É normal nos sentirmos cansados ​​quando descansamos pouco, mas se, apesar de descansarmos bem, nos sentimos cansados ​​a maior parte do dia ou com muita frequência, é provável que seja devido a várias causas, incluindo estresse, tensão, má alimentação ou problemas de saúde como anemia ou diabetes.

Mas antes de tudo, você deve saber que existem certos alimentos que podem ajudá-lo, para que você possa se livrar dessa sensação irritante de cansaço. Deve-se observar que nem todos os alimentos fornecem a mesma quantidade de energia, nem cumprem as mesmas funções no corpo, e é por isso que é tão importante saber escolher os que melhor se adaptam a nós o tempo todo.
Então, esta é uma pequena lista dos melhores alimentos que darão um empurrão no seu corpo, fazendo você se sentir melhor e mais forte.

Alimentos para fadiga muscular

Farinha de aveia: o alto teor de fibra alimentar da aveia nos ajuda a ficar satisfeitos por mais tempo, evitando excessos durante o dia, o que pode levar ao ganho de peso, lentidão e fadiga. Além disso, a aveia contém vitamina B1, a vitamina conhecida por combater a fadiga.

Nozes, como castanha de caju, amêndoas, avelãs e nozes – Essas nozes contêm uma grande quantidade de ácidos graxos ômega-3, conhecidos por combater os sintomas da depressão. Eles também contêm minerais como magnésio, potássio, fósforo, cálcio, ferro, zinco e selênio, que são antioxidantes, proteínas e fibras que ajudam a regular o trânsito intestinal e melhorar os músculos.

Carboidratos: carboidratos como arroz, macarrão, batata, pão, legumes e a maioria dos cereais nos fornecem a energia necessária para o bom funcionamento físico e mental de nosso corpo.

Laranjas e pimentões: O alto teor de vitamina C desses dois alimentos nos dá uma injeção de energia. Isso ocorre porque essa vitamina maravilhosa ajuda a reduzir o cortisol, o hormônio responsável pelo estresse e pela baixa energia. Apenas uma xícara de laranjas fatiadas ou pimentão vermelho atende ao dobro da cota diária necessária de vitamina C!

Iogurte: se nosso sistema digestivo não funcionar bem, nos sentiremos cansados, é aí que entra o iogurte. As bactérias do iogurte fazem o trabalho fabuloso de regular a digestão. O resultado: você terá mais energia, que dura mais tempo, porque o iogurte possui mais proteínas que os carboidratos. Tente beber iogurte todos os dias e sentirá alívio da fadiga crônica, em uma semana ou mais.

Vegetais de folhas verdes: sua baixa ingestão calórica e seu alto teor de vitaminas conferem a esses alimentos grande valor energético. É importante dar ênfase especial ao espinafre, pois possui alto valor nutricional; Sua riqueza em vitaminas e alto teor de ferro fazem deste alimento um ótimo aliado para carregar as baterias do nosso corpo.

Alimentos para fadiga mental

Carne magra : a carne magra é chamada de carne com menos gordura. Carne suína e bovina, frango sem pele e peru são uma importante fonte de proteína. Além disso, elas têm uma alta quantidade de vitamina B12, o que ajuda a combater a depressão e o cansaço.

Chocolate puro: uma porção diária de chocolate puro pode aumentar nossa energia e nosso humor graças à cafeína e teobromina, excelentes estimulantes que o chocolate possui.

Conclusões sobre alimentação e fadiga

Para finalizar, é importante esclarecer que também existem alimentos que nos fazem desperdiçar nossa energia valiosa. Nosso corpo, para eliminar as toxinas que esses alimentos têm, precisa gastar muito mais energia, e é por isso que devemos tentar evitá-las. Esses alimentos incluem salsichas e carnes defumadas, alimentos enlatados, frituras, doces e balas, doces industriais e laticínios integrais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *