contraproducente: o mais recomendado é que você consuma alimentos em 5 ou 6 horas diferentes do dia e, assim, obterá benefícios como os seguintes:

Saciará o apetite entre as refeições: se você fizer um lanche saudável no meio da manhã, no meio da tarde ou antes de dormir, poderá adicionar energia extra ao seu corpo e, além disso, acalmará a fome. Com isso, você também conseguirá alcançar as principais refeições do dia com fome mais controlada e, portanto, evitar a compulsão alimentar.

Acelerando o metabolismo: Outra razão pela qual é recomendável comer várias vezes ao dia se você deseja perder peso é ativar o trabalho do metabolismo, fazendo com que seu corpo consuma mais calorias durante o dia.

Obviamente, para se manter saudável, evite comer doces ou salgadinhos entre as refeições e, na sua falta, opte por alimentos mais saudáveis, como, por exemplo, frutas da estação, iogurte desnatado, um punhado de frutas secas, um pequeno lanche saudável, etc.

Sempre tente comer em casa

É claro que, se queremos comer de maneira saudável, não há nada melhor do que cozinhar nossas próprias receitas, porque, dessa maneira, controlamos as quantidades que usamos de óleo, sal, métodos de cozimento etc. É por esse motivo que é recomendável que, para uma alimentação saudável, você sempre tente comer comida caseira e evite sempre ir a restaurantes.

Se você come no trabalho, pode preparar marmitas com alimentos saudáveis e ajudará a cuidar de si mesmo todos os dias da semana.

Se você almoçar ou jantar com amigos, recomendamos que, para uma alimentação o mais saudável possível, tente sempre pedir receitas feitas no forno ou grelhadas e peça pratos sem molhos; Dessa forma, você poderá evitar uma contribuição extra de gorduras e calorias em seus pratos.

Inclua legumes em todas as suas refeições para satisfazer seu apetite

Um dos melhores truques que ajudarão você a se alimentar de forma saudável sem passar fome é incluir legumes em todas as suas refeições e até mesmo nos lanches entre as refeições!

Embora pareça muito complicado, a verdade é que, com essa prática simples, você satisfará seu apetite e, além disso, encherá seu corpo de vitaminas e minerais no mar saudável para passar o dia.

Os vegetais são muito ricos em fibras e, portanto, contribuem para saciar a fome naturalmente, além de purificar o corpo, melhorando o trânsito intestinal. Por esse motivo, coma uma porção de vegetais em todas as suas receitas e você notará como sua fome é acalmada sem ter que consumir grandes quantidades de comida.

Abaixo, daremos um exemplo para que você entenda como incluir vegetais em todas as refeições:

Café da manhã: Sanduíche de atum com alface, tomate e pepino
Meio da manhã: suco de frutas e vegetais
Almoço: Lentilhas com legumes
Lanche: 2 cenouras ou uma batida de vegetais
Jantar: Grão de bico com espinafre

Evite farinha branca e açúcar

Se você deseja comer bem, evite alimentos que ofereçam “calorias vazias” , ou seja, produtos com uma ingestão nutricional muito baixa e que, no entanto, estejam cheios de calorias. Esses alimentos são, sobretudo, farinhas açucaradas e brancas que, devido ao componente viciante do açúcar, farão com que você queira continuar comendo em vez de saciar o apetite.

As farinhas brancas passaram por um processo de refino industrial durante o qual perderam a maioria de seus nutrientes e são misturadas com açúcares; Por esse motivo, é altamente recomendável que você pare de consumir pães brancos ou massas e, na sua falta, opte pela versão integral que é muito mais nutritiva e, também, muito rica em fibras, o que satisfará sua fome.

Consuma carboidratos para evitar a fome

E, finalmente, é essencial comer bem e não passar fome, pois os carboidratos fazem parte de sua dieta .

Muitas pessoas consideram esse grupo de alimentos um inimigo da vida saudável, mas é uma crença totalmente falsa. Os carboidratos são nossa principal fonte de energia e, além disso, são muito saciantes (principalmente quando adotamos a versão integral, como já apontamos).

Por esse motivo, é recomendável começar o dia com uma porção significativa de carboidratos e, durante a primeira metade do dia, esses alimentos também fazem parte de nossa dieta: você pode acompanhar sua refeição com 40 gramas de pão para obter uma sensação mais rápida de saciedade.

Mas é claro: à noite, é melhor não comê-los, porque nosso corpo não precisa dessa injeção de energia e, se os consumirmos, eles acabarão se acumulando como gordura saturada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *