Estresse, um ritmo acelerado de vida e uma dieta pobre são algumas das razões pelas quais nosso sistema imunológico enfraquece e as defesas do nosso corpo diminuem. Sendo assim, fortalecer o sistema imunológico é essencial para ter fortes defesas, evitar a propagação de doenças e levar uma vida saudável. E é fato que neste neste ponto, a dieta desempenha um papel crucial.

Embora seja verdade que esse não é o único fator a considerar, é um aspecto importante que não devemos negligenciar, pois manter uma dieta equilibrada e saudável beneficia muito nossas defesas naturais e, com elas, a saúde geral do corpo.

Então, se você quer saber quais alimentos são bons para aumentar as suas defesas naturais, neste artigo mostramos os que não podem faltar na sua dieta.

 

Mas antes de tudo:

1- Reduza a gordura

A primeira coisa que devemos fazer para manter uma dieta saudável e equilibrada é reduzir a quantidade de gordura em nossa dieta. Dietas ricas em gordura demonstraram diminuir a capacidade de resposta do sistema imunológico, favorecendo a disseminação de doenças.

2- Aumente a quantidade de lácteos fermentados

As bactérias que contêm laticínios, como iogurte e leites fermentados, são altamente benéficas para o sistema imunológico, pois ajudam a melhorar as defesas e reduzem a chance de contrair doenças transmissíveis, como gripe ou resfriado comum.

3- Alimentos ricos em vitaminas

As vitaminas A, E, B e C são essenciais para melhorar as defesas imunológicas, graças às suas propriedades e funções protetoras das células respiratórias. Alimentos ricos em vitamina A ajudam a melhorar a imunidade da pele, destacando-se os alimentos vermelhos, como tomates, beterrabas, morangos, cerejas; os vegetais verdes como espinafre ou alface; e outros como cenoura e abóbora.

A vitamina E melhora as defesas do corpo graças às suas propriedades antioxidantes. Portanto, é muito importante incorporar alimentos que o levem à nossa dieta, como azeite de oliva, de girassol ou soja, nozes, cereais, gérmen de trigo, aspargos e vegetais de folhas verdes.

No complexo de vitaminas, as vitaminas B, B1, B2, B5 e B12 se destacam por aumentar as defesas imunológicas e são encontradas em alimentos como levedura de cerveja, cereais, laticínios, carne e fígado, frutas e legumes, soja, peixe, ovos e legumes.

A incorporação de vitamina C em nossa dieta é essencial para a formação de interferon, uma proteína necessária para o bom funcionamento do sistema imunológico. É encontrada, principalmente, em frutas cítricas, como laranja, toranja, limão, etc, e em outros alimentos, como morangos, kiwi, pêssego, pera, maçã, tomate, damasco, vegetais de folhas verdes (brócolis, couve, pimenta …) e nas batatas .

4- Minerais que aumentam as defesas

O zinco, manganês, cobre e selênio são minerais que promovem a melhoria das defesas imunológicas. Sua falta pode causar uma diminuição da atividade bacteriana e fraqueza dos anticorpos do sistema imunológico, permitindo a entrada de vírus e agentes tóxicos.

O zinco é encontrado em alimentos como grãos integrais, frutos do mar, legumes, queijos, nozes, ovos, laticínios, sementes de abóbora, carne e peixe.

Manganês e cobre podem ser encontrados em nozes e legumes.

E, o selênio aparece em alimentos como carne, peixe, ovos, frutas e legumes, frutos do mar e cereais.

5- Alimentos ricos em ferro

A ingestão de ferro é essencial para fortalecer o sistema imunológico e prevenir a anemia. Encontramos, acima de tudo, em legumes como lentilhas, em ovos, peixe, fígado, carnes e vegetais como espinafre e acelga.

6- Alho e cebola

O alho tem propriedades antibacterianas e antivirais significativas , portanto, promove a cura de infecções e aumenta as defesas imunológicas. Complemente suas dietas com dentes de alho para melhorar o sistema imunológico e dar um toque de sabor aos alimentos.

A cebola , por outro lado, ajuda a combater doenças respiratórias , como faringite, laringite ou bronquite. É um poderoso ingrediente natural que não pode faltar em nossa dieta para melhorar as defesas.

7- Cogumelos e mel

Além dos alimentos para melhorar as defesas já mencionadas, existem outros que também favorecem o sistema imunológico, como cogumelos e mel.

E além disso, lembre-se de ingerir pelo menos 2 litros de líquido diariamente para fortalecer o funcionamento do seu sistema imunológico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *