A vitamina C é um nutriente essencial, especialmente para mamíferos por ser usado pelo organismo para várias reações metabólicas em todos os animais e plantas. Esta vitamina é criada por quase todos os organismos, exceto os humanos que precisam consumir a mesma.

Um dos sintomas mais graves da deficiência de vitamina C é o escorbuto. Isso porque essa vitamina é necessária para o crescimento e desenvolvimento normais e é do tipo solúvel em água, ou seja, é eliminada pela urina, portanto é necessário um suprimento constante desse nutriente na dieta.

A vitamina C ajuda na capacidade de absorção do ferro, no crescimento e reparo do tecido conjuntivo, na fabricação de colágeno, no metabolismo das gorduras e na cicatrização de feridas.

Neste post, falaremos quais são os sintomas da falta de vitamina C para que você possa detectá-la em você ou em sua família e aumentar seu consumo, se necessário.

Sintomas de deficiência de vitamina C

A vitamina C é um forte antioxidante que reduz o risco de infecção, promove a absorção da utilização de ferro e cálcio. Então, quando há uma deficiência dessa vitamina em nossa dieta, ocorrem uma série de sintomas que se traduzem em distúrbios como:

Anemia

Desordem orgânica que faz com que o corpo não produza glóbulos vermelhos saudáveis ​​o suficiente. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para os tecidos do corpo, para que possam desempenhar suas funções adequadamente.

Sangramento nas gengivas

As gengivas que sangram ocorrem quando você escova os dentes ou morde um alimento como uma maçã, por exemplo. Em casos extremos, elas podem sangrar espontaneamente.

Problemas no combate à infecções

Contrai vírus e infecções com muita frequência e que ficam complicados, como uma gripe que demora a sarar.

Cura lenta

A cicatrização de feridas é mais lenta que o normal e geralmente requer cuidados mais intensivos do que em outra pessoa.

Cabelos secos e fracos com pontas muito quebradiças

Outro sintoma é a saúde do cabelo. O cabelo geralmente é seco, quebra facilmente, tende a cair mais do que o normal e as pontas quebram regularmente.

Hematomas frequentes

Os hematomas são criados com muita frequência ao menor golpe e até aparecem sem que o paciente saiba qual foi sua causa.

Gengivite

É uma inflamação das gengivas que parecem muito vermelhas ou roxas, sangram, são sensíveis ao toque e tem tendência a ulcerar.

Sangramentos nasais

Outro sintoma da deficiência de vitamina C é o sangramento nasal frequente e frequentemente espontâneo.

Metabolismo lento

O corpo diminui a velocidade e pode levar à fadiga, depressão e ganho de peso sem motivo aparente.

Pele seca

A pele fica desidratada e áspera, com descamação e aparência ruim.

Dor articular

As articulações ficam inflamadas e doloridas, piorando o desempenho normal e muitas vezes exigindo que os anti-inflamatórios sejam tomados regularmente para mitigar a dor.

Esmalte dental fraco

Os dentes parecem mais finos, tendem a amarelar e tornam-se transparentes, mostrando seu desgaste. Maior sensibilidade porque a dentina é mais exposta a estímulos.

Escorbuto

É a manifestação mais grave de deficiência de vitamina C. Os sintomas são fraqueza geral, anemia, gengivite e sangramento da pele. Geralmente é frequente em adultos desnutridos, com uma deficiência muito alta de vitamina C.

A quantidade de vitamina C necessária depende da idade e do sexo. Além disso, outros fatores, como gravidez, doença e pós-operatório, podem exigir uma quantidade maior dessa vitamina.

A melhor maneira de obter as quantidades necessárias de vitamina C é consumindo uma dieta equilibrada que contenha uma variedade de alimentos. Os alimentos com maior ingestão de vitamina C são os seguintes:

Kakadu plum ou ameixa de Kakadu

O nome técnico é “Terminalia ferdinandiana”. É uma planta de origem australiana, cujo fruto contém a maior concentração de vitamina C descoberta até agora. Seu sabor, aparentemente, não é muito agradável, mas está começando a ser comercializado a preços exorbitantes, devido ao seu alto teor de vitamina C.

Camu camu

Arbusto pertencente à região amazônica do Peru, cuja fruta é a segunda em concentração de vitamina C depois da ameixa de Kakadu.

Goiaba

Frutas com excelentes propriedades antioxidantes e alto teor de vitamina C

Groselha preta

Baga com um sabor muito doce em sua maturação, cujo consumo fornece grandes doses de vitamina C

Pimenta

Baga picante amplamente utilizada na culinária mexicana que contém grandes quantidades de vitamina C

Salsinha

Ervas amplamente utilizadas como condimento ou decoração de pratos que contêm muita vitamina C

Kiwi

Contém mais vitamina C do que laranjas ou limões, além de fornecer elementos de proteção contra o câncer e que promovem o bom trânsito intestinal.

Brócolis

Vegetal com muitas propriedades, entre elas uma grande contribuição da vitamina C. Também lhe são atribuídas propriedades anti-câncer.

Laranja

Frutas a que são comumente atribuídas grandes doses de vitamina C. Elas as contém, mas em menor grau do que os alimentos mencionados acima.

Couve-flor

Vegetais que contêm vitamina C, vitaminas do grupo B, especialmente B5 e B6, ácido fólico e minerais.

Espinafre

Ele fornece vitamina C e vários antioxidantes, o que o torna um dos vegetais com maior poder vitamínico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *