Os cogumelos são um dos ingredientes mais populares para dar sabor a pratos e guarnições ou molhos elaborados. Mas você sabe quais são seus benefícios? Apesar de ser um dos alimentos mais comuns na culinária ocidental, principalmente, muitos de nós desconhecem suas propriedades medicinais que são muito benéficas para o nosso corpo.

Se você é um amante desta espécie dos cogumelos e gostaria de saber o que eles nos trazem, não perca este artigo sobre quais são os benefícios dos cogumelos .

1- Potássio

Os cogumelos são constituídos por uma grande quantidade de água e potássio, fato que beneficia consideravelmente a expulsão de líquidos, evitando a retenção. É também um poderoso limpador natural, tornando-o ideal para todos aqueles que desejam perder os quilos extras ou manter uma dieta saudável.

2- Antioxidantes

As propriedades antioxidantes do cogumelo o tornam um alimento ideal para eliminar o excesso de toxinas e radicais livres do corpo. Dessa maneira, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e relacionadas à pressão arterial, como hipertensão.

3- Fibras

Os cogumelos são uma ótima fonte de fibras, razão pela qual possuem propriedades digestivas que favorecem o bom funcionamento de todo o sistema digestivo. Desta forma, podemos levá-los para combater a constipação e problemas relacionados.

4- Bons para colesterol alto

Sendo um alimento com baixo teor de gordura, antioxidante, purificador e digestivo, o cogumelo é um produto natural altamente recomendado para o tratamento do colesterol alto. Da mesma forma, todas essas propriedades também beneficiam a prevenção de doenças degenerativas.

5- São bons para prevenir a oxidação

Os cogumelos contêm uma grande quantidade de ergotioneína , um aminoácido natural de origem vegetal que fornece altos níveis de energia às mitocôndrias celulares, aumentando a produção de CO2 e diminuindo a criação de ácido lático. Dessa forma, os cogumelos são altamente benéficos para o fígado e, principalmente, para os glóbulos vermelhos, pois são protegidos pela hemoglobina, a proteína que leva a cor vermelha ao sangue, contra a oxidação.

6- Bons contra infecções

Estudos científicos estudaram os efeitos dos cogumelos contra infecções e determinaram que favorece o sistema imunológico, oferecendo maior resistência a esse tipo de patologia. Da mesma forma, também foi demonstrado que eles têm propriedades anticâncer que permitem prevenir o aparecimento de alguns tipos de câncer, como câncer de próstata ou mama, além de impedir seu desenvolvimento e crescimento.

7- Ricos em vitaminas D e B

Finalmente, outro benefício dos cogumelos é que eles são ricos em vitaminas D e B, essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso. Também é conhecida sua grande contribuição de zinco e selênio.

Diante deste grande número de benefícios para a nossa saúde, podemos ver que a introdução de cogumelos em nossa dieta diária é algo extremamente benéfico e nem sempre é algo difícil, dado o grande número de pratos que podem ser elaborados com ele.

Além disso, as variedades cujo consumo é mais disseminado, podem ser obtidas com relativa facilidade em qualquer supermercado, feira de produtos naturais ou até mesmo colhidos no campo.

Mas lembre-se de que você não deve consumir cogumelos silvestres sem antes verificar se eles não são tóxicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *