Pis/Pasep: o que você não pode deixar de saber sobre os abonos salariais – Spotmedia
Pular para o conteúdo

Pis/Pasep: o que você não pode deixar de saber sobre os abonos salariais

Todo trabalhador brasileiro já ouviu falar do PIS/PASEP. Estes são abonos salariais fornecidos ao funcionário privado e público com a finalidade de proporcioná-los uma renda extra anualmente e assim auxiliar na distribuição de renda do país. Dessa forma, hoje veremos alguns detalhes entre os mais importantes e pesquisados sobre o assunto e você poderá ter as suas dúvidas relacionadas sendo sanadas. Acompanhe até o final e confira a seguir.

Pis/Pasep: o que você não pode deixar de saber sobre os abonos salariais
Pis/Pasep Fonte: Jornal Opção

Detalhes característicos do Pis/Pasep

Como foi dito anteriormente o PIS/PASEP funciona como um abono salarial sendo um suporte financeiro para os trabalhadores públicos e privados do Brasil. Para ser contemplado é preciso estar cadastrado há pelo menos 5 anos, estar trabalhando formalmente por pelo menos 30 dias seguidos do ano anterior, receber até 2 salários mínimos mensais no ano anterior e ter os seus dados corretamente informados pelo empregador do RAIS ou no eSocial.

O valor pago será proporcional ao tempo de serviço equivalendo 1/12 do salário-mínimo de cada mês trabalhado naquele ano. Ademais, cada pagamento é realizado por uma instituição diferente, o Pis sendo destinado para trabalhadores do setor privado e pago pela Caixa Econômica Federal, e o PASEP para trabalhadores públicos realizado pelo Banco do Brasil.

Veja também: A assistência social no Brasil na oferta do auxílio gás

Calendário de pagamento do Pis/Pasep 2024

Um detalhe importante que precisa ser ressaltado é que nesse ano de 2024 todos receberão o seu abono do PIS/PASEP não mais de acordo com o dígito final do número de inscrição, mas pelo mês de nascimento. Sendo assim, confira:

  • Aqueles que nasceram em setembro receberam o seu pagamento no dia 15 de julho assim como os que nasceram na mesma data de outubro;
  • Já os que nasceram em novembro e dezembro receberão apenas no dia 15 de agosto.

Esta é a data oficial dos pagamentos, apesar disso eles ficarão disponíveis até o dia 27 de dezembro desse ano.

Veja também: Tarifa social brasileira de energia elétrica: saiba agora se você tem direito ao desconto

Como consultar o extrato do Pis/Pasep e os aplicativos disponíveis para isso

Acima especificamos as instituições responsáveis pelo pagamento de cada abono, sendo a Caixa responsável pelo PIS (abono dos trabalhadores privados) e o Banco do Brasil responsável pelo Pasep (abonos dos trabalhadores públicos). Pois bem, para consultar os extratos do ano de 2024 você pode acessar o aplicativo oficial de cada instituição dentre outros meios disponíveis também. Veja:

  • Extrato do PIS: para consultar o extrato do PIS você pode baixar o aplicativo da Caixa Trabalhador e acessar o login com o seu CPF e senha. Você também pode consultar pelo site institucional na seção de benefício social utilizando o seu NIS e senha. Outra maneira é através dos caixas eletrônicos e agências com o seu cartão cidadão ou por atendimento presencial;
  • Extrato do Pasep: para verificar o seu extrato Pasep você pode acessar o site do Banco do Brasil, entrar na sua conta online e verificar o abono depositado; pode também baixar o aplicativo móvel no seu dispositivo digital e consultar por lá ou ir a um dos caixas eletrônicos ou agência bancária.

Caso tenha problemas com a verificação digital recomendamos que visite uma das agências para obter um atendimento especializado. Vale ressaltar ainda que se algum dado pessoal estiver incorreto ou desatualizado você pode ter problemas com o recebimento do seu abono.

Por fim, o que percebemos, de forma geral, é o que o fornecimento do PIS/PASEP não é apenas um apoio que beneficia os trabalhadores brasileiros, mas também um avanço da economia local tendo os seus valores gastos com novos consumos, estimulando assim o comércio brasileiro e servindo para a economia em geral. Na verdade, esse é um dos motivos por trás dos programas de transferência de renda: o apoio a essas pessoas em suas necessidades e assim a continuação das atividades comerciais onde todos tem o seu direito de compra e venda.

Para mais informações sobre benefícios brasileiros e as suas atualizações anuais continue atento aos nossos conteúdos e ao próprio site do Governo Federal em seus diferentes ministérios responsáveis por cada área de favorecimento social.

Veja também: O trabalho infantil no Brasil e o Programa de Erradicação levantado pelo governo

Marcações: