O PÃO é um dos alimentos mais consumidos no decorrer do dia. Seja no café da manhã, no lanche da tarde ou jantar, em diversas vezes, ele costuma ser essencial para compor a mesa.
Sendo assim, na matéria de hoje você poderá conferir uma excelente receita para estar produzindo o seu próprio pãozinho delicioso de uma forma super facilitada.
A história da produção do pão caseiro
Além de ser um dos alimentos mais consumidos também é um dos mais antigos, remetendo os anos antes de Cristo, tornando-se um elemento básico da história da humanidade e estendo essa produção de forma doméstica por muitas gerações passadas.
Através do trabalho na agricultura, as famílias colhiam o trigo, o centeio e a nevada e transformava-os em farinha para a produção do PÃO. No início a receita era bem básica, mas foi sofisticando-se com o passar do tempo.
Os primeiros da HISTÓRIA a iniciar com a produção foram os egípcios e tornaram-se reconhecidos pelo alimento macio e saboroso que produziam através da massa mais fina que eles moíam. Com o passar dos anos essas receitas foram espalhando-se por todas as culturas até chegar na nossa.
No entanto, o período da Revolução Industrial trouxe consigo algumas mudanças. Nesse advento, eram as máquinas que moíam os grãos e os fornos industriais os assavam. Foi nesse cenário que a produção chegou aos estabelecimentos comerciais e algumas famílias pararam de fabricar seus PÃES caseiros. Porém, algumas, especialmente as que moravam nas áreas rurais e não tinham acesso a esses estabelecimento, continuaram produzindo-os.
Atualmente, todo mundo sabe que produzir o seu próprio PÃO, em casa, torna-o muito mais macio e saboroso. Quase ninguém o trocaria por um PÃO de padaria. Sendo assim, a seguir, você poderá conferir um passo a passo de como cozinhá-lo, verificando cada ingrediente necessário no processo.
Veja também: Alguém falou ceia de Natal? Confira as 3 RECEITAS clássicas para a sua celebração
A famosa receita para preparação
Preparado para começar a produzir esse delicioso e histórico alimento? Então, confira, primeiramente, todos os ingredientes necessários:
- 250 ml de leite morno;
- 1 unidade de ovo;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 1 colher de café de sal (3g);
- 5g de fermento biológico seco ou 15g de fermento seco;
- 100 ml de óleo;
- 1/2 colher de sopa de margarina;
- 2 + 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo;
- 1 unidade de ovo só para pincelar a massa.
Com todos esses ingredientes em mãos, agora é só seguir o passo a passo:
E aí? Gostou dessa receitinha? É válido ressaltar ainda que todo preparo de PÃO caseiro requer uma certa paciência, mesmo assim, comparado a outros passo a passos, o que você acaba de conferir é super rápido e fácil, e não requer uma habilidade prévia para estar iniciando a produção em sua própria casa imediatamente.
Além de tudo que foi mencionado, caso não queira ocupar-se com a produção, alguns estabelecimentos também vendem produtos artesanais cujo sabor e textura é o mesmo dos pãezinhos caseiros.
Entretanto, não é querendo deixar os produtos das padarias para trás, pois alguns estabelecimentos superam-se na produção. Um exemplo disso é a Panificadora Kennedy, eleita uma das melhores do Brasil, e você pode estar acessando-a pelo link https://www.panificadorakennedy.com.br/panificadora-kennedy-recebe-o-12-premio-melhores-padarias-do-brasil/.
Veja também: Bolo de Mandioca ou Aipim: Saiba como preparar essa receita popular em vários estados