O amaranto é um tipo de erva derivada de plantas que podem atingir até três metros de altura, com destaque nas regiões temperadas e tropicais, sendo a China o principal produtor mundial.

As folhas de amaranto se assemelham muito às folhas de espinafre e, embora suas propriedades sejam diferentes, o amaranto em grãos também é comestível e é amplamente utilizado na gastronomia, africana, asiática e americana.

Quando se trata de alimentos de origem vegetal, o amaranto é considerado um dos melhores do mundo, pois suas propriedades medicinais permitem que ele beneficie o corpo, aliviando os sintomas e condições naturalmente. Os astecas foram uma das primeiras civilizações a incluir esta planta em sua dieta, e hoje a NASA a selecionou como um dos alimentos permitidos aos astronautas.

Quais são as propriedades do amaranto? Descubra-os neste artigo.

1- Previne câncer

O esqualeno é um ácido antioxidante encontrado em grandes quantidades no amaranto e é considerado um efeito anticâncer. Por esse motivo, uma das propriedades do amaranto é que ele tem o poder de prevenir o câncer, uma vez que o esqualeno é encontrado em maior quantidade nessa planta, pois o óleo de fígado de tubarão contém 1%, o azeite de oliva 0,8 % enquanto o amaranto possui 8% de esqualeno.

2- Previne a hipertensão

O amaranto é um carboidrato de absorção lenta, rico em óleo oleico e oleico, óleos essenciais ômega 6 que o corpo não produz e que atua nele, ajudando a evitar complicações cardíacas e melhorando a saúde cardiovascular. Portanto, uma das propriedades do amaranto é que ele permite prevenir a hipertensão, ataques cardíacos e doenças das artérias, como a arteriosclerose.

3- Melhora a digestão

Devido ao seu alto teor de fibras, o amaranto melhora a digestão, facilitando o trabalho do fígado de metabolizar gorduras e purificar o corpo de toxinas. Além disso, o consumo de alimentos ricos em fibras estimula o trânsito intestinal, ajudando a regular a constipação e a perder gordura acumulada no corpo mais facilmente. Por esse motivo, muitas pessoas consideram que o consumo de amaranto é bom para tratar o fígado gordo e desintoxicar o corpo durante a perda de peso.

4- Muito rico e nutritivo

Muitos especialistas se atrevem a comparar as propriedades do amaranto com os benefícios do leite. Isso ocorre porque o amaranto é um excelente alimento nutricional devido ao seu alto teor de cálcio, ferro, potássio, fibras alimentares, aminoácidos, minerais e vitaminas. A contribuição nutricional desta erva é tão importante que meia xícara de amaranto é equivalente a: 15 grãos de fibra, 14 de proteína e apenas 5 de gordura em 375 calorias.

5- Atrasa o envelhecimento

Entre as vitaminas que o amaranto contém, destaca-se o seu conteúdo em vitamina C, um dos melhores antioxidantes naturais que existem para evitar os danos que os radicais livres podem causar ao organismo e, assim, impedir o envelhecimento celular. Devido à sua propriedade antioxidante, o amaranto é um dos melhores alimentos para a pele, pois estimula a produção de colágeno e permite que a pele retenha sua elasticidade por muito mais tempo, atrasando o aparecimento de rugas.

6- Bom para melhorar a saúde arterial

Graças à sua composição em gorduras ômega 6 essenciais, o amaranto é um excelente alimento para reduzir os valores alterados do colesterol ruim no sangue. Essas gorduras boas, juntamente com o alto teor de fibras do amaranto, permitem melhorar a circulação sanguínea, reduzindo a gordura acumulada no corpo e, assim, beneficiando a saúde arterial.

7- Diurético natural

Para melhorar a situação, outra das propriedades do amaranto é que ele tem um efeito diurético, o que ajuda a impedir a retenção de líquidos no corpo e melhora os vasos sanguíneos. O efeito diurético também estimula o bom funcionamento dos rins, permitindo que eles ajudem a liberar toxinas pela urina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *