Por qual motivo eu fico facilmente doente?

Na vida, estamos expostos a muitos fatores que podem interferir constantemente em nossa saúde, fazendo com que ela seja afetada por longos períodos de tempo sem encontrar nenhuma causa aparente. Embora as doenças apareçam como uma resposta a um vírus ou infecção que afetou o corpo, muitas vezes também são uma consequência da maneira como estamos nos alimentando, do nível de estresse que gerenciamos ou da dificuldade de lidar com problemas emocionais.

A verdade é que existem muitas razões pelas quais uma pessoa pode se sentir constantemente com problemas de saúde e isso não precisa necessariamente ser um assunto sério. O ideal é identificar quais fatores podem estar afetando nosso sistema imunológico para atacar a raiz do problema e não a “doença”. Se você está cansado de se sentir mal e se pergunta todos os dias: ” por que estou tão doente “, é melhor ler atentamente este artigo para encontrar a resposta para sua pergunta e seus sintomas.

1- Controle o estresse

Se você não parar de se perguntar ” por que estou tão doente “, talvez seja necessário mudar sua pergunta para: “Estou estressado?”. O estresse tem um poder incalculável para afetar negativamente a saúde do corpo humano, não é em vão que é aconselhável controlar o estresse, aprender a lidar e impedir que ele nos domine.

O estresse não enfraquece o sistema imunológico, mas o deprime, tornando-o fraco para se defender contra qualquer vírus ou bactéria que deseje penetrar em nosso organismo e, além disso, dificulta a recuperação do nosso corpo de doenças, deixando-nos doentes por muito mais tempo do que o normal. Se você acha que o estresse pode ser a razão de ficar doente por tanto tempo, a melhor coisa a fazer é começar a se exercitar, porque o exercício ajuda a aumentar suas defesas e drenar o estresse.

2- Cuide da sua mente

Dizem que a mente está no controle de todo o corpo e acontece que muitas de nossas emoções derivam de nossos pensamentos. Por esse motivo, é comum que, quando uma pessoa passa por episódios de ansiedade ou depressão, ela também apresenta problemas de saúde. Isso porque as emoções afetam o funcionamento do corpo.

Há muitas pessoas que, quando estão ansiosas, apresentam “nervos no estômago”, intestino irritável, diarreia, dores de cabeça e até tontura. Nesses casos, é melhor aprender a controlar a ansiedade ou tratar a depressão, se aplicável, para impedir que as emoções continuem a causar um efeito contraproducente no resto do corpo e deixem de ser a razão pela qual você fica tão doente.

3- Sua dieta

A dieta pode ser outra resposta para essa pergunta frequente “por que fico tão doente”. Nós somos o que comemos , de modo que, quanto mais saudáveis ​​forem os alimentos com os quais nutrimos o corpo, mais saudáveis ​​serão.

Portanto, é recomendável ter uma dieta saudável, rica em minerais, vitaminas e proteínas, para que o sistema imunológico tenha todos os nutrientes necessários para se manter forte e combater vírus e bactérias que desejam atacá-lo.

Da mesma forma, quando temos uma dieta saudável, o processo de digestão e assimilação de nutrientes facilita o sistema gastrointestinal, o que permite melhorar a saúde do estômago, fígado e intestinos e desfrutar de excelentes valores sanguíneos.

Se ultimamente tudo que você come o adoece e passou meses com episódios de dor de estômago, a coisa mais recomendada, além de consultar um especialista, é melhorar sua dieta.

4- Fortaleça seu sistema imunológico

Quando o estresse, a temperatura, as emoções ou a dieta afetam o sistema imunológico, é melhor fortalecê-lo para evitar que um vírus inofensivo se torne uma doença por meses. Como podemos fortalecer o sistema imunológico? Muito fácil, aumentando o consumo de vitamina C, nos exercitando, comendo de forma saudável, consumindo vitamina A e descansando.

5- Durma bem

O sono profundo é extremamente importante para a saúde do corpo, pois durante os mesmos ocorrem processos químicos envolvidos em nosso bem-estar físico e emocional. Quando o sono é afetado, temos menos energia e nos sentimos mais fracos, permitindo que qualquer vírus que penetre no corpo e seja capaz de produzir um choque.

Dormir oito horas por dia é necessário para que o corpo e a mente se regenerem e funcionem corretamente; E se você teve episódios constantes de insônia recentemente, recomendamos praticar a meditação como uma técnica para complementar sua saúde e acalmar sua mente para induzi-la a um sono profundo.

6- Descanse

Você precisa descansar! Pode não perceber, mas se você não sofre de estresse ou ansiedade, come adequadamente e dorme as horas que seu corpo precisa para se sentir adequadamente, pode ser que seu corpo esteja cansado porque há anos você não para de trabalhar, caminhar e estar em constante movimento, sem sequer parar por um segundo para descansar.

Então, talvez seja hora de tirar as férias atrasadas, mesmo que seja para ficar em casa vendo a cidade pela sua janela. Muitas vezes, nosso corpo não se recupera de uma doença porque não temos o descanso necessário. E isso acontece porque assim que vemos a menor indicação de melhora, corremos para a rotina e acontece que isso só pode piorar nossa saúde.

Planeje a viagem que você tanto quer fazer, descubra sua cidade novamente, mas leve a sério a ideia de fazer uma pausa agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *