A mandioca pode parecer um alimento simples, mas na verdade é uma poderosa aliada de nossa saúde.

A mandioca é um tubérculo muito semelhante à batata proveniente da América, Ásia e África. Uma das variedades mais conhecidas é a mandioca doce, da qual é obtida a tapioca. Esta possui muitos benefícios nutricionais e fornece muita energia, contendo muitos carboidratos complexos. Além disso, é um alimento muito completo e saudável por sua alta porcentagem de vitaminas e minerais.

Neste artigo simples e direto, mostramos quais são os benefícios da mandioca.

1- Ajuda na perda de peso

A mandioca é rica em amido e tubérculos, também rica em carboidratos, o que a torna um alimento muito completo, fornecendo muita energia ao organismo. É um alimento perfeito para perder peso, pois seu conteúdo calórico é muito baixo e também possui uma grande quantidade de proteínas. Se você consumir mandioca em sua dieta regular, verá como o nível de colesterol no sangue diminuirá.

2- Rica em fibras

A mandioca possui um alto teor de fibras, ideal para a dieta, pois ajuda a diminuir o nível de triglicerídeos , assim o corpo funciona perfeitamente. Além disso, é muito benéfico para o bom funcionamento do sistema nervoso, pois reduz a ansiedade.

3- Rica em vitamina K

A mandioca tem um alto índice de vitamina K, que ajuda a construir massa óssea, pode combater a osteoporose e é usada para tratar a doença de Alzheimer em alguns pacientes.

4- Rica em minerais benéficos

A mandioca também possui minerais como zinco, cobre e magnésio, que fornecem energia ao corpo. É uma fonte extraordinária de potássio, que ajuda a produzir fluidos celulares e regula o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea. Também é recomendada para o tratamento de outros tipos de distúrbios, como gripe, conjuntivite e até é útil no tratamento de enxaquecas.

5- Ajuda na prática de exercícios

A mandioca é um alimento altamente recomendado para atletas e naqueles momentos em que você tem muita exaustão física e mental. Portanto, a mandioca é muito boa para qualquer idade, sendo perfeita para o crescimento de crianças e o desenvolvimento de adolescentes. É uma raiz muito bem digerida e seu consumo ajuda a resolver distúrbios digestivos como a azia, colite ou gastrite nervosa. É altamente recomendada para pessoas que sofrem de doença celíaca porque não contém glúten em sua composição.

6- Como preparar

Os benefícios de saúde da mandioca são muitos, por isso recomendamos que você comece a incluí-la em sua dieta. Recomendamos que, para consumir este tubérculo, lave as raízes e descasque-as para remover qualquer resíduo. Depois, você pode cortar a raiz em pedaços pequenos e depois ralá-los. Você terá que deixá-lo descansar para fermentar, espremer, jogar o líquido e finalmente cozinhar.

Além desta forma, você também pode cozinhar a mesma descascada e cortada ao meio em uma panela com água.

Por fim, você poderá optar por preparar alguns dos diversos pratos possíveis com a mandioca, como o popular “escondidinho”, torta de mandioca, maionese de mandioca ou simplesmente adicionando este tubérculo cozido em suas refeições diárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *