Os ovos são um dos alimentos mais consumidos no dia a dia dos brasileiros, por seu baixo custo e sua versatilidade em se adapta a diversas receitas. O ovo possui vitaminas A, D, E e B12, que, de uma maneira geral fazem bem aos olhos, pele, ossos e memória.As vitaminas e os sais minerais estão contidos na principalmente na gema do ovo.

Para os atletas o consumo de ovo é indispensável na dieta como uma ótima fonte de vitamina e energia para o organismo. Existem diversos modos de preparos do ovo, cozido, frito, mexido e em receitas doces, salgadas ou fitness. Entretanto é importante salientar a diferença entre os ovos que podem ser identificadas pela cor de sua gema.

 

Quais tipos de ovos existem?

Ovos orgânicos – são ovos de galinhas que possuem livre acesso ao ar livre, portanto não vivem em gaiolas e tem seu comportamento natural.

Ovos caipiras – os ovos de galinha caipira são de galinhas que tem liberdade de ciscar, empoleirar e bater asas. Além disso, recebem uma alimentação feita com ingredientes de origem vegetal, mineral e sem hormônios.

Ovos vitaminados – os ovos vitaminados tem um processo de produção semelhante ao do modelo convencional, as aves ficam presas em gaiolas, mas são alimentadas com uma ração especial que contém vitamina E e ômega 3.

Ovos convencionais – os ovos convencionais são do tipo comum e encontrados nos supermercados. As galinhas são criadas em gaiolas e alimentação com uma ração convencional.

Confira a seguir qual ovo é mais saudável

Algumas pessoas associam a cor da casca do ovo a sua nutrição, portanto os ovos de casca vermelha seriam mais nutritivos que os ovos de casca branca. Entretanto, a cor da casca do ovo depende exclusivamente da ave que a produziu. Galinhas com penugem marrom produzem ovos com casca vermelha e galinhas com penugem branca produzem ovos com a casca branca.

O importante é ressaltar que, apesar da cor da casca não definir o valor nutricional do ovo, a cor da gema identifica a alimentação da galinha.

 

A clara do ovo é basicamente formada por água e por albumina, proteína de extrema importância para o desenvolvimento muscular. O consumo da clara do ovo é importante para o controle da pressão arterial, à melhora do sistema digestivo e à limpeza de pele.

A gema do ovo pode possuir uma coloração amarelada ou alaranjada e pode variar muito de um tipo de ovo para outro. Na gema se concentra uma parte mais gordurosa e calórica do ovo. A gema do ovo é uma fonte rica de vitamina A, vitamina D, cálcio, ácido fólico e ômega 3, além da vitamina B.

A cor da gema interfere na qualidade ou valor nutricional do ovo?

Na verdade a cor da gema por identificar um pouco da alimentação da galinha para a produção dos ovos. Quando a gema tem uma tonalidade amarela clara, é sinal que a galinha consumia muito trigo. Se a cor da gema é mais escura, a galinha pode ter consumido mais milho e alfafa. Independente da cor apresentada na gema o valor nutricional do ovo não é alterado.

A recomendação é o consumo de 1 a 2 ovos por dia, de sua preferência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *