Certamente você já leu ou ouviu que o açúcar é prejudicial à saúde do corpo, e há até quem o considere um veneno. E em meio a todos os comentários negativos não podemos deixar de ser vítimas de um constante debate mental: comer aquele bolo cheio de sacarose ou eliminar o consumo de açúcar para sempre. Que tragédia!

A melhor maneira de tomar essa decisão é descobrir por que é ruim consumir açúcar, saber se tudo o que se diz é verdade e saber quais são as consequências de levar mais de um chocolate à boca. Chega de incerteza!

Neste artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas e decidimos dar-lhe todas as respostas nas linhas abaixo.

1- É viciante

Na verdade, o consumo de açúcar apresenta muitas consequências negativas para a saúde. A pesquisa que o determina se refere ao consumo excessivo e, embora se possa pensar que se ingere apenas pequenas quantidades, nada acontece.

Mas o problema é que um dos principais motivos pelos quais é considerado ruim consumir açúcar é a sua propriedade de ser viciante. Sim, viciante: quanto mais você come, mais você quer.

Talvez agora você possa encontrar a resposta de por que é tão difícil comer apenas um chocolate em vez de dois ou três, ou o pacote inteiro. Felizmente, há um ponto a favor: quanto menos açúcar você consumir, menos precisará dele.

2- Doenças cardíacas

Muito se fala sobre a importância dos exercícios e da boa alimentação na prevenção de doenças cardíacas, mas pouco se fala que o consumo excessivo de açúcar é uma das principais causas dos níveis elevados de colesterol e triglicerídeos no sangue, principais causadores das doenças cardiovasculares.

Pesquisas recentes apontam o consumo de açúcar como um dos hábitos responsáveis ​​pelo desencadeamento de complicações coronarianas. Sem dúvida, está ficando claro porque é ruim consumir açúcar.

3- Maior risco de doenças crônicas e degenerativas

Se você precisa de mais motivos para saber por que é ruim consumir açúcar, saiba que o consumo de produtos com adição de açúcar, como refrigerantes e sobremesas, aumenta o risco de contrair doenças crônicas e degenerativas como o diabetes tipo II .

Por quê? Quando consumimos açúcar, nosso corpo aumenta a secreção de insulina para reduzir os níveis elevados de glicose no sangue.

O consumo excessivo de açúcar e carboidratos por muitos anos força o trabalho do pâncreas (órgão que secreta insulina), a ponto de sua produção hormonal diminuir e os níveis de glicose no sangue aumentarem. Resultado? Excesso de peso, colesterol alto, triglicerídeos altos, glicose alta no sangue, insulina em jejum elevada: síndrome metabólica, resistência à insulina ou diabetes tipo II.

4- Depressão do sistema imunológico

Para gozar de boa saúde, é necessário saber que o açúcar está relacionado com a depressão do sistema imunológico , pois quando o corpo recebe grandes quantidades de sacarose, o sistema imunológico tem dificuldade em fazer o seu trabalho adequadamente para nos defendermos contra vírus, infecções e bactérias. Portanto, quanto mais açúcar você consome, maior o risco de adoecer.

5- Obesidade infantil

O consumo excessivo de açúcar é uma das principais causas da obesidade infantil. Essa doença, que está aumentando cada vez mais na população mundial, é a principal causa das doenças coronárias que podem causar danos consideráveis ​​à saúde de uma pessoa, independentemente da idade. Em outras palavras, as crianças, sendo crianças, não estão isentas desse mal.

Por isso, entre as principais ferramentas de prevenção da obesidade infantil destaca-se a redução do consumo de açúcar.

6- Danifica os dentes

Certamente, quando você era pequeno, você não entendia por que é ruim consumir açúcar para os dentes. Se você ainda não os conhece, nunca é tarde: o açúcar destrói o esmalte dos dentes e aumenta a acidez da saliva, causando temidas cáries. Se não gosta de ir ao dentista, já sabe o que tem de fazer: diminuir a ingestão de açúcar.

7- Outros problemas

Há muitas respostas para o porquê de ser ruim consumir açúcar, mas se não bastam, aqui vai uma pista bônus : diminui a vitamina E do corpo, está relacionada ao risco de contrair osteoporose, em algumas pessoas produz enxaqueca, reduz níveis de colesterol bom no sangue, estimula as células malignas e aumenta o ácido úrico. Então comemos o bolo ou não? Você decide!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *