Pular para o conteúdo

Tabela Fipe: Descubra AGORA o preço REAL de um veículo

As relações de compra e venda é o que aquece uma sociedade capitalista, isso quando pensamos no desejo de possuir as melhores ofertas que o mercado pode oferecer, no entanto, por mais que, certamente, presenciemos tantas vantagens e emoções durante essas relações, existem certos problemas que necessitam serem colocados em pauta, como é o caso da desonestidade na hora de apresentar a oferta de um produto, oferecendo um preço injusto e irreal. 

Sendo assim, na matéria de hoje você poderá conferir como não cair mais nesses casos, especificamente quando o produto da vez é um veículo, e manter-se informado de quanto ele realmente vale. Dessa forma, quem poderá te ajudar com isso é a Tabela FIPE! Confira tudo sobre a seguir. 

Tabela Fipe: Descubra AGORA o preço REAL de um veículo

Tabela Fipe Fonte: Agora Motor

O que é a Tabela Fipe e como ela pode ajudar, afinal

Sabe quando você está prestes a fechar o negócio e comprar o carro dos seus sonhos, mas, não sabe se aquele valor que está sendo oferecido realmente condiz com a realidade? Pois bem, quem nunca viveu uma situação parecida? É aqui que entra a utilidade da Tabela FIPE. Essa ferramenta trata-se de pesquisas determinantes do preço médio de um veículo. Através dela é possível visualizar de maneira geral, ou seja, dentre o mercado nacional, quanto está valendo aquele automóvel e assim fornecer uma certa base na hora das suas negociações. 

Esse método tanto pode ser utilizado por quem quer adquirir quanto por quem irá realizar a venda. No entanto, é preciso destacar de forma bem clara que ela oferece apenas um preço médio, o que quer dizer que você não precisa, obrigatoriamente, fechar naquele preço. É sempre importante manter-se atento no estado do veículo, o ano da fabricação, quilometragem, etc., tudo isso faz muita diferença na hora de estabelecer um valor. Além disso, fazer uso da Tabela FIPE é totalmente gratuito e ela mantém-se atualizando constantemente, isso pegando os modelos de veículos a partir de 1985. 

Veja também: Leilões de carros SW4: venha conferir as opções mais baratas disponíveis

Como fazer uso da ferramenta 

E aí? A FIPE é mesmo uma inovação interessante, não é? Agora, tendo conhecido, de fora geral, a sua principal utilidade, vamos conferir como pode utilizá-la: 

  • Em primeiro lugar você precisa acessar o site oficial da FIPE
  • Ao entrar no site desça de vagar a tela e encontre uma tabela oferecendo a consulta dos veículos; 
  • Escolha a opção desejada e clique sobre ela; 
  • Em seguida clique em “Pesquisa comum” e forneça as informações exigidas. Prontinho. Provavelmente aparecerá uma tabela em azul com alguns dados e, abaixo, o preço médio do produto. 

É super fácil e rápido de usar e você não precisará mais sofrer achando que ficará no prejuízo ou que está cobrando um valor muito absurdo sobre o seu produto, nem mesmo aqueles que vão adquirir poderão ser vítimas novamente de relações desonestas. 

Clique aqui para acessar o site da Fipe ➜

Veja também: Medidas de pneus: veja onde encontrá-los nos melhores preços do mercado

Outras utilidades disponíveis 

Além dos preços em média dos veículos disponíveis na Tabela FIPE, você também pode utilizá-la para calcular o valor do seu IVA. Para fazer isso é preciso multiplicar o valor da alíquota cobrada no seu estado e o valor do veículo retirado na tabela. A partir daí a plataforma já realiza o cálculo para você, sem segredos. Por fim, não podemos deixar de destacar que, provavelmente, você verá um aumento sobre o preço dos produtos e entre outros preços além, até mesmo sobre o valor do IPVA. Isso ocorreu, principalmente, depois da pandemia do COVID-19, a qual aumentou consideravelmente a inflação, e isso não apenas no Brasil mas em muitos outros países e regiões.

No meio de todo o caos na indústria durante os anos de desafios sanitários onde havia a falta de novos produtos automobilísticos nos mercado, os carros usados e seminovos tiveram seus valores consideravelmente aumentados e, dessa forma, a tabela FIPE também precisou alterar o valor médio já que ela segue as mudanças sociais do setor em específico. Além disso, outras explicações sobre estes ajustes do IPVA também estão dispostas por meio de outras plataformas jornalísticas para estar sendo melhor analisado. 

Veja também: Leilões de veículos: confira agora a lista dos meus confiáveis de 2023!