Enquanto país focado na oferta pública dos direitos sociais, o Brasil tem consigo uma série de benefícios que visam o apoio financeiro para aqueles que mais precisam em sua sociedade. É nesse cenário que surge o AUXÍLIO BRASIL JOVEM, um programa para o enfrentamento da vulnerabilidade socioeconômica do país. Dessa forma, confira hoje alguns detalhes sobre esta oferta em 2024, entenda melhor do que se trata, saiba se você tem direito a recebê-lo e ainda como solicitá-lo. Acompanhe tudo isso agora mesmo através das disposições abaixo.
Entenda do que se trata o Auxílio Brasil Jovem
De modo inicial é preciso conceituarmos melhor o AUXÍLIO BRASIL JOVEM. Pois bem, como um benefício categorizado como financeiro, o AUXÍLIO BRASIL JOVEM visa contribuir com os jovens brasileiros no que diz respeito a sua formação educacional dentre outros aspectos da sua vida. O intuito principal é estimular a conclusão dos estudos de pessoas entre 18 a 21 anos de idade que ainda estão no ensino médio, assim, com este recurso em dinheiro, o público beneficiário pode concentrar-se na educação enquanto sua família recebe o apoio para o sustento, sem necessitar que estes entrem no mercado de trabalho antes da hora, vivendo com mais tranquilidade sua vida estudantil. Além disso, também há o incentivo às práticas esportivas e científicas desses jovens.
Dessa forma, durante este ano de 2024 o benefício está dividido em algumas modalidades, como por exemplo o Auxílio Esporte Escolar incentivando a prática esportiva dos jovens; a Bolsa de Iniciação Científica Júnior incentivando a inserção no mundo dos projetos científicos; o Auxílio Criança Cidadã para as famílias com membros infantis; o Auxílio Inclusão Produtiva Rural para as famílias em áreas rurais; e o Auxílio Inclusão Produtiva Urbana para as famílias submetidas ao trabalho urbano. Vale ressaltar ainda que apesar de ser um programa para o público jovem estudantil, ele também atende a toda família do seu contemplado.
Veja também: Programa Auxílio Cesta Básica: quem pode ser contemplado
Requisitos específicos para tornar-se um beneficiário
Como um benefício de caráter assistencial, o AUXÍLIO BRASIL JOVEM exige alguns requisitos para que o público seja por ele beneficiado. Estes requisitos são:
- Como dito anteriormente, é necessário ter entre 18 a 21 anos de idade;
- Precisa estar matriculado no ensino médio da rede pública;
- A família precisa estar cadastrada no CadÚnico do seu município e possuir renda mensal de até R$ 218 por pessoa (ou estar recebendo o Bolsa Família);
- Os dados cadastrais no CadÚnico precisam estar e se manter atualizados a cada 2 anos ou sempre que uma informação mudar.
É válido ressaltar ainda que todo ano estes critérios podem ser modificados e atualizados, por isso é preciso manter-se atento nas notificações do Governo Federal e consultando os profissionais da assistência social do seu município.
Veja também: BPC: O benefício social para pessoas autistas
Por fim, veja como receber o Auxílio Jovem Brasil
Para tratarmos sobre como receber ou participar do AUXÍLIO BRASIL JOVEM em 2014, precisaremos remeter novamente alguns pontos que foram tratados até aqui. Vejamos:
- Antes de tudo reflita sobre os requisitos. Qual a renda mensal per capita da sua família? Ela ultrapassa o limite de R$ 218? Lembrando que a renda vinda do benefício Bolsa Família não conta e já te torna “apto” para receber o benefício;
- Se essa for a sua renda per capita ou caso você já receba o Bolsa Família, isso quer dizer que está inscrito no Cadastro Único, no entanto, lembre-se de verificar se o cadastro está atualizado ou não;
- Por fim, atendendo a estes critérios mas ainda não recebendo o recurso, vá até o CRAS mais perto do seu endereço e solicite atendimento com os técnicos de nível superior da instituição, o psicólogo e o assistente social, e trate sobre o assunto. Uma vez como participante do programa, os jovens deverão ter assiduidade e desempenho escolar;
- Na visita ao CRAS você já pode solicitar o seu benefício;
- Para receber os pagamentos siga as orientações dos profissionais.
Para mais informações, você pode acessar ao site do Governo Federal e ficar por dentro de tudo.
Anualmente algum detalhe pode ser modificado, por isso, vale a pena manter-se informado.
Você será redirecionado ao site oficial
Veja também: Conheça o benefício social da garantia safra e saiba como ele poderá te atender