As plantas em casa podem servir para dois propósitos: decorar o ambiente com a sua  beleza natural ou por serem utilizadas como remédios caseiros. Nossos avós já mantinham o costume de utilizar chás e plantas para o tratamento de alguns incômodos do dia a dia ou mesmo na cura de determinadas doenças.

Veja a seguir as principais plantas para cultivar em casa:

Alecrim

O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo.O chá do alecrim é digestivo, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado, baixa imunidade, inflamações e problemas de pele.

No combate à caspa e para o crescimento do cabelo o alecrim também é indicado. Crianças menores de 12 anos não devem tomar esse chá.

 

Coentro

Um ótimo tempero que não pode faltar na cozinha o coentro é excelente para o bom funcionamento do intestino e no combate às cólicas estomacais. Além disso, pode ser utilizado no controle da ansiedade.

 

Erva-cidreira

O chá de erva-cidreira é um ótimo calmante, além de ser um relaxante natural por contas de seus óleos essenciais. A erva-cidreira também contribui no combate à cólicas e gases.Tem poder analgésico e antiespasmódico, além de ser um bom combatente da herpes labial.

 

Camomila

A camomila é muito utilizada como anti-inflamatório natural. Combate os gases e ajuda a diminuir as cólicas. A camomila também pode ser usada na pele para manter hidratada.

 

Eucalipto

O eucalipto é um excelente remédio natural quando falamos no alivio de secreções no pulmão. A planta que tem componentes como o eucaliptol e o citronelol, interfere diretamente na dilatação da mucosa nasal, dilatando os brônquios e facilitando a eliminação do catarro.

 

Erva-doce

A erva-doce atual na musculatura intestinal, contribuindo na eliminação dos gases e nas dores da região abdominal. Utilizada desde os bebês até os idosos, auxilia no combate a gastrite, enxaqueca e em problemas digestivos.

Guaco

O guaco é muito utilizado no tratamento para aliviar os sintomas da bronquite, asma e tosse.Suas folhas possuem ação paliativa nos casos agudos de doenças respiratórias. O guaco realiza uma ação para dilatar a musculatura do aparelho respiratório, contribuindo com a passagem do ar. Também pode ser utilizada em úlceras, feridas e no tratamento de varizes.

Arnica

A arnica é um excelente remédio para hematomas e manchas roxas. Contribui no alivio de dores musculares, na remoção de coágulos e manchas na pele. Problemas de pele, como a furunculose e a acne, também são tratados com a arnica. Gota, tendinites e dores reumáticas também são aliviadas com o uso da planta.

Babosa

A babosa é uma das plantas mais eficientes no combate à caspa, piolhos e lêndeas. Além de promover uma excelente hidratação nos cabelos. Com sua função antisséptica, contribui com a multiplicação celular, portanto é ideal para o tratamento e cicatrização de feridas, queimaduras e inflamações na pele.

Como cultivar essas plantas em casa?

É possível cultivar as plantas em casa mesmo sem um quintal, atualmente existem opções de jardins verticais, onde se aproveita pequenos espaços para criar um jardim, ou aderir ao cultivo em pequenos vasos. O importante é conhecer cada planta e saber quais os cuidados necessários para cada uma.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *