Estar constantemente resfriado pode ser sinal de que outras coisas não estão bem em seu corpo. Vejamos quais são.

Às vezes temos um resfriado e parece que ele nos pega e não nos deixa escapar. Mas, por que isso acontece?

Para ser 100% saudável, é importante ter um forte sistema imunológico capaz de superar qualquer agressão externa, como vírus ou bactérias que causam doenças. Mas também existem muitas causas para resfriados frequentes e, neste artigo, vamos descobrir as mais comuns para que você possa mudar seus hábitos e alcançar uma saúde do ferro.

Continue lendo e você descobrirá por que sempre pega resfriado. Além disso, daremos algumas dicas para que você aprenda a evitar essa condição e viva muito melhor.

Ter um resfriado pode ser sintoma de outra doença

Entre as causas do resfriado frequente, devemos especificar que, às vezes, essa condição aparece devido a outra doença importante que interfere no nível de nossas defesas, tornando-nos mais predispostos a ataques de agentes externos. A seguir, indicaremos as situações que podem levar uma pessoa a ter um resfriado:

Padecer de anemia

A anemia é uma das doenças que podem produzir um resfriado como sintoma. A razão é que as pessoas com essa condição têm uma deficiência de glóbulos vermelhos, algo que pode advir de uma dieta pobre em ferro ou de outros fatores. Assim, com uma diminuição dos glóbulos vermelhos, experimentamos uma diminuição das defesas que podem nos tornar mais sensíveis à agressão de infecções externas.

Ter diabetes

Se você tem diabetes, é possível que sofra de danos nos rins (conhecido como nefropatia diabética). Isso ocorre devido a níveis alterados de glicose. Isso pode produzir uma queda nas defesas, bem como uma sensação de frio por todo o corpo, que pode torná-lo mais aberto a se infectar com vírus ou bactérias externas.

Você sofre de hipotireoidismo

Ter uma tireoide hipoativa também pode ser um dos motivos que respondem à sua pergunta “Por que estou sempre resfriado? ” Essa doença pode afetar o sistema imunológico, diminuindo as defesas e facilitando em muito o ataque de um agente infeccioso.

Alterações no hipotálamo

É a glândula responsável pela regulação da temperatura corporal; portanto, se sofrermos alterações nela, o risco de resfriado aumentará.

Infeções fungais

A Candida habita nosso corpo, um fungo que, se alterado, pode produzir uma infecção fúngica, causando sintomas como prurido, alteração da aparência da pele, desconforto etc. Essa irregularidade afeta nosso sistema imunológico e, portanto, é comum uma pessoa com candidíase também ter um resfriado.

Hábitos de vida pouco saudáveis

Outro motivo que pode responder à pergunta sobre porque sempre temos resfriados é que não seguimos hábitos saudáveis ​​e, portanto, não temos uma saúde forte e preparada para nos defender de qualquer agente infeccioso que possa comprometer nossas defesas.

Estar abaixo do seu peso

Quanto menos gordura corporal você tiver, menos proteção teremos para combater as quedas de temperatura, já que nosso corpo consome mais calorias quando está frio para tentar equilibrar essa mudança. Uma pessoa magra perde o calor do corpo mais rapidamente e, portanto, tem mais possibilidades de adoecer.

Viver com excesso de estresse e ansiedade

Levar uma vida estressada também pode afetar o bom funcionamento do nosso sistema imunológico. Ao atacar o sistema nervoso, alteramos nosso biorritmo e podemos começar a experimentar condições como resfriados.

Alimentos pouco saudáveis ​​e nutritivos

“Nós somos o que comemos” é uma das frases mais precisas que existem. Graças à comida, introduzimos em nosso corpo uma série de vitaminas e minerais que nos ajudam a nutrir nosso corpo e fazê-lo funcionar corretamente. Por esse motivo, se você ingere uma dieta pouco nutritiva, não está cuidando da sua saúde e, portanto, é normal sofrer de doenças como resfriados.

Dicas para prevenir resfriados

Agora que você já conhece algumas das causas de resfriados frequentes e, para evitá-las, é importante levar em consideração algumas dicas que ajudarão a fortalecer suas defesas e poder estar mais protegido contra o ataque de infecções externas, como bactérias ou vírus.

É importante, como já apontamos, seguir uma dieta nutritiva cheia de vitaminas e minerais que nos ajudará a manter nossas defesas em perfeitas condições. As vitaminas A, E, B e C são essenciais para o nosso sistema imunológico funcionar a toda velocidade e, por esse motivo, você deve introduzir esses alimentos em sua dieta diariamente. Entre os alimentos ricos nessas vitaminas, destacamos:

Frutas vermelhas (cerejas, morangos, mirtilos, etc.)
Vegetais verdes (espinafre, brócolis, acelga, etc.)
Frutas cítricas (laranjas, tangerinas, toranjas, etc.)

Além disso, é importante que você se prepare para evitar o contágio de uma pessoa resfriada; para isso, lave as mãos várias vezes ao dia, principalmente depois de entrar em contato com pessoas ou em locais públicos. Também é recomendável que os espaços em que muitas pessoas moram (escritórios, casas etc.) sejam ventilados para que os vírus que possam ter se acumulado saiam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *