Pis/Pasep – Landing Page BR
Com objetivo de fornecer um suporte financeiro e também fomentar a economia do país, o Pis/Pasep surgem como abonos salariais pagos anualmente de acordo com o ano base (o ano anterior trabalhado).
O Pis é o abono destinado aos profissionais do setor privado e o Pasep os do setor público, cada um pago por uma instituição financeira diferente. No entanto, são estabelecidos certos critérios que determinam o direito: o trabalhador precisa estar cadastrado há, pelo menos, 5 anos e estar trabalhando formalmente por, pelo menos, 30 dias seguidos do ano base; ademais é necessário que recebam até 2 salários-mínimos mensalmente também referente ao ano anterior e os seus dados precisam estar devidamente corretos no RAIS e no eSocial, mas isso é de responsabilidade do empregador. Sendo assim, cumprido esses requisitos o valor pago vai equivaler a 1/12 do salário-mínimo de cada mês trabalhado durante o ano referido.
O detalhe importante é que, como foi dito, cada abono é pago por uma instituição financeira diferente: o Pis é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep pelo Banco do Brasil.
Cada ano a meta é que os devidos valores sejam repassados àqueles que já se encaixam nos requisitos, dessa forma, é muito importante que se você, enquanto trabalhador brasileiro, está esperando o seu pagamento, fique atento ao calendário já estabelecido e divulgado de quando acontecerão.
O fato é que nesse ano de 2024 foi estabelecida uma nova mudança e agora as datas são de acordo com o nascimento de cada trabalhador, alguns já até começaram a ser pagos. Sendo assim, para conferir melhor sobre isso e verificar as datas de cada pagamento, em especial o seu, acesse ao artigo oficial publicado. Por mais que a data de disponibilidade limite esteja longe é muito importante ficar atento e aproveitar o seu dinheiro.
Agora que já mencionamos os critérios que determinam aqueles que tem direito ao Pis/Pasep e como verificar o calendário, recomendamos novamente o acesso ao artigo oficial para conferir o passo a passo e assim consultar o extrato do seu abono. Lá estará os links que te redirecionarão diretamente às plataformas responsáveis dentre outros métodos de consulta.
Por fim, tanto o pagamento anual do Pis/Pasep quanto outros direitos financeiros estabelecidos partem não apenas do intuito de ajudar o cidadão em si, mas também fomentar a economia local através da continuação das relações comerciais. Com mais dinheiro mais gastos e consumos e assim o mercado cresce e a economia é favorecida. Esse também é um dos objetivos por trás dos benefícios sociais e outras iniciativas de transferência de renda, seja no Brasil ou em outros países.
Ademais, continue ligado nos nossos conteúdos e acessando os nossos artigos. Aqui você saberá das novidades e atualizações de programas e ofertas monetárias e ficará por dentro de todos os detalhes mais necessários para ser um dos seus beneficiários.