A beterraba é uma raiz geralmente consumida em saladas, com um sabor muito particular e um poder refrescante muito apreciado, especialmente nos meses de verão.

Mas além disso, você deve saber que esse vegetal tem muitos benefícios para a saúde do corpo e é altamente recomendado, por exemplo, no caso de anemia, doenças cardiovasculares, níveis elevados de colesterol, entre outros.
Continue lendo este artigo se quiser descobrir todos os benefícios das beterrabas e, assim, tirar proveito de suas propriedades mais destacadas.

1- É antioxidante

Os alimentos antioxidantes são essenciais para uma dieta saudável, principalmente por sua ação contra a formação de radicais livres no organismo, responsáveis ​​pela oxidação e envelhecimento das células e pelo desenvolvimento de diversas doenças, entre as quais o câncer. E você deve saber que a beterraba está cheia de antioxidantes, como flavonoides e antocianinas, que ajudam a diminuir o risco de certos tipos de câncer, especialmente o câncer de cólon e doenças degenerativas.

2- Boas para o colesterol

Quando você tem altos níveis de colesterol ou triglicerídeos no sangue, pode encontrar um bom aliado na beterraba para reduzi-los. Seu conteúdo em fibras solúveis e antioxidantes favorece que os níveis de açúcar e colesterol permaneçam controlados e também foi apontado que elas possuem a capacidade de aumentar o bom colesterol no organismo. Tudo isso protege a saúde contra doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.

3- Boas para digestão

O consumo de beterraba também beneficia a saúde digestiva, pois contém fibras e vitamina B favorece os movimentos intestinais, tornando o processo de digestão ideal. Também é um bom remédio natural para estimular o apetite e tratar a constipação, uma condição que pode aparecer principalmente devido à falta de fibras na dieta diária.

4- Ajudam na formação do feto

Entre os benefícios mais marcantes da beterraba, descobrimos que, por ser muito rica em ferro e ácido fólico, é excelente para pacientes que sofrem de anemia e, principalmente, para mulheres grávidas, porque durante a gravidez é necessária uma quantidade maior de ferro para produzir hemoglobina e garantir que a quantidade necessária de oxigênio chegue às células. Por sua vez, o ácido fólico é essencial para prevenir distúrbios congênitos do feto e que o bebê nasça com problemas de saúde ou malformações.

5- Ajudam a eliminar toxinas de seu corpo

A beterraba contém uma alta porcentagem de água e possui propriedades purificadoras muito poderosas, pois estimula a função hepática, intestinal e renal. Portanto, comer beterraba é uma ótima opção para eliminar toxinas e expulsar os líquidos acumulados e, entre outras coisas, promover a perda de peso e combater condições como retenção de líquidos.

6- Fazem bem para a saúde e para sua pele

Além de tudo isso, outros benefícios da beterraba são aqueles relacionados ao fortalecimento do sistema imunológico e da saúde da pele, pois contém vitaminas essenciais que protegem o corpo contra vírus e doenças, além de prevenir inflamações da pele e condições como acne, ajudando os tecidos da pele danificados a se repararem mais rapidamente.

Diante de todos estes benefícios, que tal incluir a beterraba em sua dieta? Seu corpo e saúde agradecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *