Ar condicionado caseiro? Confira agora o passo a passo para construir o seu. – Spotmedia
Pular para o conteúdo

Ar condicionado caseiro? Confira agora o passo a passo para construir o seu.

  • por

As temperaturas ambientais, muitas vezes, são desagradáveis para aqueles que residem em regiões mais quentes ou em certos períodos do ano, por isso, para refrigerar um local o aparelho AR CONDICIONADO é utilizado, sendo indispensável para certos lugares. No entanto, muitas pessoas não possuem condições financeiras para comprar ou manter um.

Sendo assim, confira agora tudo sobre como fazer o seu próprio AR CONDICIONADO e economizar bastante.

Ar condicionado caseiro? Confira agora o passo a passo para construir o seu.
Construa o seu ar condicionado caseiro Fonte: Extra Globo

O que são os ar condicionados em geral

De forma bem geral, os AR CONDICIONADOS são aparelhos que controlam a temperatura de um ambiente através da circulação do ar. Normalmente, são dispositivos eletrônicos projetados especificamente para isso e são encontrados nas maiorias das casas brasileiras pelo conforto térmico que promove. A partir da sua utilização o calor de um ambiente é retirado e refrigerado dentro dele, soltando um ar mais agradável.

Além disso, eles contam também com certa potência, indicada a depender do tamanho do ambiente interno e disponível em diferentes tipos de marcas, como a philco, que é bastante conhecida e utilizada, além de muitas outras com ótimos desempenhos.

Veja também: Parabéns! Aproveite os descontos radicais da AMAZON ✅

Ar condicionado caseiro

Como viu acima, geralmente, os AR CONDICIONADOS são usados através de aparelhos eletrônicos, porém, nos últimos dias ficou bastante famoso a construção de um AR CONDICIONADO caseiro, isso porque apesar da excelente serventia, os AR CONDICIONADOS também são conhecidos pelo exacerbado gasto de energia. Sendo assim, para aquelas famílias que desejam economizar nas suas despesas mensais essa opção de construção pode ser bastante útil. No entanto, atenção, pois, mesmo assim é óbvio que não terá o mesmo desempenho de um AR CONDICIONADO normal, além de ser necessário certas medidas de segurança durante o uso. Apesar disso, a seguir, confira os materiais para a sua construção:

  • Cooler elétrico de computador;
  • Um recipiente de plástico ou caixa de papelão;
  • Gelo ou garrafas com água congelada;
  • Mangueira flexível;
  • Fonte de energia para ventoinha, que pode ser uma bateria, por exemplo;
  • Agora realize esse passo a passo: faça um buraco na caixa para encaixar a ventoinha, mas, verifique-se dela estar bem segura;
  • Corte um buraco na parte oposta da caixa para que o ar saia;
  • Conecte uma ventoinha à fonte de energia;
  • Fixe a mangueira na saída de ar da ventoinha e a outra saída aonde deseja que o ar frio saia;
  • Ponha o gelo dentro da caixa ao redor da ventoinha. E prontinho!

Construído o seu AR CONDICIONADO caseiro, certifique-se de estar tomando as medidas preventivas precisas. Evite o contato dele diretamente com a água e caso este não seja suficiente para o resfriamento, especialmente em lugares grandes demais, prefira o uso dos aparelhos convencionais para melhor a eficiência e o conforto. Caso tenha ficado dúvidas ainda, é possível testar outras dicas através das plataformas do YouTube ou TikTok. 

Veja também: Casa própria gratuita para os beneficiários do Bolsa Família? Confira!

Depoimentos de pessoas que optaram por este uso

Nos últimos meses as ondas de calor tem aumentado consideravelmente deixando a sensação térmica insuportável. Sendo assim, aquelas famílias que não possuem as condições necessárias de manter um AR CONDICIONADO comum estão testando todas as outras opções para sobreviver a essas temperaturas. No entanto, os depoimentos daqueles que usaram o aparelho caseiro costuma mudar, tendo pessoas que agradaram-se e outras que não agradaram-se tanto. Um exemplo disso é o repórter Júlio Boll, que declarou que este método construído em casa não chegou nem perto de esfriar uma pequena sala, nem mesmo deixou o vento gelado, diz ele afirmando o mal desempenho da construção.

Ao contrário de Júlio, a repórter Ana Cora Lima declara que a invenção deu certo para ela e transmitiu uma boa impressão de refrescamento em seu quarto, deixando até mesmo o lençol da cama mais fresco e fazendo-a parar de suar. Porém, a sensação passa muito rápido e logo volta o calor, sendo necessário repor o gelo novamente, ou, simplesmente, borrifar água fria em algum tecido a frente do ventilador. Para além disso, outras plataformas como a  Uol, Estadão e Exame continuam a dispor de mais orientações para aqueles que precisam, urgentemente, de algum método ÚTIL para para aliviar-se nesses dias excessivamente calorosos.

Veja também: Financiar uma casa pelo Banco Bradesco