- Para saber se você foi uma vítima e terá direito a este dinheiro, em primeiro lugar acesse ao site do Instituto Sigilo;
- Após isso preencher todos os dados que forem exigidos na tela;
- Por fim, confira a mensagem notificando se há elegibilidade.
O que fazer em seguida caso você seja elegível
Caso a notificação informe que você está elegível para o recebimento da indenização, você precisará conferir todo o processo judicial da ocorrência.
Para ajudar-lhe a acessar esse dinheiro você pode ainda solicitar atendimento e acompanhamento de profissionais advogados da área, obtendo informações detalhadas e personalizadas conforme as suas dúvidas e necessidades. Entretanto, é válido ainda informar que segundo as notícias na época não houve nenhum incidente constatado nos sistemas e, dessa forma, a Caixa declarava que iria recorrer a essa decisão.
Orientações do autor
Havendo a elegibilidade isso irá significar que você está entre as pessoas que tiveram seus dados vazados, mas, calma. Mais uma vez o mais importante é ficar atento as notícias e atualizações, e procurar um advogado na área caso tenha lhe ocorrido algum prejuízo ocasionado por isso. Caso nada tenha acontecido até o momento, é possível que não ocorrerão mais adiante.
As mudanças entre Auxílio Brasil e Bolsa Família
O Programa Bolsa Família, instituído pelo presidente Lula há uma década, diz respeito a um benefício de transferência de renda voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa sempre teve o mesmo objetivo e público alvo de atendimento, no entanto, os valores tendiam a mudar com os anos. Um exemplo disso foi o que aconteceu no ano de 2021 com a eleição do presidente Jair Bolsonaro, substituindo o Bolsa Família pelo Auxílio Brasil e fazendo alguns acréscimos quanto ao valor do recurso e os adicionais. Na reeleição do presidente Lula anos depois, o Bolsa Família retornou também com certas alterações, mas os critérios continuam os mesmos:
- Estar inscrito no Cadastro Único do município;
- Ter renda mensal per capita máxima de R$ 218;
- Hoje em dia voltou a ser necessário ainda a matricula e assiduidade das crianças e adolescentes na escola, a vacinação infantil e o pré-natal.