O atendimento odontológico tem toda a sua importância reconhecida, pois, além da promoção da saúde bucal, também existe todo o aspecto da auto imagem vinculado. Por causa disso, há uma oportunidade de conseguir o seu IMPLANTE DENTÁRIO gratuitamente e é exatamente sobre isso que você verá disponível na matéria de hoje.
Confira abaixo todos os detalhes dessa possibilidade e saiba como solicitar o seu.
O implante dentário gratuito pelo SUS: o que é essa possibilidade?
O Governo Federal do Brasil, através do Ministério da Saúde, está constantemente a questionar possibilidades de favorecer a saúde pública verdadeira para a sua população. Foi através de uma dessas preocupações que ficou instituído o Programa Brasil Sorridente, programa este que hoje oferece a possibilidade do IMPLANTE DENTÁRIO gratuito pelo SUS, tendo em vista que o tripé da saúde pública no Brasil trata-se de um direito de todos e dever do Estado, pelo seu caráter universal. Sendo assim, este foi criado em meados do ano de 2024 e atende PRINCIPALMENTE a população de baixa renda oferecendo mais uma variedade de serviços odontológicos, além do implante dentário.
Para saber mais sobre esse programa é possível acessar o site do Governo Federal, na aba do Ministério de Saúde.
Veja também: Óculos de grau de graça pelo SUS: entenda como funciona
Como conseguir o seu implante dentário gratuitamente pelo SUS
Sendo um oferecimento a nível federal e não estando concentrado em apenas uma região específica, muitos territórios podem ser contemplados com os benefícios, porém, nem todos são neste momento. Muitas vezes isso é em decorrência a falta de infraestrutura, profissionais qualidades, etc. Sendo assim, inicialmente, para ser atendido e conseguir o seu IMPLANTE DENTÁRIO gratuitamente pelo SUS é importante visitar a secretaria de saúde do seu município e perguntar se existe essa oferta, dessa forma, você estará verificando a existência para o seu atendimento. Caso a resposta seja negativa, você pode ir até o município mais próximo afim de também requerer a sua participação no programa.
Sendo assim, ao tomar o conhecimento da possibilidade, visite o posto de saúde levando consigo o documento de identidade e o cartão do SUS, por meio disso solicite a sua consulta odontológica. No momento com o médico ele avaliará se o seu caso é de IMPLANTE DENTÁRIO ou qual outro tratamento é mais adequado para a sua situação. No caso de haver a necessidade do implante, você receberá o encaminhamento para realizar a sua cirurgia pela rede pública e todo o procedimento será totalmente gratuito, coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E aí? Gostou dessa possibilidade e quer de saber mais sobre? Então, acesse o site do governo federal, na aba referente ao SUS, no Ministério de Saúde.
Veja também: Brasil Sorridente: Projeto oferece tratamento e implante gratuito pelo SUS
Informações extras importantes sobre o implante dentário
Por se tratar de uma oferta do SUS, cujo princípio é a universalidade, ou seja, qualquer pessoa tem direito a gratuidade dos seus serviços de saúde, então, consequentemente, qualquer um pode participar do Programa Brasil Sorridente e realizar o seu IMPLANTE DENTÁRIO sem nenhum custo. Seja qual for o sexo, idade ou classe social, ricos ou pobres, qualquer um pode ser atendido, no entanto, as pessoas de baixa renda são PRIORIDADE de participação. Mesmo com essa possibilidade de acesso geral, o procedimento não é recomendado para todos, como é o caso de pacientes com diabetes, pressão alta e doenças crônicas, portanto, se você encaixa-se nisso é importante realizar um acompanhamento médico antes e talvez até durante e depois do procedimento.
Para além do que foi afirmado até aqui, o direito do implante é contraindicado para aqueles que ingerem medicamentos de bifosfonatos, ou para crianças e adolescentes, devido a formação incompleta do corpo nesta fase, caso isso seja desobedecido pode resultar em alterações significativas na medida em que a face for amadurecendo e desenvolvendo-se. Por fim, se o atendimento pelo SUS está sendo demorado, como costuma acontecer, outros locais de atendimento gratuito são as universidades de odontologia, como a UFPB, por exemplo. Diversos tratamentos para saúde bucal são ofertados nesses lugares, disponibilizados, as vezes, por meio de ações sociais nos centros de assistência social.
Veja também: Indenização de R$ 15 MIL para os beneficiários do Auxílio Brasil