O chocolate amargo é um dos produtos mais consumidos em todo o mundo, não apenas pelo sabor requintado e pela grande variedade de benefícios, mas também pela versatilidade. E é que esse alimento permite a preparação e acompanhamento de um grande número de pratos e bebidas que atraem adultos e crianças.

Mas você sabia que o chocolate amargo também é um ingrediente muito benéfico para a sua saúde? Embora seja verdade que é um produto em torno do qual muitos mitos e dúvidas giram, no artigo a seguir falaremos sobre cada um deles.

Quais são os benefícios mais populares do chocolate amargo? O chocolate amargo engorda ou é bom para perder peso?

Chocolate amargo, ao contrário do chocolate ao leite ou chocolate branco, tem mais cacau e menos açúcares e gorduras, o que oferece muito mais benefícios do que inconvenientes para a sua saúde.

Esse ingrediente, ou seja, 100% de cacau, contém grandes quantidades de minerais como cálcio, potássio, fósforo, ferro etc., além das vitaminas B1, B2, B3, C e E. Esses nutrientes, juntamente com os antioxidantes naturais.

Já os flavonoides do chocolate preto fazem deste produto uma delícia para o paladar e para a saúde. É por isso que podemos afirmar que algumas das propriedades mais importantes do chocolate preto são:

Propriedades antioxidantes
Propriedades antivirais
Propriedades anti-inflamatórias
Propriedades saciantes
Propriedades estimulantes
Propriedades anticoagulantes

Para se beneficiar de todas essas propriedades, basta consumir um único quadrado de chocolate amargo.

Chocolate amargo para combater problemas cardíacos

O chocolate amargo ou escuro é conhecido, entre muitas outras coisas, por contribuir para o bom estado do coração. Isso ocorre porque, sendo uma ótima fonte de antioxidantes, este produto é responsável por regular corretamente o fluxo sanguíneo e impedir o aparecimento de coágulos sanguíneos a longo prazo.

Além disso, e intimamente ligado a isso, deve-se mencionar que o chocolate amargo também ajuda a reduzir a pressão sanguínea, pois seu alto teor de óxido nítrico relaxa as artérias e promove melhor circulação sanguínea. Portanto, pessoas com pressão alta ou problemas cardíacos não precisam desistir de um pedaço de chocolate preto.

Chocolate amargo para a saúde da sua pele

O chocolate amargo, devido aos seus flavonoides, propriedades antioxidantes e compostos ativos, também atua como um ótimo remédio caseiro para a pele. Não só é responsável por hidratá-lo em profundidade e evitar ressecamento e coceira, mas também garante a circulação sanguínea ideal nas camadas superiores da pele.

Além disso, o chocolate escuro também ajuda a proteger a pele do sol, pois cria uma maior resistência aos raios ultravioleta que evita a desidratação e outros danos. É por isso que existem tantos tratamentos estéticos e máscaras faciais, cujo principal ingrediente é o chocolate escuro. Ainda você não tentou?

Chocolate amargo para sintomas de depressão

Embora possa parecer surpreendente para alguns, o chocolate amargo contribui para reduzir alguns sintomas de depressão, como decadência e angústia. Isso ocorre porque o chocolate escuro contém feniletilamina, uma substância natural que atua como transmissor de nêutrons e tem efeitos psicoativos que podem ser notavelmente positivos.

Evidentemente, em nenhum caso o chocolate amargo (ou qualquer outro alimento) deve ser entendido como remédio para depressão ou ansiedade, uma vez que esses são distúrbios mentais graves que sempre devem ser tratados pelos profissionais de saúde.

Chocolate amargo para mais energia

Eles dizem que o chocolate amargo é um dos melhores aliados dos atletas, e a verdade é que não é surpreendente. Devido às suas calorias e propriedades estimulantes, este produto é capaz de fornecer ao seu corpo uma energia extra, mesmo nos momentos de maior fraqueza.
Então, se você quiser aproveitar um produto que não

Chocolate para melhorar a memória

O chocolate amargo é altamente recomendado para idosos e pessoas que, em geral, precisam aumentar sua concentração … por quê? Bem, porque o chocolate amargo tem a capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro e melhorar a memória e as habilidades cognitivas daqueles que o consomem.

Sendo uma substância estimulante (como o chocolate amargo contém teobromina, muito semelhante à cafeína), é um alimento que pode prevenir doenças como a doença de Alzheimer.

Chocolate amargo para regular o colesterol

Consumir chocolate escuro com moderação é ideal para quem sofre de problemas de colesterol, pois diminui os níveis de colesterol ruim (ou seja, LDL) no sangue e aumenta os níveis de colesterol bom (HDL).

Chocolate amargo para o fígado

Antes de explicar como o chocolate amargo pode beneficiar a saúde do fígado, devemos esclarecer que o consumo abundante de qualquer tipo de chocolate em pessoas que sofrem de fígado gorduroso pode ser muito negativo, pois esses alimentos já são gordurosos.

No entanto, um estudo do Hospital de Genebra afirmou que o chocolate escuro consumido com moderação era muito benéfico para pacientes com cirrose, pois as propriedades deste alimento diminuem a pressão sanguínea do fígado e reduzem o risco de disfunção endotelial.

Chocolate amargo para fortalecer o esmalte dentário

Ao contrário do que muitos acreditam, o chocolate amargo não só não prejudica os dentes, mas ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes.
Também devemos agradecer à teobromina, pois é uma substância que impede que as bactérias em nossas bocas produzam o ácido que danifica os esmaltes. Portanto, comer um pouco de chocolate escuro de vez em quando também pode ser benéfico para a boca.

Chocolate amargo para a saúde do seu cabelo

Você sabia que o chocolate amargo é protagonista de muitos tratamentos de beleza para cabelos? A vitamina B1 do chocolate amargo é responsável por tornar este ingrediente um produto perfeito para cabelos desidratados e danificados que não têm brilho, maciez e volume.

Este estimulador promoverá notavelmente a produção de colágeno no cabelo, proporcionando assim uma luminosidade e hidratação extrema.

Chocolate preto para perda de peso

As propriedades saciantes do chocolate amargo são perfeitas para quem deseja manter o peso baixo.

Obviamente, é um alimento que se consumido excessivamente pode engordar, mas a verdade é que isso acontece com praticamente todos os produtos do mundo. Por outro lado, o consumo moderado de chocolate amargo pode fazer com que seu apetite diminua drasticamente.

O chocolate amargo faz você engordar?

É importante entender que o consumo excessivo de qualquer produto pode ser prejudicial à saúde. O chocolate amargo não é exceção, pois contém certas calorias e gorduras que, embora sejam muito inferiores às de qualquer outro chocolate, podem alterar o funcionamento regular do seu corpo.

No entanto, o chocolate amargo não engorda se consumido com moderação e se tiver mais de 65% de cacau puro (e, é claro, sem adição de açúcar). De fato, e como vimos anteriormente, as incríveis propriedades saciantes do chocolate escuro reduzirão significativamente o apetite e você poderá atingir seu peso ideal em menos tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *