A abóbora é uma fruta popularmente conhecida por servir como decoração no festival de Halloween, mas a verdade é que ela também é um alimento que tem muitas propriedades benéficas para a saúde.

A abóbora não só pode nos servir para passar bons momentos em família, fazendo uma decoração assustadora para o Halloween, mas também é uma comida deliciosa, perfeita para comer como purê, e que possui muitas propriedades para o nosso corpo. Em seguida, explicaremos quais são os benefícios da abóbora para que você também possa aproveitar todos os benefícios que esse vegetal nos oferece.

1- Se você quer perder alguns quilos e não sabe por onde começar, recomendamos que você comece a introduzir a abóbora em sua vida, pois esse produto é capaz de trazer a você todos os benefícios que um bom alimento poderia nos dar.

O primeiro dos benefícios da abóbora é seu poder de fazer você perder peso, considerando que quase tudo é água, aproximadamente 90%, e que, no que resta contém muito poucas calorias, esse alimento de baixa caloria pode atendê-lo para preencher uma infinidade de refeições.

Um dos aspectos mais difíceis de superar para quem está iniciando uma dieta para perder peso é o fato de se privar de muitos pratos e refeições ao introduzir alimentos de aroma e sabor duvidosos. Este não é o caso da abóbora, pois possui um sabor requintado e doce ao paladar, que encanta do menor ao maior.

2- Como dissemos, a abóbora é principalmente água, no entanto, possui um alto teor de fibras, o que é compensado por seu baixo nível de carboidratos e gorduras e o torna um alimento com um poderoso efeito saciante. Levando isso em conta, não é de surpreender que seja um dos vegetais favoritos entre os nutricionistas para preparar dietas para perda de peso.

Mas os benefícios não terminam aqui, pois se a fibra é conhecida por qualquer coisa, é por sua capacidade de combater a constipação, mas se também adicionarmos as mucilagens que esse vegetal contém, uma substância que acelera o trânsito intestinal, pode ser fantástico remédio caseiro quando não vamos ao banheiro regularmente.

3- Se você deseja manter a pele macia, jovem, saudável e limpa, poucos alimentos são melhores que a abóbora, com seu maravilhoso benefício antioxidante, para dar à sua derme a proteção necessária para parecer perfeita.

Graças ao seu alto teor de carotenos, cumarinas e licopeno, permite uma fácil eliminação dos radicais livres, retardando o envelhecimento celular e mantendo a pele muito mais saudável.

Especialmente digna de nota é a presença de carotenoides, a substância responsável por lhe dar essa cor laranja peculiar, que é um ótimo remédio para combater o câncer de pele e prevenir o aparecimento de rugas. Não é de se surpreender que a maioria dos cremes solares usem extratos desse vegetal, já que os benefícios da abóbora para a pele são inúmeros.

4- As abóboras são vegetais ricos em potássio, mas com baixo teor de sódio, o que os leva a oferecer um grande benefício diurético, ou seja, para a eliminação de líquidos no organismo.

Se você sofre de cálculos renais, gota, hiperuricemia, hipertensão ou retenção de líquidos, a abóbora pode ajudá-lo a se livrar de todo esse excesso de fluido, promovendo o aumento da produção de urina.

5- Se você acabou de doar sangue ou se você é mulher e tem menstruação, a abóbora pode ser muito benéfica para você recuperar seus níveis sanguíneos normais, pois seu alto teor de ferro, responsável pela regulação do sangue no corpo, lhe ajudará a criá-lo novamente, aumentando rapidamente os níveis para os que você tinha antes da perda.

6- Certamente você já ouviu falar que a cenoura é boa para os olhos, o que é verdade, mas você já se perguntou por que?

Como dissemos anteriormente, a abóbora é muito rica em beta-caroteno, uma substância que, quando absorvida pelo organismo, se torna retinol ou vitamina A. Essa substância é o que confere à abóbora a sua cor laranja e é a mesma que dá à cenoura uma cor laranja. Ou seja, cenoura e abóbora são boas para os olhos.

A razão de seus benefícios para os olhos é que, quando entra no corpo, contribui para a formação de um composto ativo chamado rodospina, localizado na retina, que se decompõe pouco a pouco em contato com a luz solar, razão pela qual ambos abóbora e cenoura são alimentos úteis para compensar esses níveis e evitar fotofobia e olhos secos.

7- Você sabe o que chocolate, abóboras e pistache têm em comum? Todos são produtos ricos em triptofano, um aminoácido essencial responsável pela liberação de serotonina, o chamado hormônio da felicidade.

A serotonina é um hormônio que regula nosso humor; em quantidades baixas, atrai sentimentos depressivos e desconforto, enquanto que em quantidades elevadas nos traz prazer e bons sentimentos. A abóbora é um dos produtos que contém a maior quantidade de triptofano, sendo muito benéfico para a sua felicidade e bem-estar.

8- A abóbora é muito rica em minerais, seja potássio, fósforo ou magnésio, vital para manter corretamente nossa atividade muscular e para a transmissão de impulsos nervosos. Mas se há um benefício que podemos destacar, especialmente quando o frio e as chuvas estão se aproximando, é o seu alto teor de folatos, uma vitamina B que participa decisivamente da produção de glóbulos brancos e vermelhos, algo que ajuda na formação de anticorpos do nosso sistema imunológico.

Por tudo isso, percebemos que a abóbora é muito benéfica no combate a infecções, especialmente do trato respiratório, e um ótimo remédio contra o frio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *