A comida pode ser o nosso melhor aliado para fortalecer nossas defesas e impedir que tenhamos uma gripe neste inverno ou que sejamos mais nas estatísticas. Portanto, devemos prestar atenção especial ao que comemos durante esta época do ano.

A dieta ideal é equilibrada e combinada com um estilo de vida saudável. Mas também é fato que, se introduzirmos certos alimentos sazonais que envolvem o fortalecimento de nossas defesas, ajudaremos nosso sistema imunológico a se defender contra agentes externos que possam enfraquecê-lo. Portanto, é sempre recomendável que, além de tomar um antigripal no caso de já estarmos doentes, adicionemos os seguintes alimentos à nossa cesta:

Cítricos

Frutas como limão ou laranja, como vegetais de folhas verdes como espinafre, são ricos em vitamina C, então ajudam a aumentar e fortalecer as defesas, além de aliviar os sintomas caso já tenhamos contraído uma gripe ou resfriado.

Alho e cebola

Ambos têm um componente antiviral e antibacteriano que nos protege de contrair infecções. Além disso, eles não apenas aumentam nossas defesas, mas também melhoram nossa resposta contra vírus e bactérias e ajudam no processo de cicatrização.

Alimentos antioxidantes

Nesse grupo, podemos incluir frutas e legumes, como beterraba, brócolis ou romã. Seu poder antioxidante evita o efeito prejudicial dos radicais livres em nosso corpo, além de ajudar a eliminar toxinas e fortalecer o sistema imunológico.

Ovos

Este alimento contém dois minerais essenciais para nossas defesas, que são zinco e selênio. Além disso, sua composição é muito rica em vitaminas, ácidos graxos e proteínas de alto valor biológico. Por isso, é aconselhável incorporá-los em nossa dieta se quisermos evitar uma infecção.

Alimentos fermentados

As bactérias vivas que eles contêm são uma fonte de probióticos, que nos ajudam a ter um bom crescimento da flora bacteriana, produzindo efeitos benéficos não apenas no sistema digestivo, no sistema imunológico e no resto do corpo. Neste grupo estão o iogurte, queijo e novos produtos que estão sendo introduzidos em nossa dieta, como o kefir.

Alimentos ricos em vitaminas A, B e E

Nos alimentos vermelhos, vegetais verdes e outros como a cenoura e e abóbora, podemos encontrar a vitamina A, um componente que ajuda a melhorar a imunidade de nossa pele. Por outro lado, B (B1, B2, B5 e B12), que servem para aumentar nossas defesas, estão mais presentes em leguminosas e cereais, além de laticínios ou certos peixes. Efeito que também produz vitamina E, que pode ser encontrada, por exemplo, no azeite de oliva ou em frutas secas.

Gengibre

Como complemento, podemos incorporar esta raiz da culinária asiática, conhecida por suas propriedades medicinais, em nossos pratos. Além de ajudar o sistema digestivo e circulatório, o gengibre também combate vírus e bactérias nocivas, pois é rico em nutrientes como potássio, niacia e vitamina C, além de possuir propriedades expectorantes, antitússicas (contra tosse) e anti-inflamatórias, o que pode ajudar a combater vários dos sintomas da gripe, resfriado e outras viroses comuns.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *