Pular para o conteúdo

Saiba TUDO sobre o programa de serviços odontológicos públicos conhecido como Brasil Sorridente

Se formos pensar sobre a Constituição Federal brasileira de 1988, realmente, ficaríamos surpresos, isso devido a oferta de serviços gratuitos de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um desses serviços é o BRASIL SORRIDENTE, um novo programa social ofertado por sua política específica.

Sendo assim, na matéria de hoje saiba mais sobre os pontos principais relacionados a ele e como você pode ser contemplado. Confira.

Saiba TUDO sobre o programa de serviços odontológicos públicos conhecido como Brasil Sorridente

Brasil Sorridente Fonte: ACDBS

De modo geral, do que se trata a oferta do Programa Brasil Sorridente?

Inicialmente, é preciso esclarecer que os programas públicos de serviços brasileiros são subsidiados, ou melhor, são fundamentados através de uma política específica de base. No caso do BRASIL SORRIDENTE, a sua política específica é a Política Nacional de Saúde Bucal. Este serviço, desde a data da sua implementação, tem mudado a vida de MILHÕES de brasileiros por meio das ofertas de saúde bucal de forma gratuita pelo SUS. O seu surgimento se deu no ano de 2004 por meio de uma iniciativa do governo federal brasileiro em conjunto com o Ministério de Saúde.

Na época do seu lançamento o seu objetivo principal era fornecer ações que pudessem servir como diagnóstico e tratamento de doenças bucais, além de estimular a prática da higiene. Dessa forma, a sua oferta encontra-se, principalmente, na área de Atenção Básica em Saúde Bucal, junto a equipe profissional especialista em saúde da família. Com o passar do tempo ele foi criando centros especializados em odontologia e outras unidades móveis para as suas ofertas de atendimento. Cada município brasileiro deve contar com este programa, principalmente visando a acessibilidade a saúde odontológica para aqueles com menos condições socioeconômicas. Dessa forma, a cada ano ele vem melhorando e atualizando a qualidade dos seus serviços em todo o território brasileiro.

Veja também: Aplicativo de Medir Pressão Arterial: A Ferramenta Digital para Monitorar sua Saúde

Quem pode ser contemplado com os serviços do Brasil Sorridente

Para responder a este ponto sobre o público alvo é preciso antes remeter ao conceito de SUS. O SUS, sigla referente a Sistema Único de Saúde, é o sistema que abrange todas as ofertas de saúde pública do Brasil. No entanto, a saúde pública faz parte do tripé de seguridade social brasileiro o qual o determina como um dos seus princípios a universalidade, ou seja, QUALQUER pessoa, de QUALQUER nacionalidade, pode acessar os serviços de SUS de forma TOTALMENTE GRATUITA, independente da sua renda, da sua idade ou de qualquer outro quesito.

Agora que entendemos que o BRASIL SORRIDENTE faz parte do SUS entendemos também quem pode ser contemplado por ele: TODA A POPULAÇÃO inserida no território brasileiro possui o DIREITO, de acordo com a legislação em vigor, de ter acesso ao serviço de saúde bucal deste programa, portanto, fique atento e não se deixe enganar por declarações falsas. Definitivamente, NÃO existem pré-requisitos para ser atendido por ele.

Veja também: Saiba tudo sobre o mais famoso benefício de transferência de renda do Brasil: o Bolsa Família!

Como solicitar o atendimento

Sabendo que você ou qualquer outra pessoa do seu conhecimento pode ter acesso aos serviços do BRASIL SORRIDENTE, é preciso ainda informar que este atendimento permanece na maneira tradicional, ou seja, através das Unidades de Saúde da Família, as Unidades Básicas de Saúde, como os postos de saúde do seu bairro, as clínicas, etc. Dessa forma, você precisa seguir a metodologia do seu município respectivo. Uma maneira muito válida de informar-se melhor quanto a isso e adquirir uma orientação seguindo um caráter mais personalizado, é por meio dos agentes de saúde que passam de vez em quando pelas moradias da cidade.

No entanto, precisamos ver essas unidades básicas como uma porta de entrada. Através dela serão prevenidos problemas futuros ou encaminhamentos para problemas SÉRIOS já presentes, visto que no momento da consulta odontológica o próprio profissional de saúde bucal poderá fornecer-lhe uma orientação sobre o que fazer e qual serviço buscar caso haja alguma medida mais séria a ser tomada não conseguindo sanar a sua necessidade por aquele atendimento mais básico, mas, atenção, isto é quando a saúde, realmente, já está comprometida, mesmo assim não se pode subestimar a importância deste atendimento prévio por meio do programa BRASIL SORRIDENTE.

Veja também: Próteses dentária: veja como conseguir seu implante dentário gratuitamente