Como saber se a minha imunidade está baixa?

0
528

 

Você se sente cansado? Fica doente rapidamente? Pode ser que esteja com suas defesas naturais baixas, uma situação muito comum em determinados períodos do ano, mas que, se forem repetidas, devemos ficar atentos às causas que podem produzir essa situação. Ter um sistema imunológico enfraquecido significa que estamos mais expostos à propagação de vírus ou doenças e, portanto, sofremos de problemas de saúde. Lembre-se de que, quando temos defesas baixas, nosso corpo não pode reagir da mesma maneira que faria se estivesse em perfeitas condições; portanto, você tem maiores riscos de adoecer, além de uma sensação geral de fadiga, cansaço e fraqueza.

Neste artigo, responderemos à sua pergunta “Por que estou com a imunidade baixa?” Indicando algumas das causas mais frequentes dessa condição, bem como os sintomas que ajudarão a detectar essa condição.

O funcionamento do nosso sistema imunológico

Antes de explicarmos por que você está com suas defesas baixas, vamos falar sobre o nosso sistema imunológico, para que você entenda como ele funciona de maneira genérica e entenda o quanto é importante que ele seja forte e esteja em perfeitas condições.

Este sistema é constituído por diferentes tecidos, órgãos e células que atuam como um escudo protetor contra a agressão de agentes externos nocivos, como bactérias ou vírus. Quando temos defesas em boas condições, estamos devidamente protegidos e, portanto, não importa quanto agentes externos nos ataquem, não ficamos doentes. No entanto, se não tivermos um sistema forte, é provável que adoeçamos e sejamos mais expostos a doenças externas.

Entre as células que fazem parte do sistema imunológico, destacamos os glóbulos brancos (também conhecidos como leucócitos); São células que nos defendem de agressões externas e, acima de tudo, são encontradas na medula óssea e no baço. Quando um vírus ou bactéria tenta penetrar em nosso corpo, essas células são secretadas pelos gânglios linfáticos, impedindo-os de prejudicar nossa saúde.

Porém, quando temos uma imunidade baixa, essa secreção não é realizada normalmente e, portanto, há um risco maior de que, finalmente, agentes externos acabem interferindo em nós e afetando nosso estado de saúde.

Vamos entrar no assunto agora e explicar porque temos defesas baixas.

Existem diferentes causas que podem causar essa condição e a maioria delas se refere a práticas precárias de vida que afetam o bom funcionamento do seu corpo e, portanto, deixando o seu sistema imunológico enfraquecido. Abaixo, destacaremos as causas mais frequentes dessa condição:

Ter uma dieta ruim

Se você ingere uma dieta pouco nutritiva e onde abundam alimentos difíceis de digerir, como gorduras ou açúcares, no final, você enche seu corpo de toxinas e impede que ele funcione corretamente e, portanto, todas as suas funções internas serão afetadas por esta dieta nada saudável.

Portanto, o mais recomendado é que você adote uma vida saudável e encha sua dieta com frutas e legumes, ingredientes cheios de vitaminas e minerais e com pouca ingestão de gordura.

Condições ambientais

Também pode ser que tenhamos a imunidade baixa nas mudanças de estação, momento em que o corpo passa por diferentes mudanças de temperatura e em que não sabemos muito bem quais roupas vestir, de modo que não nos vestimos de forma adequada. Frio, umidade e calor afetam a temperatura do corpo, causando enfraquecimento do sistema imunológico e, portanto, estamos mais expostos à propagação de doenças.

Doenças que afetam o sistema imunológico

Também é possível que tenhamos defesas baixas devido a algumas doenças que enfraquecem nosso sistema imunológico e, portanto, impedem que ele funcione corretamente. Algumas dessas doenças são:

Anemia: sofrer de anemia afeta diretamente a quantidade de glóbulos brancos que temos no sangue e, portanto, reduz nossas defesas.

Malária: esta doença transmitida por mosquitos também reduz a produção de glóbulos brancos, tornando-nos mais expostos a outras doenças.

Leucemia: esse câncer reduz sistematicamente o número de glóbulos brancos no sangue, pois afeta a medula óssea.

HIV: sofrer desta doença também afeta a presença de glóbulos brancos no sangue e, portanto, enfraquece nosso sistema imunológico.

Além disso, se você estiver em tratamento quimioterápico, também sofrerá uma diminuição nas defesas, pois esse método afeta os leucócitos, reduzindo a presença deles no sangue.

Sintomas de ter defesas baixas

Agora que você sabe por que temos defesas baixas, vamos ajudá-lo a saber se esse é o seu caso.

Existem vários sintomas que podem ajudá-lo a detectar se você realmente tem um sistema imunológico mais fraco do que o habitual. Aqui indicamos os sinais mais óbvios dessa situação:

Você adoece facilmente: um dos sintomas mais claros de que você tem defesas baixas é se adoecer a cada dois ou três meses. Isso nos indica que seu corpo não está lutando contra agentes externos e, portanto, ao mínimo que você entra em contato com vírus, ele penetra em seu corpo.

Você tem alergias: pessoas alérgicas também tendem a ter um sistema imunológico mais fraco que o normal e, portanto, na presença de um agente no ambiente, elas podem acabar apresentando os sinais usuais de alergias, como muco, dor de cabeça, coceira nos olhos, espirros, etc.

Você está estressado: o estresse afeta nosso corpo em geral, uma vez que altera nosso sistema nervoso. Portanto, se você passou por um período de estresse recentemente, certamente terá defesas mais baixas do que o habitual; portanto, recomendamos que, antes de adoecer, siga esta dieta com alimentos para aumentar suas defesas.

Cicatriza muito lentamente: se você notou que uma ferida cicatrizou lentamente ou custou muito para fechar, é certo que seu sistema imunológico está enfraquecido e, portanto, você precisa começar a cuidar de si mesmo e optar por fortalecê-lo para ficar protegido.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui