O PIS refere-se a um pagamento anual muito esperado pelos trabalhadores brasileiros. É exatamente por isso que é muito importante ficar atento as consultas dos pagamentos afim de manter-se atualizado sobre o seu.
Sendo assim, confira abaixo todos os detalhes referentes a 2023, bem como algumas informações extras sobre o de 2024. Veja mais.
Quem tem direito a pagamento do PIS 2023?
A sigla PIS é referente aos termos Programa de Integração Social, funcionando por meio de um pagamento realizado pelas empresas privadas aos seus funcionários. Através disso, o trabalhador brasileiro consegue acessar alguns benefícios disponibilizados como é o caso do seguro-desemprego e do FGTS. Mas, calma, não são todos que possuem esse direito, apenas aqueles que recebem, em média, até 2 salários-mínimos mensais e trabalham de carteira assinada na empresa privada. Além disso, também é necessário ter trabalhado durante o período mínimo de 30 dias no ano base do pagamento e também está inscrito a 5 anos, pelo menos.
Mensalmente os dados dessas pessoas precisam ser atualizados pelos seus empregadores para que o pagamento possa acontecer dentro da data estabelecida através do banco da Caixa Econômica Federal, a instituição responsável por isso.
No entanto, mesmo cumprindo todos esses requisitos, algumas pessoas continuam NÃO possuindo o direito, como é o caso dos empregados domésticos, trabalhadores rurais empregados por pessoa física, trabalhadores urbanos empregados por pessoa física, ou ainda os trabalhadores empregados por pessoa física equiparado a pessoa jurídica.
Veja também: CALENDÁRIO DO PIS 2023: R$1294 PAGOS? Confira TABELA PIS 2023, TABELA PIS 2022 e veja se recebe
Como consultar o seu pagamento
Existem diferentes formas de estar consultando o seu PIS. Essas formas são:
- Modo online: acessando o site do Ministério do Trabalho e Previdência por meio do link https://www.gov.br/pt-br/servicos/receber-o-abono-salarial você pode clicar em Iniciar e realizar o seu login;
- Consultando pelo aplicativo: além da conta do Gov. mencionada acima, também existe a opção de consultar pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Para isso é necessário baixá-lo por meio do endereço eletrônico https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.carteiradigital&hl=pt_BR&gl=US se o seu celular for Android, ou https://apps.apple.com/br/app/carteira-de-trabalho-digital/id1295257499 se for iOS.
- Consultar pelo CPF: nessa opção você pode acessar o site do Meu INSS, pelo Gov., no endereço eletrônico https://meu.inss.gov.br/#/login ou baixando o app pelo link https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meuinss&hl=pt_BR&gl=US se o sistema operacional do seu dispositivo for Android, ou https://apps.apple.com/br/app/meu-inss-central-de-servi%C3%A7os/id1243048358 se for iOS;
- Consultando pelo telefone: nessa disponibilidade você precisa estar ligando para central, através do número 158, pelo número do INSS 135, ou ainda pelo número da Caixa 0800 72602-7.
Veja também: Cartão Cidadão: Tudo que você precisa saber
Calendário do pagamento de 2023
Consultou o seu PIS pelas oportunidades mencionadas acima, mas precisa guardar a sua data de pagamento? Então, verifique agora a disposição destas datas que vão variar de acordo com o seu mês de nascimento.
- Nascidos em janeiro: os pagamentos começaram no dia 15/02/2023 e vão até o dia 28/12/2023;
- Nascidos em fevereiro: começaram no dia 15/03/2023 e vão até 28/12/2023;
- Em março: dia 15/02/2023 até 28/12/2018;
- Abril: repete-se as mesmas datas;
- Maio: começaram no dia 17/04/2023 até as mesmas datas anteriores que se repetirão em todos os meses seguintes;
- Junho: repete-se as mesmas datas de maio;
- Julho: iniciaram-se no dia 15/05/2023…;
- Agosto: mesma data de julho;
- Setembro: iniciaram-se no dia 15/06/2023…;
- Outubro: mesma data de setembro;
- Novembro: inicio no dia 17/07/2023…;
- Dezembro: com as mesmas datas de novembro.
Veja também: Carteira de Trabalho Digital: Garanta a sua (Método Fácil e Prático)
Informações extras sobre o PIS de 2024
O que você acabou de conferir foi sobre os pagamentos de 2023 que eram referentes a 2021, dessa forma, aqueles referentes a 2022 só serão pagos em 2024.
É importante mencionar que devido a pandemia do COVID-19, os valores precisaram ser atrasados para utilizá-los no combate ao vírus, mas estão voltando a serem regularizados. No entanto, é preciso deixar claro também que o Governo ainda não se posicionou sobre os pagamentos a serem recebidos no próximo ano, por isso, não dá para trazer muitas informações até este momento. Porém, a expectativa é que comecem a ser efetuados lá para o mês de julho, pela internet.
Por fim, agora, tudo o que pode ser feito é aguardar as notificação do presidente da república, bem como da Caixa Econômica Federal, o banco responsável pelo seu PIS e torcer para que não aconteça mais nenhuma emergência que precise atrasar o dinheiro dos beneficiados.
Veja também: Oportunidades de emprego no Atacadão: salários e benefícios incríveis. Confira!