Já foi revelado o calendário do ano de 2022 saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os brasileiros que nasceram no mês de janeiro com saldo no fundo e que optaram pela modalidade já podem fazer o saque da parcela dos recursos.
De acordo com a Agência Brasil cerca de 1,3 milhão de trabalhadores com saldo no FGTS nascidos no mês de janeiro já podem fazer o saque da cota relativa a 2022.
COMO FAÇO PARA SACAR A PARCELA DO MEU SAQUE-ANIVERSÁRIO ?
Para realizar o seu saque-aniversário do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, saiba que você precisa ter carteira assinada ou possuir algum dinheiro no seu fundo de garantia, caso não esteja trabalhando com algum registro atualmente.
Para a modalidade de aniversário você só precisa:
- Acessar o aplicativo do FGTS pelo celular Android ou iOS ou utilizar o site do FGTS, entrar no internet banking da Caixa ou ir até uma das agências do banco;
- Faça o seu login e senha ou crie um acesso, seguindo as instruções apresentadas na tela do seu celular ou computador. Se for na agência física da Caixa, siga as instruções dadas pelos funcionários.
- No ambiente online (celular ou computador), ir na opção “saque-aniversário do FGTS”, que aparece na página principal;
- Leia as instruções, utilize a simulação de saque disponibilizada pela Caixa e, se estiver de acordo com as condições dos termos e condições de adesão, selecionar o ícone “Li e aceito os termos e condições” e, depois, clicar no botão “Optar pelo saque-aniversário”.
Feita a mudança e já podendo fazer o saque, a opção mais recomendada para resgatar o seu dinheiro, conforme orienta a Caixa é por meio do próprio aplicativo do FGTS. Isso por causa da pandemia.
Neste caso, o trabalhador pode programar sem custos a transferência do seu dinheiro para qualquer conta em seu nome, independentemente do seu banco.
Os saques também podem ser realizados nas casas lotéricas e em terminais de autoatendimento para quem possui a senha do Cartão Cidadão.
Quem tem “Cartão Cidadão” e senha ainda pode sacar o dinheiro nos correspondentes “Caixa Aqui”, caso esses locais estejam abertos por causa da pandemia, basta apresentar documento de identificação.
Correção do FGTS:
A ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) para a Revisão do FGTS, que seria julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no dia 13 de maio de 2021, foi tirada de assunto e ainda não se sabe quando voltará novamente.
Criada em 2014 pelo partido Solidariedade, a ADI questiona o uso da Taxa Referencial (TR) como correção dos depósitos feitos no FGTS, já que o índice está zerado desde o final de 2017.
Como solicitar revisão?
Os trabalhadores que tiveram contribuição ao a partir de 1999 podem dar entrada no seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço na revisão por meio de um processo na Justiça, pois a decisão do STF pode beneficiar apenas esses casos. Com a ajuda profissional, o trabalhador precisará entregar cópias do RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência (conta de água, energia, telefone etc.), além do extrato do FGTS para entrar com a ação.
Confira abaixo o calendário de 2022 para retirada dos valores do saque-aniversário do seu FGTS:
