A progressiva tornou se um dos procedimento mais utilizados entre as mulheres, para alinhar os fios do cabelos, reduzir o volume e proporcionar um aspecto de hidratação os fios. Mas saiba que não é preciso recorrer ao salão de beleza pra conseguir um resultado maravilho.

Apesar de parecer um procedimento complicado é possível realizar esse processo em casa com produtos naturais e de fácil acesso.

Como fazer sua progressiva caseira?

Selecionamos as principais receitas caseiras de progressivas para fazer em casa:

 

Progressiva de Maisena

  • Ingredientes: 100 ml de água + 2 colheres (sopa) de maisena + 1 colher de máscara de hidratação + 1 colher (chá) de queratina líquida + 1 colher (chá) de óleo de vitamina A.
  • Preparo: misture os ingredientes até a maisena se dissolver bem. Após, leve ao fogo baixo até o caldo engrossar. Adicione a máscara de hidratação, a queratina liquida e o óleo de vitamina A, misturando bem.
  • Aplicação: aplique a mistura em todo o comprimento dos fios e deixe agir durante uma hora. Depois, basta enxaguar e lavar o cabelo como de costume.

 

Progressiva de açúcar

  • Ingredientes: 100 ml de leite integral + 2 colheres (sopa) de amido de milho + 1 xícara (chá) de açúcar refinado.
  • Preparo: coloque todos os ingredientes em um panela, levando ao fogo. Quando a mistura engrossar, retire do fogo e deixe esfriar.
  • Aplicação: com os cabelos umedecidos, passar a mistura em todo a sua extensão. O tempo de ação da mistura é de 2 horas e, após esse período, o cabelo pode ser lavado como de costume.

 

Progressiva de Babosa

  • Ingredientes: 400 ml de água morna + 100 ml de óleo de coco + 40 ml de óleo de abacate + 2 folhas de babosa + ¼ de sabão de coco.
  • Preparo: retire o gel das duas folhas de babosa e rale ¼ de sabão de coco. Misture esses aos demais ingredientes no liquidificador e bata até formar uma mistura homogênea.
  • Aplicação: com o cabelo molhado, aplique a mistura em todo o seu comprimento (inclusive na raiz). Deixe a mistura agir por 40 minutos. Faça um primeiro enxague com água morna e depois lave os cabelos em água fria.

 

Como aplicar de forma correta?

A progressiva caseira auxilia na eliminação do frizz e na obtenção de um liso natural, além de proporcionar um ótima hidratação no cabelo.

Para iniciar o processo tenha em mãos:

– um shampoo antirresíduos ou shampoo transparente;
– luvas;
– uma escova para pentear os cabelos;
– uma vasilha plastica;
– prendedores de cabelo;
– secador e chapinha.

1.Inicie lavando os cabelos com o shampoo antirresíduos. Ele tem a função de abrir a fibra do cabelo, e ao mesmo tempo, remover toda as impurezas que estiver lá.

2.Remova o excesso com água e divida o cabelo em mechas

3.Prepare sua progressiva em uma vasilha de plástico, bem limpa e seca. Comece a aplicação mecha por mecha, deixando meio centímentro da raiz de distância.

4.Deixe o produto agir de acordo com o tempo indicado, e então enxágue os cabelos. Lembre-se nada de utilizar água quente durante o processo, tá?

5.Use o secador para retirar o excesso de água, deixando os cabelos praticamente secos e finalize usando a chapinha. O calor desses dois acessórios, selam as cutículas de seu cabelo e ativam o efeito dos ingredientes nos fios.

Como posso manter minha progressiva caseira?

A progressiva caseira também requer cuidados para que o seu efeito possa ser prolongado. Após realizar a progressiva, não utiliza mais o shampoo antirresíduos. Dê preferência a um shampoo e condicionar sem sal, para manter o efeito em seus fios.Além disso, é indispensável o uso de protetor térmico, ao fazer uso do secado ou da chapinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *